Eduardo Mira é o especialista em renda variável da Me Poupe!. Professor e investidor há mais de 20 anos, é analista CNPI-T e especialista em finanças e investimentos, com pós-graduação em pedagogia empresarial, MBA em gestão de investimento e profissional ANBIMA CPA-10 e CPA-20. Também tem passagem por banco e corretora de investimentos.

Ele escreve mensalmente, às sextas-feiras.

Eduardo Mira

Vale a pena usar o FGTS para comprar ações da Eletrobras?

Você precisa lembrar antes de tomar sua decisão que ações são renda variável, ou seja, têm volatilidade

A diminuição da ingerência governamental na Eletrobras tende a tornar a empresa mais eficiente, competitiva e lucrativa. Foto: REUTERS/Pilar Olivares
  • Comprar ações da Eletrobras com o saldo do FGTS é uma boa escolha? Essa é a pergunta que eu tenho recebido diariamente nas redes sociais
  • Investir requer planejamento. Não é correto você usar um ativo cuja expectativa de retorno é de médio ou longo prazo para rentabilizar um dinheiro que será usado no curto e médio prazo. Percebe a incompatibilidade arriscada que existe nisso?
  • No longo prazo, os bons ativos sempre se valorizam, e esta é a perspectiva para a Eletrobras

Comprar ações da Eletrobras com o saldo do FGTS é uma boa escolha? Essa é a pergunta que eu tenho recebido diariamente nas redes sociais.

Quero ponderar algumas coisas que podem te ajudar a decidir se deve ou não direcionar o seu FGTS para um Fundo Mútuo de Privatização da Eletrobras (FMP).

A primeira coisa que você precisa lembrar antes de tomar sua decisão é que ações são renda variável, ou seja, têm volatilidade. No caso específico de uma empresa que é controlada pela União e que irá passar por um processo de desestatização, inúmeros assuntos e interesses de ordem política estão sendo negociados e, em ano eleitoral, tudo se torna ainda mais complexo.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Dessa forma, a sua decisão em direcionar até 50% do saldo do FGTS às ações da Eletrobras precisa ser muito bem avaliada.

As ações da Eletrobras vão valorizar mais que o FGTS?

A questão não é se a Eletrobras irá ou não se valorizar, mas sim o fato de essa possível alta ser algo que irá acontecer no longo prazo.

Olhando os indicadores da empresa e combinando esta análise com as características e perspectivas do setor elétrico no Brasil, a tendência é que ela se valorize.

A Eletrobras teve um período de performance ruim entre 2011 e 2017, que impactou a valorização das ações. Entretanto, de 2017 até agora, a empresa vem apresentando boa evolução em seus indicadores.

Após a desestatização que se pretende fazer, por meio da emissão de novas ações, a participação acionária do governo que hoje é de 72,2% (somando-se ações da União, BNDES e fundos do governo) irá se limitar a mais ou menos 45% dos papéis.

A diminuição da ingerência governamental na gestão tende a tornar a empresa mais eficiente, competitiva e lucrativa, o que deve se refletir no valor das ações.

Ainda assim, a perspectiva de valorização não é o único critério a se levar em conta. Se existe a possibilidade de você precisar do seu FGTS no curto ou médio prazo, esse dinheiro não pode ser colocado na renda variável.

Se você não tem garantias quanto à sua estabilidade em seu atual emprego e pode perdê-lo a qualquer momento, ou se tem planos de usar seu FGTS para comprar um imóvel no curto ou médio prazo, não é recomendável que você invista este dinheiro em ações da Eletrobras.

Investir requer planejamento. Não é correto você usar um ativo cuja expectativa de retorno é de médio ou longo prazo para rentabilizar um dinheiro que será usado no curto e médio prazo. Percebe a incompatibilidade arriscada que existe nisso?

É importante conciliar seus planos de curto, médio e longo prazo e definir os montantes financeiros necessários para cada uma das metas.

Cuidado com a euforia

Eu entendo que o baixo rendimento do saldo do FGTS, quando comparado aos percentuais de valorização das ações, cause certa euforia, mas é necessário pensar em todos os cenários.

Ao colocar seu dinheiro no FMP (Fundo Mútuo de Privatização) você estará trocando de indexador, ou seja, não terá mais o rendimento garantido que tem atualmente. Passará a contar com a valorização das ações e, portanto, sujeito à volatilidade delas.

Se nesse meio tempo acontecer de precisar sacar seu FGTS e coincidir justamente com um momento de baixa das ações, você pode receber menos dinheiro do que investiu inicialmente. Por isso, ter clareza quanto ao horizonte de tempo que pode ficar sem precisar deste dinheiro é fundamental na sua decisão.

Comprar ações da Eletrobras vale a pena para quem?

Como eu disse, renda variável é um investimento para longo prazo. Portanto, se você tem certeza que não vai precisar do dinheiro do FGTS nos próximos cinco anos, faz sentido usar o dinheiro para a compra de ações.

No longo prazo, os bons ativos sempre se valorizam, e esta é a perspectiva para a Eletrobras.

Dessa forma, o seu saldo de FGTS investido em ações pode até passar por volatilidade, mas se beneficiará do tempo para lhe proporcionar ganhos maiores do que o atual rendimento do fundo.

Sendo assim, entendo que o mais relevante para você que está pensando se deve usar o FGTS para investir é ter um plano claro para o uso do seu dinheiro.

Aliás, essa é a primeira coisa que você tem que se responder antes de tomar qualquer decisão de investimento, seja na Eletrobras ou em qualquer outro ativo de renda variável.

A Eletrobras é uma empresa com bom potencial de valorização, e portanto, uma boa escolha de investimento para longo prazo. Contudo, tomar uma decisão de se tornar sócio de uma empresa é algo que você faz ponderando todas as variáveis.

E a variável mais importante é seu objetivo. De nada vale o melhor negócio no longo prazo se isso não estiver alinhado à sua estratégia, seu perfil de investidor, e tiver justificativa apenas no “assunto do momento”. O melhor investimento sempre será aquele que te leva mais próximo do lugar que você quer chegar.