- Por que as pessoas, na hora de investir, dizem que sabem que precisam fazer um investimento a longo prazo, uma reserva financeira, mas poucas conseguem definir esse longo prazo?
- A primeira coisa que precisa ficar muito clara é que se você se cuidar, você vai viver por muitos anos. Portanto, precisa ter capital para viver bem, definir prioridades e, claro, separar um capital que você possa usar em um curto espaço de tempo, como uma viagem, comprar uma casa nova.
Por que as pessoas, na hora de investir, dizem que sabem que precisam fazer um investimento a longo prazo, uma reserva financeira, mas poucas conseguem definir esse longo prazo?
Leia também
Por isso, muitas acabam desanimando por achar que o longo prazo é longo demais…
A primeira coisa que precisa ficar muito clara é que se você se cuidar, você vai viver por muitos anos. Portanto, precisa ter capital para viver bem, definir prioridades e, claro, separar um capital que você possa usar em um curto espaço de tempo, como uma viagem, comprar uma casa nova.
Publicidade
Porém, quando falamos do longo prazo, é importante escolhermos investimentos que ainda tenham potencial de valorização e que, claro, tragam tranquilidade. Nada tão arriscado, agressivo, mas que você possa comprar pequenos pedaços de grandes empresas que têm bons resultados e que também pagam bons dividendos.
Falando em dividendos, que é o lucro distribuído pelas empresas de capital aberto aos sócios, ele ajuda você a formar o seu capital a longo prazo reinvestindo o dinheiro que você vai ganhando. A longo prazo não é só colocar o dinheiro todos os meses ou esquecer lá o dinheiro investido. É, sim, ter o habito de investir todos os meses e guardar o dinheiro para depois gastar.
Mas, claro, reinvestindo sempre o dinheiro que você tem, não simplesmente apostando em uma única empresa. Por isso, é preciso acompanhar as oscilações do mercado: será que essa empresa que eu invisto há 10 anos não está estagnada? Será que ela não tem potencial de crescimento?
Será que ela não dominou demais o mercado, ou seus concorrentes superaram ela e ela não tem mais oportunidade? Então é importante reavaliar seus investimentos também para que você possa tomar decisões melhores.
Para facilitar, vou colocar aqui quais são as empresas mais pagadoras de dividendos no Brasil, Se você observar, hoje a taxa de juros no Brasil está em 2,75% ao ano, segundo a última decisão do Copom. Aumentamos em 0,75 ponto percentual a taxa básica de juros no Brasil enquanto existem empresas que pagam mais de 10% ao ano só em dividendos – fora a valorização que você pode ter com as ações. Então, a longo prazo, isso pode ser bem interessante se o seu dinheiro for multiplicando e crescendo.
Publicidade
Lembrando que investimento a longo prazo é o que você faz pensando na sua tranquilidade do futuro. E se você não pensar dessa maneira provavelmente vai sofrer nessa relação com seu dinheiro.