Este texto foi enviado primeiro para assinantes da newsletter “É Noite no Condado”, disparada todas as noites, de segunda a sexta-feira. Para receber na sua caixa de e-mail o melhor do mercado financeiro com comentários exclusivos do Faria Lima Elevator, cadastre-se gratuitamente.
Sextou, Condado!
Para quem foi dormir esperando um circuit breaker no Ibovespa desta sexta-feira, encerrar o dia com uma queda de (apenas) 2% é motivo para comemorar. Até porque se ninguém até agora explicou por que os mercados estão subindo após os balanços ruins do início do coronavírus, imagina o que pode acontecer quando descobrirem?! Em compensação, sempre que o dólar sobe é sinal de que o botão de pânico foi acionado. Mas não se assuste porque segunda-feira tem mais mercado. E com o binóculos no Copom.
Publicidade
Estas são as principais notícias no E-Investidor, com comentários do Faria Lima Elevator:
Dólar passa de R$ 5. Como funciona a cotação e quem ganha com a alta?
A taxa de câmbio é o nosso indicador do modo pânico e nosso maior instrumento de proteção contra a loucura chamada Brasil. É aquele ativo que vai te proteger justamente daquela sandice que você sabe que tem todo ano aqui, só não sabe qual é a bola da vez, mas vai acontecer.
O petróleo não será mais o mesmo quando a pandemia passar
Olha, acho que o petróleo é o mesmo nos últimos 100 milhões de anos. Brincadeiras à parte, ainda torço muito para a mudança agressiva da matriz energética e que o mundo pare de depender do humor de algum sheik árabe que pode brigar com a(s) mulher(es) e resolver arrumar uma crise global.
COLUNA Thiago de Aragão: Excesso de liquidez e a crise econômica: uma visão do exterior
A segunda onda da covid-19 (felizmente) parece não assustar as pessoas, contudo, a onda de recessão econômica que virá ainda mostrará sua cara e, provavelmente, nós em terras brasileiras seremos mais afetados do que nossos “parceiros” americanos.
Ibope: 9 em cada 10 brasileiros mudaram hábitos financeiros na pandemia
11 em 10 investidores não entendem o motivo do Ibovespa estar subindo, mas seguem comprando mesmo assim. Nada como uma pandemia para tornar os brasileiros mais poupadores (sabendo que, historicamente, nós sempre fomos gastadores).
ESPECIAL: Como a covid-19 está impactando os principais setores da Bolsa
Difícil sair bem nesse cenário e o segundo trimestre vai ser um banho de sangue nos balanços. Já pararam para notar o que 15 dias de paralisação em março fizeram com a maior parte das empresas no primeiro trimestre? Pois é, agora coloca três meses na conta.
Pensamento do dia:
Um casal de Faria Limers conversa:
— Você não é mais a mesma!
— Perfomance passada não é garantia de rentabilidade futura.
— Faria Lima Elevator (@FariaLimaElevat) June 12, 2020
Prepare-se pra semana que vem:
- Decisão de política monetária na Inglaterra, no Japão e no Brasil
- Ainda no Brasil, prévia do PIB (Índice IBC-Br) e pesquisas de comércio e serviços de abril
- Dados de maio da produção industrial de EUA e China
Gostou? Cadastre-se e receba “É Noite no Condado” na sua caixa de e-mail.
Publicidade