• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

O impacto da intervenção política no humor do mercado

Sinalizações do governo mexeram com as ações da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR3;PETR4) nas últimas semanas

Por Erich Decat

25/03/2024 | 14:58 Atualização: 25/03/2024 | 14:58

Receba esta Coluna no seu e-mail
Petrobras (Foto: Adobe Stock)
Petrobras (Foto: Adobe Stock)

No último texto, que você pode ler aqui, abordamos um pouco de como a política permeia as tomadas de decisões de atores institucionais como o Banco Central, responsável por determinar a taxa de juros do mercado (TBAN e TBC) e traçar a estratégia das taxas de juros no País.

Leia mais:
  • Você sabe como a política impacta o mercado financeiro?
  • O que o investidor deve ficar atento em relação à política em março?
  • Há ainda muitas dúvidas sobre o futuro da meta fiscal de 2024
Cotações
03/03/2026 17h30 (delay 15min)
Câmbio
03/03/2026 17h30 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Agora, a ideia é demonstrar como a política pode impactar os investimentos e a tomada de decisão do mercado financeiro dentro da Bolsa. Para isso vamos pegar dois exemplos bem recentes: Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4).

Para qual propósito?

Movimentos do atual governo no sentido de influenciar no processo de sucessão do presidente da Vale, Eduardo Bartolomeu, e a decisão da Petrobras de não pagar os dividendos extraordinários aos investidores estremeceram o sentimento de confiança do mercado financeiro em relação ao presidente Lula.

Apesar das negativas de intromissão da cúpula do governo nos dois episódios, o entendimento entre os atores do mercado foi de que Lula tentou interferir na Vale indicando o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para o comando da empresa. Ter Mantega no comando de uma das maiores empresas privadas do país serviria a qual propósito?

Publicidade

As reações às investidas políticas foram imediatas e sobrepuseram até as boas notícias que vinham do exterior na ocasião. No dia 25 de janeiro, mesmo com o minério de ferro registrando alta lá fora, as ações da Vale fecharam em queda de 2,2%, devido aos rumores políticos. O contrário também ocorreu. Ou seja, quando circulou a informação de que o governo teria desistido, as ações, no dia seguinte, chegaram a ter alta de pouco mais de 2%, o que impactou o Ibovespa de forma positiva.

No bojo das especulações, do sobe e desce das ações, Lula disparou: “A Vale não pode pensar que ela é dona do Brasil”. As declarações foram feitas em entrevista à Rede TV! em 26 de fevereiro e deixaram pairando no ar dúvidas se o governo tinha jogado a toalha.

Sustos de todos os lados

No caso da Petrobras, os players do mercado viram pesar a mão do atual governo na decisão do Conselho da empresa de contrariar avaliações técnicas e de não pagar os dividendos extraordinários aos acionistas. A possível ingerência da cúpula do Executivo levou a Petrobras a ter uma queda de 10% do valor de suas ações na bolsa.

Em apenas um dia, a companhia perdeu cerca de 56 bilhões de reais em valor de mercado. No caso da Petrobras, não foi a primeira vez que os investidores tomaram um susto com tentativas políticas de interferir nas tomadas de decisões da empresa. Em fevereiro de 2021, o então presidente Jair Bolsonaro, que vinha realizando uma série de críticas à política de preço de combustíveis, emitiu um comunicado anunciando a demissão do então presidente da empresa, Roberto Castello Branco. Na ocasião, a cadeira foi ocupada pelo general Joaquim Silva e Luna. No dia, a PETR4 registrou queda de 6,63. A Petrobras só recuperou o mesmo valor de mercado cerca de 120 dias depois.

Percebe-se que não se trata de uma questão meramente de cunho ideológico ou de uma agenda econômica mais voltada para o desenvolvimentismo ou liberalismo. As tentativas e até as intervenções de um governo nas grandes empresas do País têm ocorrido dentro de um contexto em que o governante não enxerga limites à intervenção do setor público na economia. Essa miopia não apenas assusta como afasta os investidores privados.

Mudança de carteira

A pesquisa realizada pela Genial Investimentos/Quaest entre os dias 14 e 19 de março, com 101 representantes do mercado financeiro traz um retrato desse sentimento de inquietude. De acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados disseram que mudaram a carteira de investimentos após as declarações de Lula sobre a Vale e a Petrobras.

