Como se esperava, o Banco do Japão (BOJ) reafirmou sua política monetária, mas reduziu sua projeção de crescimento para o atual ano fiscal. Os índices futuros das bolsas de NY têm alta marginal, sugerindo que os mercados à vista vão manter hoje o padrão de variações contidas desta semana.
Para hoje, os investidores vão monitorar as vendas no varejo e a confiança do consumidor nos EUA. As bolsas europeias também ensaiam recuperação das perdas de ontem, de olho em dados de inflação e de exportações da Zona do Euro.
No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo tentam alta, após acumularem dois dias seguidos de queda, em meio às incertezas sobre o futuro plano de oferta da OPEP+.
No Brasil, os investidores começam o dia avaliando a desaceleração do IGP-10 no mês de julho. Em termos políticos, os direcionadores tendem a diminuir daqui para frente, à medida que o Congresso entra em recesso. Em dia de agenda econômica vazia, o movimento dos mercados no exterior deve ditar o rumo para os negócios no Brasil.
Agenda econômica 16/07
Brasil: IGP-10 de julho avança 0,18%, ante alta de 2,32% em junho. O indicador acumula alta de 15,52% no ano, e avanço de 34,61% em 12 meses.
EUA: Os dados de vendas no varejo serão divulgados às 9h30. Às 11hrs sai o índice de confiança do consumidor de julho da Universidade de Michigan. O presidente do Fed e a secretaria do Tesouro dos EUA participam de reunião do Conselho de Estabilidade Financeira.