O que este conteúdo fez por você?
- Mesas proprietárias são instituições que disponibilizam o próprio capital para traders atuarem e compartilham com eles parte dos lucros
- Para os operadores, há vantagens como acesso a mais capital e, potencialmente, mais ganhos, além de menores riscos. Para a instituição, o ganho é o aumento dos lucros
- No Brasil, para participar de uma mesa proprietária é preciso passar por uma prova que simula operações na bolsa. Se aprovado, a instituição disponibiliza uma subconta com recursos para o trader começar as suas negociações
Você leitor já deve ter ouvido falar sobre as mesas proprietárias. No Brasil, estamos vendo a abertura de várias mesas pequenas, o que pode ser muito interessante para o fomento de mais traders profissionais.
Leia também
A Atom, minha empresa, além de uma publicadora de conteúdos educacionais, também é uma mesa proprietária e financia nossos alunos para operarem com o nosso capital. Nessa coluna, vou explicar melhor o funcionamento geral das mesas.
O que é uma mesa proprietária?
Uma mesa proprietária é uma instituição que disponibiliza o próprio capital para traders operarem, assumindo o risco das operações e compartilhando um porcentual do lucro obtido com os profissionais.
Cada mesa tem o próprio repasse. A Atom, por exemplo, repassa de 80% a 90% dos lucros para nossos traders.
Publicidade
Traders profissionais optam por operar por meio de uma mesa por diversos motivos, como:
– Riscos reduzidos;
– Acesso a mais capital;
– Diversificação de ativos para negociar;
– Tranquilidade emocional ao operar, já que o risco é assumido pela empresa;
– Ganhos mais elevados;
– Plano de gestão de risco definido.
É uma relação ganha-ganha muito bacana. Bancos costumam ter a sua área de tesouraria com traders operando day trade e alavancando os ganhos – tanto da empresa quanto do operador. O day trade consistem em uma estratégia do mercado financeiro que busca o lucro com a compra e venda dos ativos no mesmo dia.
Qual o custo?
Diferente do que acontece nos Estados Unidos, aqui no Brasil não precisam dar algum tipo de garantia em dinheiro. Precisam apenas arcar com o valor da prova para ser aceito. A prova é feita em ambiente simulado, ou seja, operando na bolsa de verdade com dinheiro de mentira.
Cada mesa possui suas métricas e ativos permitidos para negociação. Quanto à estratégia, ela é de livre escolha do trader – batendo a meta enquanto respeita os limites de perda e opera os ativos permitidos é o suficiente para ser aprovado.
Como vai funcionar a mesa?
Passado na avaliação, é aberta uma subconta para o trader em nome da empresa e feito a alocação de recursos para que o operador comece suas negociações. Ou seja, caso ele queira abrir uma conta em alguma corretora, será apenas para seus investimentos pessoais.
Publicidade
Na Atom, ainda cuidamos do imposto de renda até o faturamento líquido de R$ 100 mil dos nossos traders e o repasse chega a ser de 90%.
Como gosto muito de dizer, o mercado é meritocrático e o trader adapta a sua rotina. Mesmo com o contrato, ele decide o horário e meta de ganho diário, aproveitando a liberdade que a Bolsa de Valores proporciona.
Não tem lugar melhor para ganhar dinheiro que na Bolsa de Valores.
Qual a melhor mesa proprietária?
Há diversas mesas no Brasil, mas a Atom, segundo uma pesquisa da Euroinvest, está entre as melhores mesas do País – segundo avaliação dos clientes.
No entanto, é sempre bom avaliar todos os custos, repasses, mercado que a mesa opera, se há suporte pós-aprovação para fazer a melhor escolha para você.
Publicidade
E claro, te convido a vir fazer parte do meu time de traders! Saiba como participar clicando aqui.