Como consultar a situação cadastral do CPF
Os cidadãos podem efetuar a consulta do CPF por meio da página do Serviços e Informações do Brasil. Nele, o processo é iniciado e pode ser realizado por qualquer indivíduo que possua CPF. Confira o passo a passo para efetuar o serviço online.
- Primeiro, clique em “Iniciar” no botão verde aparente no canto superior da tela;
- Depois, será carregada uma nova página, na qual é preciso informar o número do CPF e a data de nascimento;
- Ao informar os dados, é necessário clicar na caixa escrita “Sou Humano” para a validação;
- Depois, com as informações completas, é necessário clicar em “Consultar”.
Seguindo este passo a passo, será gerada a certidão da situação do CPF do cidadão. Assim, é possível comprovar a regularidade do cadastro.
Verificando pendências
Ainda segundo o site do Serviços e Informações do Brasil, é possível consultar as pendências, caso haja, logo após a consulta sobre a regularidade. Para isso, basta acessar o portal e-CAC, da Receita Federal, e enviar a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) faltante. Com as etapas concluídas, o CPF retornará à situação regular.
Quais são as situações que podem constar no CPF
Conforme o site da Receita Federal, a consulta da regularidade do CPF pode informar seis situações sobre o cadastro. É possível que o documento esteja destacado como: regular, suspenso, pendente de regularização, falecido, cancelado ou nulo.
Para as últimas três situações, o CPF é considerado inválido e, para regularizar o cadastro, é necessário entrar em contato com a Receita Federal, segundo reportagem do E-Investidor.
Regularize o cadastro do CPF
Para os casos em que o CPF consta como pendente de regularização ou suspenso, é possível regularizar o cadastro de maneira online. Para isso, nos casos de pendência de regularização, é necessário efetuar o envio da DIRPF faltante, de acordo com publicação da Receita Federal.
Já nos casos de suspensão do CPF, é preciso enviar um pedido de regularização pelo site da Receita Federal. Dessa forma, as informações que constam como inválidas ou incorretas serão corrigidas e o cadastro voltará a ser regular.
Colaborou: Laura Mello.