Falando de dinheiro

CEO da Atom Educacional e sócia fundadora do Instituto Êxito. Está há mais de 11 anos atuando no mercado financeiro. Desde sua primeira operação, até hoje seu foco sempre foi no day trade. Carol é uma das poucas mulheres que se arriscaram nessa profissão e vem encorajando centenas de mulheres a começar a investir na bolsa de valores. Desde 2020 faz parte do elenco do game show Shark Tank Brasil.

Carol Paiffer

Dia dos Pais: você está preparado para falar de dinheiro com seu filho?

O hábito de falar de dinheiro deve se tornar algo natural

Você já está pronto para falar de finanças com seus filhos? (Foto: Envato Elements)
  • Quem é pai e me acompanha aqui nas colunas já teve que ouvir esse pedido? Se ainda não, você está preparado para falar de dinheiro com o seu filho?
  • Dinheiro acaba sendo um tabu dentro de muitas famílias, o que leva a repetição de ciclos e comportamentos que levam a endividamentos
  • Hoje, podemos dizer que o Brasil está passando por uma mudança cultural, onde cada vez mais as pessoas estão buscando conhecimento para cuidar melhor de suas finanças

O dia dos pais está chegando e é quando começam as preocupações com o presente, as escolas preparam homenagem e mensagens para essa data tão importante. E acredito que toda essa movimentação traz uma reflexão importante a todos os pais: a educação financeira dentro de casa.

“Pai, me dá dinheiro?”

Quem é pai e me acompanha aqui nas colunas já teve que ouvir esse pedido? Se ainda não, você está preparado para falar de dinheiro com o seu filho e ensiná-lo a ser responsável com suas finanças?

Dinheiro acaba sendo um tabu dentro de muitas famílias, o que leva a repetição de ciclos e comportamentos que levam a endividamentos ou então, a uma vida mediana, em que se deixa sonhos e objetivos de lado e vive numa eterna corrida atrás do dinheiro.

Tenho certeza que você, como pai, não quer que seus filhos passem por uma situação desesperadora. Então volto a perguntar: você está preparado para falar de dinheiro com seu filho?

“Pai, vamos falar de dinheiro?”

Algo que eu costumo falar sempre nas minhas palestras, é sobre a importância de falar abertamente do dinheiro. Nós não fazemos isso por conta de uma certa crença cultural de que, quando você fala sobre dinheiro, você é ganancioso, você não tem boa espiritualidade, você é egoísta, e mais uma série de crenças que limitam nosso desempenho financeiro.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

E não é bem assim!

Vamos lidar com dinheiro a vida inteira – isso deveria ser motivo o suficiente para que desenvolvêssemos um bom relacionamento com ele e falássemos sobre o assunto, não apenas quando estamos endividados ou em situação de crise, como em 2020.

Eu não conheço ninguém que esteja em crise financeira vivendo bem, com saúde física e emocional equilibradas, de bom humor e aproveitando a vida familiar. Muito pelo contrário, a falta de dinheiro causa intriga dentro das famílias, insônia e mau-humor.

É missão dos pais que cuidem dos seus filhos – e cuidar também é ensinar a cuidar do orçamento – sem terceirizar essa responsabilidade.

Mas, então, por onde começar?

Educação financeira

Hoje, podemos dizer que o Brasil está passando por uma mudança cultural, onde cada vez mais as pessoas estão buscando conhecimento para cuidar melhor de suas finanças, amortizar e evitar dívidas e buscam conhecimento para fazer investimentos inteligentes.

Mas, o que é a educação financeira?

Diferente do que apenas anotar e cortar gastos, a educação financeira tem a ver com entender seu estilo de vida e perfil de consumo e adaptar isso a seu salário e buscar formas de aumentar sua renda. Tem a ver com consumo consciente, planejamento, metas e objetivos bem definidos e a conquista da tão sonhada liberdade financeira.

Existe uma história do meu pai que eu gosto muito!

Depois do primeiro negócio que meu pai fechou com a venda de novilhas, ele quis comprar uma moto. Ele estava empolgado com o seu sucesso e queria se recompensar por ter feito uma negociação inteligente.

Então, meu avô disse o seguinte para ele:

“Uma novilha pode te dar uma moto. Mas uma moto não pode te dar uma novilha.”

Essa foi uma lição que meu pai sempre fez muita questão de ensinar para mim e meus irmãos: não basta saber ganhar, precisa cuidar e gastar com sabedoria.

Orçamento familiar

A participação dos filhos na organização e decisões no orçamento familiar é muito importante. Você não pode ter medo de falar não para seu filho e explicar o porquê do seu ‘não’.

Obviamente que você não vai falar economês com a criança. Existem formas intuitivas e simples de ensinar os filhos sobre a importância do dinheiro.

Incluir eles nas suas decisões financeiras é uma boa forma de começar.

Você, pai, sempre será o primeiro herói de seu filho e suas atitudes refletirão na vida de seu filho o resto da vida dele. Você será o exemplo em que ele irá se basear e seguir.

Que legado você quer deixar para ele?

Feliz Dia dos Pais 2022

E para homenagear todos os pais, a Atom preparou um presente muito especial, algo que nunca fizemos antes:

Uma websérie chamada “Pai, me dá dinheiro?” com participação especial do meu pai.

“Com simplicidade e de forma intuitiva, falar sobre dinheiro na mesa durante uma refeição em família deveria ser tão natural quanto falamos sobre nosso dia – e incluir os filhos nessa jornada se faz necessário.”

Serão três episódios gratuitos divididos em:

A origem: explicando como a educação financeira pode ser aplicada de forma simples e intuitiva, e como você pode começar a fazer isso agora, independente da idade do seu filho;

O propósito: onde a existência da Atom é pautada e como eu e meu irmão trabalhamos para desenvolver ferramentas e formas de auxiliar os pais a educarem seus filhos;

O legado: isso que fazemos passa de geração em geração – meus sobrinhos são prova disso – e como vamos continuar firmes no nosso propósito de transformar o Brasil através da educação financeira.

Se inscreva gratuitamente clicando aqui para receber os episódios em primeira mão.

Você que é pai, traga seu filho. Você que é filho, traga seu pai!