Publicidade
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Com mais de 80 anos de história, a Taurus mantém um portfólio diversificado, que inclui revólveres, pistolas e fuzis, atendendo aos mercados civil, militar e policial.
A partir de 2020, a empresa acelerou sua expansão internacional, sobretudo nos Estados Unidos, consolidando-se como uma das maiores fabricantes de armas do mundo. As vendas no mercado norte-americano atingiram máximas históricas, enquanto, no Brasil, o desempenho também foi expressivo.
Publicidade
Esse cenário favorável, no entanto, perdeu força ao longo dos anos seguintes e pode pressionar o preço das ações, na avaliação de Victor Bueno, analista CNPI da Nord Research.
Nos Estados Unidos, principal mercado consumidor dos produtos da Taurus, tanto a intenção de compra de armas quanto as vendas da companhia passaram a recuar a partir de 2021, após o impulso observado durante o período eleitoral norte-americano. Esse movimento se estende nos anos seguintes, ainda que com oscilações pontuais entre os trimestres.

No Brasil, o cenário é ainda mais desafiador. As vendas domésticas — que chegaram a representar cerca de 20% da receita total da companhia — foram praticamente paralisadas após a mudança de governo em 2023, com o endurecimento das regras para aquisição, registro, posse e porte de armas. Como resultado, o volume consolidado de vendas da Taurus caiu quase 60% desde 2021.

Embora a receita tenha recuado um pouco menos do que as vendas no período (-53%), o impacto foi apenas parcialmente compensado por um preço médio de venda mais elevado. Ao mesmo tempo, os custos caíram em ritmo menor (-33%) e as despesas operacionais avançaram 19%, o que levou a uma queda expressiva de 85% no Ebitda (lucro antes de juros, depreciação, amortização e impostos).

Além disso, após um período de desalavancagem, a empresa voltou a registrar aumento da dívida líquida a partir de 2022, passando de R$ 160 milhões para R$ 578 milhões, alta de 261%. A alavancagem financeira (dívida líquida/Ebitda) avançou de 0,20 vez para 2,95 vezes.
“Assim, com a piora do resultado financeiro, a companhia também viu seu lucro líquido despencar e, em alguns momentos, até ser revertido em prejuízo”, avalia a equipe da Nord em nota.
Com maior alavancagem e queda nos lucros, a Taurus reduziu de forma significativa o pagamento de dividendos. Até 2021, o dividend yield (rendimento do dividendo) se aproximava de dois dígitos; atualmente, gira em torno de 3%, cerca de metade da média histórica da Bolsa, segundo a Nord.
Em meados de 2023, a Nord decidiu vender TASA4 no portfólio Nord Dividendos, citando resultados fracos e baixa visibilidade futura, especialmente para distribuição de dividendos. “Desde a nossa recomendação, a TASA4 caiu cerca de 50%”, afirma Bueno.
Na época da recomendação de venda, as ações eram negociadas a um múltiplo Enterprise Value/Ebitda de 7x, patamar que permanece até hoje. Segundo o analista, desde então, o Ebitda da companhia caiu de forma acentuada, enquanto a dívida aumentou, elevando o Enterprise Value (valor de mercado somado à dívida líquida).
Dessa forma, apesar da queda no valor de mercado, a combinação entre maior endividamento e menor geração de caixa manteve o múltiplo praticamente inalterado. “Ou seja, TASA4 não ficou mais barata de lá para cá, mesmo após a queda de 50%”, explica Bueno.
Para 2026, o desempenho das ações pode ser influenciado pelo cenário político. As eleições presidenciais são vistas como um fator relevante, já que uma eventual mudança de governo poderia flexibilizar as regras atuais sobre armas.
“A Taurus pode se beneficiar em caso de mudança de governo, mas pode continuar pressionada se houver manutenção do governo atual”, afirma Bueno.
Publicidade
Ainda assim, o analista não recomenda investir com base em eventos binários, como eleições. “O ideal é comprar ações de empresas com alta visibilidade de resultados futuros e cujos preços ainda não reflitam todo o seu potencial”, conclui, em nota sobre a Taurus (TASA4).
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador