
O período de silêncio faz parte de um momento importante e específico do mercado de capitais.
Quando uma empresa se prepara para entrar na bolsa de valores, 60 dias antes do registro na CVM ela não pode mais falar com a imprensa.
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Essa instrução foi criada para garantir que todos os investidores possam saber o mesmo, e de uma única fonte de informação, que é o prospecto publicado pela companhia.
Esse é um mecanismo que tenta evitar que alguém possa ter algum tipo de vantagem antes de as ações começarem a ser negociadas em bolsa.
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O período anterior à estreia na Bolsa é o mais longo e uma empresa pode ficar meses sem se manifestar em público.
Mas isso acontece, também, antes das divulgações de resultados.
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15 dias antes todos têm de ficar de boca fechada para não dar pistas se a empresa foi bem ou foi mal no trimestre.
Há, no mercado, quem defenda um movimento contrário: acabar com o período de silêncio e dar mais transparência justamente nesse momento.
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Afinal, atualmente os investidores têm várias fontes confiáveis de informação, que vão da escrita ao vídeo.
Por que, então, não aderir a todas elas? Eu gosto da ideia.
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Eu sou o Márcio Kroehn, editor-chefe do portal einvestidor ponto com ponto br, e esse foi o Minuto E-Investidor de hoje. Até o próximo!