Este texto foi enviado primeiro para assinantes da newsletter “É Noite no Condado”, disparada todas as noites, de segunda a sexta-feira. Para receber na sua caixa de e-mail o melhor do mercado financeiro com comentários exclusivos do Faria Lima Elevator, cadastre-se gratuitamente.
Amanheceu, Condado!
Hoje é qu…e dia mesmo? Enfim, deixa pra lá. Uma pandemia é capaz de reescrever o calendário e vários outros hábitos – nem que seja errado e por linhas tortas. Como aflorar a humildade dos economistas (porque o câmbio está mais imprevisível do que nunca). Ou o brasileiro, enfim, dedicar-se a olhar para sua vida financeira (porque o dinheiro está mais curto do que nunca). Ou o nosso estagiário passar a mão em um livro (mesmo que seja do Keynes para entender o gasto público pesado que vem por aí). E tem o Jeff Bezos. Bem, esse costuma acertar em qualquer circunstância.
Publicidade
Estes são os principais destaques do E-Investidor, com comentários do Faria Lima Elevator:
O dólar caiu. Até quando dura a recuperação do real?
O comportamento do dólar nos últimos meses veio para tirar quaisquer dúvidas que a frase “o câmbio existe para tornar os economistas humildes” é realmente verdadeira. E parece que até segunda ordem, a tendência é não voltar para os R$ 4 tão cedo.
Na pandemia, Jeff Bezos investe milhões em uma biotech
Bezos colocou uns trocados no aporte de US$ 76 milhões, que ele deve ganhar em um dia na Amazon. A mensagem é mais importante que o ato: estar atuando em diversos setores, apoiando diversas propostas – e agora, mais do que nunca, biotech faz sentido.
5 temas que vão definir o cenário de investimentos após o coronavírus
É muito difícil fazer previsões, especialmente sobre o futuro. Mas uma boa parte dos textos e manuais de finanças ficaram automaticamente desatualizados após essa pandemia; já avisei para o estagiário começar a reler Keynes… vem gasto público por aí!
Paulo Guedes contra a crise: de governo sócio das aéreas à retomada em “V da Nike”
Infelizmente estávamos esperando mais privatizações do governo e o cenário tem nos empurrado para justamente o contrário. E pelo andar da carruagem, muita coisa da agenda liberal vai acabar demorando um pouco mais para sair do papel.
Fabrizio Gueratto: o coronavírus vai revolucionar a educação financeira no Brasil
Educação financeira é uma das formas de emancipar o cidadão e trazer liberdade. Mas, no caso do corona, a educação financeira virá pela pior forma, ou seja, pela falta de dinheiro e orçamento apertado.
Pensamento do dia
Cenas dos livros e manuais de economia/finanças sendo queimados.
Agora a moda é dinheiro infinito! pic.twitter.com/rFsSvE7dts
— Faria Lima Elevator (@FariaLimaElevat) May 21, 2020
Prepare-se para esta sexta-feira
- Balanço da Usiminas (divulgação antes da abertura do mercado)
- IBGE libera a Pesquisa Mensal de Comércio (IPMC)
- São Paulo vai falar muito do feriado antecipado de segunda-feira, mas lembre-se: a Bolsa vai funcionar normalmente.
Gostou? Cadastre-se e receba “É Noite no Condado” na sua caixa de e-mail.