O uso da inteligência artificial (IA) nos investimentos tem se tornado um instrumento valioso, oferecendo uma série de benefícios para gestores e analistas. Aqui, estão algumas maneiras pelas quais a IA é útil neste contexto:
- Análise de dados e previsões: A IA pode processar grandes volumes de dados financeiros, identificar tendências e padrões, e fornecer insights valiosos, auxiliando os analistas na tomada de decisões de investimento mais informadas;
- Detecção de fraudes e eficiência em negociações: Nas bolsas de valores, a IA está presente atuando na detecção de fraudes e melhorando a eficiência nas negociações. Ela pode identificar oportunidades de investimento e avaliar riscos de forma mais precisa;
- Automatização de tarefas e processos: A IA pode automatizar tarefas rotineiras associadas à análise de investimentos, liberando tempo para que os analistas se concentrarem em tarefas estratégicas e de alto valor;
- Gestão de riscos: A IA pode ajudar a gerenciar riscos, permitindo que os investidores ajam rapidamente diante das mudanças do mercado e aproveitem oportunidades. Isso é especialmente relevante para operações de curta duração;
- Panoramas e análises rápidas: Com a implementação da IA, os investidores podem analisar opções de ativos com base em dados decodificados pela IA, resultando em maior eficiência operacional e leitura de análises complexas de forma mais rápida.
Aqui na Bradesco Asset, estamos avançado em diversas dessas frentes, mas quero destacar uma em particular: o Indicador Hawk-Dove para comunicação dos bancos centrais.
Leia também
Essa metodologia utiliza a inteligência Artificial (IA), em particular a IA Generativa, com os modelos GPT-4 e GPT-3.5, para analisar e comparar as atas e comunicados emitidos pelo Banco Central do Brasil (BCB) e pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Como resultado, foi desenvolvido um indicador Hawk-Dove, que varia entre -1 e 1. O valor negativo aponta para um tom mais próximo a Dove, enquanto o valor positivo indica um tom mais hawk. Utilizamos modelos de IA generativa para comparar os parágrafos da comunicação atual com a anterior por meio da similaridade semântica.
Publicidade
O indicador Hawk-Dove fornece uma representação simplificada da postura política do banco central. O tom hawk é descrito como tendo uma postura mais agressiva em relação à política monetária, com foco na luta contra a inflação, mesmo que isso signifique uma desaceleração no crescimento econômico. Por outro lado, Doves são mais propensos a manter as taxas de juros baixas para estimular o crescimento econômico, mesmo que isso possa resultar em uma inflação mais alta.
Vamos falar do exemplo com base no último comunicado do Fed. No dia 20 de março, a metodologia apontou para um tom mais para hawk (termo que significa adoção de política austera, com taxas de juros mais altas), com o indicador em campo positivo (0,20), sugerindo uma postura mais altista no comunicado. Quando a politica monetária deixa o campo do juro zero a dinâmica entre a variação dos juros e do indicador hawk-dove parece trazer similaridades.
Este é um instrumento interessante para analistas e gestores, pois entrega uma análise rápida para a tomada de decisão. Além disso, o modelo permite alavancar a análise para todos os BCs do mundo, e, mais do que isso, para qualquer tipo de comunicação que tenha impacto nos preços dos ativos.
Esse é apenas um dos inúmeros usos da IA no campo dos investimentos, e à medida que o volume de informação a ser tratada for aumentando, mais podemos explorar tal ferramenta.
A propósito, o primeiro parágrafo deste artigo foi escrito pela IA.