Na quarta-feira (20), o Comite de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortou a Selic, a taxa básica de juros, para 12,75% a.a. O órgão deixou aberto novos cortes de meio ponto nas próximas reuniões. É claro que surge a dúvida: como ficam os investimentos?
Leia também
Já escrevi em colunas anteriores dizendo que a renda fixa ainda é uma boa opção e que ela é necessária em uma carteira. No entanto, a atenção ao investir nesses títulos precisa ter como foco: é um produto pré-fixado ou pós-fixado?
Ainda há títulos pré-fixados de longo prazo pagando uma taxa. Eles não vão flutuar negativamente mesmo que a Selic tenha cortes mais agressivos. Haveria um problema se a taxa Selic subisse acima da taxa combinada no momento da aplicação do seu dinheiro.
Publicidade
Mas e quanto à bolsa de valores? Estamos entrando no último trimestre de 2023, um dos momentos mais aguardados por muitos investidores para pegar o rali de fim de ano com as ações de varejo.
Sempre há muitas projeções de como será o fim do ano, mas a decisão deve sempre ser tomada com base em estudos técnicos e fundamentalistas. Sabemos que temos muitas datas que favorecem o varejo: dia das crianças, black friday, Natal, virada de ano e férias escolares. Tudo isso gera receita para as empresas e esperamos ver esses resultados na divulgação do relatório trimestral.
Porém, as ações se valorizam só pela perspectiva de consumo. E com os juros mais baixos, é menos pesado para o consumidor e para a empresa honrar com seus compromissos financeiros, estimulando a população voltar a consumir.
Ações de bancos e da própria bolsa também podem ficar no radar, já que os investidores também usam essas instituições para colocar seu dinheiro- tanto em renda fixa quanto em renda variável.
Montar posições agora em ações descontadas do seu preço justo e que vão se beneficiar da queda da taxa Selic é uma das melhores estratégias para conseguir lucrar de maneira inteligente na bolsa de valores.
Publicidade
Lembre-se que no mercado financeiro os movimentos são antecipados, projetados! Entrar na “festa” depois que os resultados são divulgados ou que as ações já esticaram demais é uma armadilha que pode levar a perdas financeiras. Estude bem os papéis nos quais pretende investir e se adiante. Quem chega primeiro bebe água fresca.