O que este conteúdo fez por você?
- Entre as inúmeras mudanças trazidas pelas IA, está o enorme potencial para otimizar o tempo e melhorar a qualidade de nossas decisões financeiras
- A IA pode analisar o histórico de preços de ações, volume de negociações e notícias setoriais para prever o desempenho futuro de uma empresa
- A IA é um facilitador, mas o controle de suas finanças e as decisões ainda são sua responsabilidade
A inteligência artificial (IA) vem transformando totalmente a forma como nos relacionamos com a tecnologia e a forma como interagimos no trabalho, estudos e demais atividades da vida diária.
Leia também
Entre as inúmeras mudanças trazidas pelas IA, está o enorme potencial para otimizar o tempo e melhorar a qualidade de nossas decisões financeiras. Para investidores pessoas físicas, dentro de pouquíssimo tempo, compreender ao menos o básico sobre IA não será apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade para navegar com sucesso no mercado financeiro moderno.
A era dos dados na gestão financeira pessoal
Vivemos em um mundo inundado de dados. Notícias financeiras, relatórios de empresas, tendências de mercado e indicadores econômicos são gerados diariamente em volume gigantesco e para nós, investidores pessoa física, seria impossível dar conta de acompanhar tanta informação sem o auxílio da tecnologia.
É claro que você não precisa se preocupar em acompanhar tudo, pois isso é tarefa para os profissionais do mercado, mas, poder contar com o auxílio da tecnologia para melhorar a qualidade de suas análises quanto aos ativos nos quais investe, é algo que você não deve prescindir de fazer.
Publicidade
É aqui que a IA entra como uma poderosa aliada, com ferramentas capazes de consolidar dados de diversas fontes, identificando padrões e tendências que seriam impossíveis de detectar manualmente.
Por exemplo, a IA pode analisar o histórico de preços de ações, volume de negociações e notícias setoriais para prever o desempenho futuro de uma empresa. Para um investidor pessoa física, isso significa a possibilidade de antecipar tendências e ajustar sua carteira de investimentos de forma proativa.
Se você dedicar algum tempo a entender como as novas ferramentas funcionam, certamente poderá contar com um assistente financeiro disponível 24×7, oferecendo suporte e consolidando informações em um volume muito maior do que você poderia fazer sozinho.
IAs podem simplificar a gestão de investimentos
Aprender ao menos o básico sobre IAs, não é sequer uma questão de escolha. É algo que você precisa fazer se quiser tirar o melhor proveito possível dos avanços tecnológicos em prol de seu crescimento patrimonial.
Hoje, plataformas de IA já conseguem com razoável qualidade realizar análises de empresas a partir de dados de DRE que estão disponíveis de forma pública aos investidores, nos sites de RI (Relação com Investidores) das empresas.
Publicidade
Importante ressaltar, porém, que para fazer bom uso das informações geradas pela IA, você precisa ter pelo menos conhecimentos elementares sobre análise de ativos. Afinal, dados podem ser gerados aos milhares, mas se você não sabe o que fazer com eles, são apenas um amontoado de informações.
Sendo assim, sugiro que você continue buscando aprender sobre finanças, e aí sim as ferramentas de IA irão potencializar seu conhecimento e te municiar de informações que auxiliem em suas decisões financeiras.
Tempo é o seu recurso mais precioso, use a IA para otimizá-lo
Mesmo que você esteja começando no mundo dos investimentos, há muitos recursos que podem otimizar seu tempo e colaborar na organização de suas finanças pessoais. E com mais tempo livre, você poderá se dedicar a estudar e aprofundar seus conhecimentos para investir cada vez melhor.
Existem várias Inteligências Artificiais (IAs) e aplicativos alimentados por IA para a gestão de finanças pessoais que podem ajudar os usuários a controlar suas despesas, planejar orçamentos e investir de maneira mais eficaz.
Numa simples consulta ao google ou ao chatGPT, você consegue conhecer as funcionalidades de inúmeras delas. A maioria das ferramentas possui versões gratuitas, então, minha sugestão é que você teste várias até encontrar aquelas que melhor atendem às suas necessidades.
Publicidade
Funcionalidades como rastreamento de receitas e despesas, planejamento, gestão de metas, relatórios financeiros e alertas de gastos, entre outros, podem simplificar muito a sua rotina e dar uma visão abrangente da forma como você se relaciona com dinheiro. Por isso, eu incentivo que você pesquise e busque aprender cada vez mais sobre as IAs e suas funcionalidades.
Atente à segurança de seus dados
É indiscutível o ganho de tempo e otimização de resultados que a inteligência artificial pode promover para os investidores. Mas, lembre-se que a IA é um facilitador e que o controle de suas finanças e as decisões ainda são sua responsabilidade, portanto, siga estudando e acompanhando o mercado.
Boa parte das ferramentas disponíveis no mercado brasileiro possibilitam a integração com suas informações de bancos, corretoras e cartão de crédito. Contudo, convém ler com atenção os termos de uso e política de privacidade dessas plataformas, afinal, são seus dados financeiros, então, você não pode simplesmente clicar em ‘aceito’ sem saber o quê exatamente está aceitando. Como sempre diz minha aluna e amiga, Jessica Garcia: “seu CPF, sua responsabilidade”.
Certifique-se de utilizar ferramentas que estejam em linha com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), que sejam de empresas regulamentadas e devidamente registradas em órgãos competentes, e nunca abra mão de ler quaisquer termos para os quais as plataformas solicitem sua assinatura digital.
A inteligência artificial veio para simplificar a gestão de suas finanças, fornecer maior escala e precisão nos dados para que você possa tomar decisões financeiras com bons fundamentos, mitigando erros inclusive. Ainda assim, cabe a você manter-se alerta e crítico quanto à sua segurança cibernética.
Publicidade