• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

A Bolsa de Valores caiu. O que fazer agora?

Se você está investindo na bolsa e isso está te tirando o sono, você está fazendo isso errado

Por Eduardo Mira

15/10/2021 | 7:49 Atualização: 05/01/2022 | 18:07

Receba esta Coluna no seu e-mail
Foto: Robson Fernandjes/Estadão
Foto: Robson Fernandjes/Estadão

A Bolsa de Valores vem apresentando sucessivas quedas e intensa volatilidade de papéis. Com isso, muitas pessoas têm me procurado preocupadas e cheias de dúvidas sobre continuar investindo em renda variável. É comum me perguntarem: “Mira, se as ações que eu comprei continuarem caindo, eu devo vender?”

Leia mais:
  • Crise na Bolsa de Valores: está na hora de comprar ou vender ações?
  • Inflação alta: é um bom momento para investir nos Estados Unidos?
Cotações
27/05/2026 10h18 (delay 15min)
Câmbio
27/05/2026 10h18 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quando eu recebo questionamentos como este sobre o Ibovespa, fico me questionando se as pessoas estão investindo pelo motivo certo. Se você também tem esta dúvida, continue a leitura. Hoje eu trago algumas reflexões que podem te ajudar.

Por que você está investindo?

Que é para ganhar mais dinheiro, eu sei. Esse é o motivo de todos. Entretanto, você precisa ir além dessa resposta óbvia. Por que você quer ganhar mais dinheiro? “Ah, Mira, é porque eu quero ser rico”. Resposta errada, de novo.

Por que você quer ser rico? Você precisa ir desdobrando a pergunta até encontrar o seu motivo verdadeiro, isto é, aquilo que te faz abrir mão de parte do dinheiro presente, visando um valor a ser usado pelo seu eu do futuro.

Publicidade

Quando isso estiver totalmente claro para você, vai ficar mais simples definir sua estratégia de investimento e alinhar suas expectativas em relação ao mercado.

Bolsa de valores é um lugar para ganhar dinheiro

O investimento é feito para te trazer tranquilidade, e não o contrário. Se você está investindo na bolsa e isso está te tirando o sono, você está fazendo isso errado.

A questão é que boa parte dos pequenos investidores em ações não sabe qual o negócio da empresa que comprou, para quem ela vende, quem são os concorrentes. Enfim, não sabe nada sobre o negócio do qual se tornou sócio.

Suponhamos que seu cunhado te procure e diga que vai abrir uma empresa e precisa de um sócio que entre com R$ 10 mil. Você dá o dinheiro na mão dele sem fazer perguntas?

Eu aposto que não! Você certamente vai querer saber qual o ramo de negócio, qual a localização, como é o mercado onde a empresa vai atuar, expectativa de lucro, entre outras coisas.

Publicidade

Você não entra de sócio com seu cunhado simplesmente porque ele disse que vai ser legal, ou porque alguém da família já entrou. Certo? Então, porque quando você vai comprar uma empresa na bolsa de valores, você não usa os mesmos critérios?

Ao comprar ações, você está adquirindo cotas de participação em um negócio. Sendo assim, tem a expectativa de que, ao longo dos anos, esse investimento te leve a um patamar financeiro melhor.

Neste caso, o mínimo que você precisa fazer é saber do que se trata o negócio ao qual está se associando. Em suma, buscar entender de que forma a empresa remunera os acionistas e como está o mercado em que ela atua, é essencial.

Essas e outras informações você consegue rapidamente no site da própria empresa, ou até mesmo fazendo uma busca no Google. Você não precisa se transformar em um analista técnico. Contudo, deve tentar entender o básico sobre o negócio onde está colocando o seu dinheiro.

O que fazer nos momentos de queda

Quando uma ação de sua carteira estiver caindo, a pergunta que você tem de se fazer é: por qual motivo comprei esta ação?

Publicidade

Se você sabe o porquê comprou, vai saber qual o momento de vender. Acredite: se os fundamentos que te levaram a comprar a ação continuam existindo, a queda momentânea de preço não é motivo para vender.

Vou te dar um exemplo: imagine que você comprou ações de uma empresa de saneamento responsável pelo abastecimento de água de uma grande metrópole. Um belo dia, sai a notícia de que alguns funcionários de alto escalão estão envolvidos em corrupção e foram afastados. O mercado tende a reagir mal a notícias assim.

É quando os investidores que não tinham motivos sólidos para comprar, saem vendendo apressadamente, e o comportamento de manada derruba o preço das ações.

Neste momento, é hora de você parar e analisar: a empresa perdeu fundamentos? A metrópole cujo abastecimento de água é feito por esta empresa, deixou de existir? As pessoas vão deixar de tomar banho, beber água? As empresas vão parar de usar água em suas atividades?

Publicidade

Certamente, neste nosso exemplo hipotético, a resposta a todas essas perguntas é não. O negócio não perdeu o fundamento por causa de uma notícia.

Dessa forma, avalie se faz sentido você agir com a manada. O fato de alguém estar comprando ou vendendo determinado ativo diz respeito aos objetivos daquela pessoa, e não aos seus. Sendo assim, o que os outros fazem não deve ser o motivo para você fazer o mesmo.

Se você apenas segue o bando, você chega aonde o bando chegar. Muitas vezes, esse nem é o lugar onde você quer estar. É o seu dinheiro! Ele tem que servir aos seus objetivos.

O momento de comprar ou vender depende das suas metas

Eu insisto muito nesse ponto porque preciso que você compreenda que, em investimentos, não existe uma receita de bolo que serve para todo mundo.

