Publicidade

Minuto E-Investidor

O que são ETFs?

O quadro ‘Minuto E-Investidor’ na Rádio Eldorado FM (107,3) vai ao ar de segunda a sexta-feira às 8h50 no ‘Jornal Eldorado’, com Haisem Abaki e Carolina Ercolin, e às 17h30 no ‘Fim de Tarde’, com Emanuel Bomfim e Leandro Cacossi:

Um investidor que queira reproduzir um índice do mercado acionário, como o Ibovespa, o IGCX, que é o índice de governança corporativa, ou o ISEE, o índice de sustentabilidade, teria de desembolsar muito dinheiro, além é claro de precisar ficar de olho no peso de cada ação dentro de cada um desses indicadores.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Já pensou ter de fazer o ajuste diário da sua carteira para espelhar um desses índices conforme a variação da ação no fechamento do pregão?

Talvez nos primeiros dias você, empolgado, até conseguiria, mas seria muito difícil manter essa disciplina em semanas e meses.

Publicidade

Por isso, foram criados os ETFs, ou seja, os Exchange Traded Funds.

Eles são, literalmente, fundos negociados em bolsa de valores que espelham o seu índice de referência.

Publicidade

Na B3 há 17 ETFs listados.

Como eles são fundos de investimento, precisam ter gestores e administradores, então você vai encontrar uma diversidade grande de códigos para um mesmo indicador.

Publicidade

Para o Ibovespa, por exemplo, o Bradesco tem o B-O-V-B-11; o Itaú tem o B-O-V-V-11 e a gestora americana BlackRock, que criou esse mercado nos Estados Unidos, tem o código mais conhecido pelos investidores, o B-O-V-A-11.

Com cerca de 5 mil reais você consegue comprar um lote padrão de ETF e ter o índice bovespa reproduzido na sua carteira de investimentos.

Publicidade

Mas atenção: como os ETFs são fundos de investimentos eles também cobram taxa de administração.

Por isso, fique atento aos custos, que podem ser mais baixos, algo em torno de 0,3 por cento, ou mais altos, acima de 0,6 por cento.

Publicidade

Isso interfere diretamente no resultado da sua carteira.

Além disso, ao contrário das ações, que têm isenção de imposto de renda para negociações mensais de até 20 mil reais, os fundos de investimentos - e os ETFs - pagam 15 por cento de IR.

Eu sou o Márcio Kroehn, editor-chefe do portal einvestidor ponto com ponto br, e esse foi o Minuto E-Investidor de hoje.

Até o próximo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail