Este texto foi enviado primeiro para assinantes da newsletter “É Noite no Condado”, disparada todas as noites, de segunda a sexta-feira. Para receber na sua caixa de e-mail o melhor do mercado financeiro com comentários exclusivos do Faria Lima Elevator, cadastre-se gratuitamente.
Amanheceu, Condado!
Como foi passar o primeiro dia inteiro em um país com taxa de juros de 2% ao ano? É um país estranho, em que fica mais fácil entender que poupança não é investimento e que o dinheiro começa a escoar do dragão da dívida pública para setores produtivos. Claro, ainda tem quem diga que a renda fixa morreu (sic!), mas isso logo será engolido por um mundo de juros negativos.
Publicidade
Estas são as principais notícias do E-Investidor, com comentários do Faria Lima Elevator:
Rentabilidade real da poupança afunda no negativo com Selic a 2%
Pra começo de conversa, poupança nem investimento é. No máximo serve pra você guardar dinheiro pra pagar umas contas em breve sem pagar IR na saída. Já não fazia sentido pensar nisso como alocação quando a Selic era 8%, agora, então…
Selic a 2%: os 15 fundos de renda fixa com o melhor retorno
“A renda fixa morreu” é um bom nome pro discurso que te faz tirar todo o dinheiro da reserva de emergências para se arriscar na bolsa. Não se esqueça que quem morreu foi o CDI, mas os juros nominais e reais ainda são BEM atraentes em um mundo de juros negativos.
Luiz Fernando Figueiredo: “Juro baixo é sinal de que o Brasil está se tornando um país normal”
Enfim, juro baixo ensina algo que em país desenvolvido já se sabe: o dinheiro precisa trabalhar de verdade se quiser render. Certamente com juros neste nível vamos ver o dinheiro escoar para onde é mais produtivo (e não se perder dentro do dragão da dívida pública).
BNDES prepara venda de Petro. Como isso impacta seu investimento
O meu? Nada. Sou como Stuhba, longe de estatais. No geral, BNDES devolvendo as ações para onde elas deveriam estar: no mercado. Ainda bem. Em país sério cresce aquela empresa que tem melhores projetos, não a que tem melhores contatos.
China, EUA, Venezuela… Os países que mais negociam bitcoin
Bitcoin é um negócio interessante: usado onde a moeda corrente é forte, mas não tem regulamentação. Também usado onde a moeda não vale nada e você quer ter algum valor. Esse tipo de coisa que até poucos anos atrás parecia brincadeira, e hoje é cada vez mais coisa séria.
Tweet do dia
Estagiário disse que estava com saudades de andar de patinete, enviei um modelo exclusivo pós-Pandmeia para ele. pic.twitter.com/B8ktrFI3z1
— Faria Lima Elevator (@FariaLimaElevat) August 6, 2020
Prepare-se para a sexta-feira:
- Brasil: IPCA (julho) e Produção e venda de veículos (julho);
- Balanços: Resultados do segundo trimestre de BIOMM (BIOM3), M. Dias Branco (MDIA3), OSX Brasil (OSXB3) e Sanepar (SAPR11/ SAPR3/ SAPR4);
- Estados Unidos: taxa de desemprego (julho) e variação na folha de pagamentos (julho);
- Alemanha: produção industrial (junho).
Gostou? Cadastre-se e receba “É Noite no Condado” na sua caixa de e-mail.