As metas são sempre individuais e, portanto, a estratégia para alcançá-las também tem que ser. Para poder definir qual a sua estratégia, o melhor a fazer é estudar. Como eu disse, você não precisa se tornar um especialista em mercado financeiro, mas, deve dedicar pelo menos uma pequena parte do seu tempo para aprender o básico sobre o assunto.

Publicidade

Eu sei que, ao longo da vida, sempre te disseram que é muito complicado, que isso é assunto para economistas e que investir em bolsa de valores é coisa para quem tem muito dinheiro.

Meu conselho é: esquece tudo isso que te disseram, pois não é verdade. Pensa comigo: você gasta entre 9 e 10 horas do seu dia para trabalhar e ganhar dinheiro. E aí você não gasta nem mesmo uma hora por semana para decidir como vai cuidar do dinheiro que ganhou? Qual a lógica disso?

Outra coisa que te disseram é que investir é muito arriscado. O que eu posso te garantir é que não investir é muito mais arriscado.

Quando você abre mão de gerir o seu dinheiro e deixa isso por conta da sorte, aí sim você está se jogando num risco sobre o qual não tem nenhum controle. Investir em renda variável tem riscos, é claro. Existem ativos mais arriscados, outros menos. Há aqueles que têm risco próximo de zero. Há, inclusive, investimentos que funcionam como proteção.

Publicidade

Você só precisa conhecer os tipos de investimento que existem. Dessa forma, vai poder definir quanto do seu dinheiro deve ser alocado em cada tipo de aplicação, conforme as metas que estabelecer para sua vida.

Consegue notar a diferença? Ao aprender a fazer escolhas conscientes, você está no controle e, portanto, define para onde vai. Estudar é o investimento mais importante que você pode fazer. A partir dele, todos os outros ficarão muito mais simples.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • b3sa3

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    87 FIDCs aparecem em onda de recuperações judiciais; veja os impactos para os fundos

  • 2

    Novas regras do FGC entram em vigor em junho e mudam cenário para bancos e CDBs

  • 3

    Dólar abaixo de R$ 5? Mercado divide apostas sobre futuro do câmbio em ano eleitoral

  • 4

    Os motivos que fazem investidores de Wall Street temerem o IPO da SpaceX, de Elon Musk

  • 5

    Títulos públicos americanos batem recorde, mas valem mais do que a renda fixa brasileira? Veja simulação

Publicidade

Quer ler as Colunas de Eduardo Mira em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Motoristas de aplicativos e taxistas podem financiar carros com juros mais baixos; veja as regras
Logo E-Investidor
Motoristas de aplicativos e taxistas podem financiar carros com juros mais baixos; veja as regras
Imagem principal sobre o Move Brasil: 3 carros que motoristas de aplicativos e taxistas podem financiar
Logo E-Investidor
Move Brasil: 3 carros que motoristas de aplicativos e taxistas podem financiar
Imagem principal sobre o Desenrola Fies 2026: débitos vencidos há mais de 360 dias poderão ter descontos
Logo E-Investidor
Desenrola Fies 2026: débitos vencidos há mais de 360 dias poderão ter descontos
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos têm mesmo direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos têm mesmo direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Gás do Povo: passo a passo para consultar o vale no Atendimento Caixa ao Cidadão
Logo E-Investidor
Gás do Povo: passo a passo para consultar o vale no Atendimento Caixa ao Cidadão
Imagem principal sobre o Idosos com contas de telefone atrasadas podem renegociar dívidas, desde que se enquadrem neste caso
Logo E-Investidor
Idosos com contas de telefone atrasadas podem renegociar dívidas, desde que se enquadrem neste caso
Imagem principal sobre o Livros gratuitos pelo MEC: entenda como acessar a plataforma que permite a leitura de diferentes obras
Logo E-Investidor
Livros gratuitos pelo MEC: entenda como acessar a plataforma que permite a leitura de diferentes obras
Imagem principal sobre o Idosos têm prioridade na compra de imóveis em dois tipos de programas habitacionais
Logo E-Investidor
Idosos têm prioridade na compra de imóveis em dois tipos de programas habitacionais
Últimas: Colunas
Vitor Miziara: O Ibovespa pode até subir, mas talvez não compense o risco
Vitor Miziara
Vitor Miziara: O Ibovespa pode até subir, mas talvez não compense o risco

Mesmo com potencial de alta, índice levanta dúvidas sobre risco e tempo de retorno frente aos juros elevados no Brasil

26/05/2026 | 14h09 | Por Vitor Miziara
A Selic cai, o risco sobe: o paradoxo do ciclo de cortes do Copom
Marco Saravalle
A Selic cai, o risco sobe: o paradoxo do ciclo de cortes do Copom

Mesmo após o corte da Selic para 14,50%, juros longos dispararam, fluxo estrangeiro perdeu força e o mercado passou a exigir prêmio maior para carregar risco brasileiro

25/05/2026 | 14h37 | Por Marco Saravalle
O que o contribuinte precisa entender sobre ter investimentos no exterior e Imposto de Renda
Samir Choaib
O que o contribuinte precisa entender sobre ter investimentos no exterior e Imposto de Renda

Entenda as regras que continuam confundindo e assustando investidores brasileiros em 2026

24/05/2026 | 07h00 | Por Samir Choaib
Mercados preditivos, stablecoins e a tentação brasileira de proibir o inevitável — e ficar para trás
Fabrício Tota
Mercados preditivos, stablecoins e a tentação brasileira de proibir o inevitável — e ficar para trás

O Brasil pode liderar a nova infraestrutura financeira, mas corre o risco de expulsar usuários e empresas se exagerar na regulação das stablecoins

22/05/2026 | 17h44 | Por Fabrício Tota

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador