O que este conteúdo fez por você?
- No dicionário, investir significa “aplicação de recursos, tempo, esforço etc., a fim de se obter algo”. Portanto, te convido a pensar em investimentos além do âmbito financeiro e se perguntar: qual outro aspecto da sua vida necessita de aporte?
O ano se aproxima do fim, é época de planejar as comemorações, os pratos da ceia, promessas para o ano novo e… Pensar em quais investimentos se mostram mais promissores para 2021. Onde colocar nosso dinheiro, afinal de contas?
Leia também
Mas antes de pensar em gráficos, avaliações de rendimentos anuais, situação do cenário global e suas possíveis consequências, dentre outros tópicos e indicadores, aproveite esse momento, essa inspiração de final de ano, e pense em você mesmo. Considere aplicar o seu dinheiro em você.
No conceito do dicionário, investir significa “aplicação de recursos, tempo, esforço etc., a fim de se obter algo”. Portanto, te convido a pensar em investimentos além do âmbito financeiro e se perguntar: qual outro aspecto da sua vida necessita de aporte? O social, de carreira, saúde, relacionamento? Quais habilidades você gostaria de desenvolver ou adquirir? Inclusive, de forma até mais indireta, desenvolver uma certa habilidade pode vir a melhorar o aspecto financeiro. Quando encontramos um certo equilíbrio é natural que diferentes áreas se complementem. O individual coopera para o coletivo. Por exemplo, pessoas que estão bem de saúde se sentem mais dispostas para realizar outras atividades.
Publicidade
Sempre pensamos em objetivos, em conquistas que almejamos. Mas não podemos esquecer que para atingir objetivos é necessário estabelecer metas. A meta é o fio condutor que possibilita caminharmos na direção dos nossos sonhos, nos ajudando a entender como precisamos agir. Estabelecer metas, portanto, mesmo que sejam pequenas, demanda investimento também. Não necessariamente de dinheiro, mas de tempo e boa vontade. Tal dedicação pode te proporcionar o melhor retorno de todos: a constatação de que você se desenvolveu e evoluiu.
Isso é realizar o auto investimento. Pensar no que você almeja e refletir sobre o que você precisa fazer para dar mais passos na direção desejada. Seja seu objetivo ler uma maior quantidade de livros por ano, correr uma maratona, conseguir aquela promoção, aprender um instrumento musical, abrir o próprio negócio, iniciar um curso, uma faculdade, ficar mais próximo da família, não importa.
Seja qual for seu alvo, você precisa se dedicar ao processo de acertá-lo: pensar, refletir, desenhar caminhos, se autoavaliar pessoal e profissionalmente. Tão importante quanto visualizar a linha de chegada sendo rompida, como estímulo para seguir em frente, é também calçar o tênis certo e praticar. Você vale a pena o esforço!
Publicidade