Publicidade

Em relação à Vale, 89% consideram que uma intervenção do governo vai diminuir investimentos estrangeiros no Brasil. O mal humor do mercado também foi identificado na avaliação do governo Lula. Aqueles que consideram como “negativo” passou de 52% para 64%.

A questão que se coloca é quanto desse azedume em relação ao governo está refletido no atual patamar de 127.000 pontos da Bolsa.

O curioso é que esses números surgem no mesmo momento em que o governo dá sinais de que conseguiu atingir o volume de arrecadação necessário para manter a meta do déficit primário. Algo que vinha sendo motivo de muitas dúvidas e questionamentos dentro do mercado desde o início do Lula 3. E apesar de não termos sinais, no curto prazo, de que o Marco Fiscal será enterrado, as tentativas de intromissão políticas na Petrobras e Vale têm estado entre as principais preocupações do mercado, neste momento.

Para o investidor que tiver uma melhor compreensão de que a política também está entrelaçada com os rumos das grandes empresas da Bolsa (privadas ou públicas), haverá sempre oportunidades.

Publicidade

Boa semana e bons negócios.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Banco Central
  • Brasil
  • Conteúdo E-Investidor
  • Crise política
  • governo federal
  • Juros
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • petr4
  • Petrobras (PETR4)
  • Petrobras ON (PETR3)
  • Vale
  • vale3

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje sobe, petróleo dispara e juros avançam com guerra no Oriente Médio; Petrobras ganha mais de 4%

  • 2

    Ibovespa hoje derrete 3,4% e preço do petróleo dispara em meio à guerra no Oriente Médio

  • 3

    Quem é o investidor estrangeiro que banca o rali do Ibovespa rumo aos 200 mil pontos

  • 4

    "O mercado não é mais de oportunidade geral, é de seleção de papéis”, diz Dalton Gardimam, da Ágora

  • 5

    Guerra no Oriente Médio: faz sentido adotar alguma estratégia de proteção do portfólio?

Publicidade

Quer ler as Colunas de Erich Decat em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o IPVA SP 2026: vencimento não caiu em dia útil, o que fazer?
Logo E-Investidor
IPVA SP 2026: vencimento não caiu em dia útil, o que fazer?
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como consultar a situação do vale de recarga pelo Portal Cidadão CAIXA
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como consultar a situação do vale de recarga pelo Portal Cidadão CAIXA
Imagem principal sobre o Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (03)?
Logo E-Investidor
Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (03)?
Imagem principal sobre o Saque-aniversário do FGTS: nascidos em janeiro têm até este dia para retirar valores em 2026
Logo E-Investidor
Saque-aniversário do FGTS: nascidos em janeiro têm até este dia para retirar valores em 2026
Imagem principal sobre o IPVA SP 2026: quais são as consequências do atraso no pagamento?
Logo E-Investidor
IPVA SP 2026: quais são as consequências do atraso no pagamento?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não confirmadas?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não confirmadas?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não dedutíveis?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não dedutíveis?
Imagem principal sobre o Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (02)?
Logo E-Investidor
Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (02)?
Últimas: Colunas
Guerra, petróleo e juros: o risco que pode bagunçar o plano econômico dos EUA, do Brasil e do mundo
Vitor Miziara
Guerra, petróleo e juros: o risco que pode bagunçar o plano econômico dos EUA, do Brasil e do mundo

Escalada entre Estados Unidos e Irã, disparada do petróleo e fechamento do Estreito de Ormuz podem reacender a inflação global e mudar a trajetória de juros que o mercado já dava como certa para 2026

03/03/2026 | 14h29 | Por Vitor Miziara
Empresas de qualidade ainda negociam com desconto na bolsa brasileira
Marco Saravalle
Empresas de qualidade ainda negociam com desconto na bolsa brasileira

Filtro quantitativo conservador aponta companhias com EBIT positivo, alto Earnings Yield e desconto patrimonial relevante — mas exige análise criteriosa para evitar armadilhas

02/03/2026 | 14h55 | Por Marco Saravalle
A reforma tributária agora vai muito além do universo empresarial tradicional
Samir Choaib
A reforma tributária agora vai muito além do universo empresarial tradicional

Sob o discurso da simplificação, nova lógica amplia o alcance da tributação sobre atividades econômicas e pressiona o modelo associativo a se reorganizar

28/02/2026 | 07h30 | Por Samir Choaib
Bitcoin no divã: por que o rótulo de “ouro digital” pode aprisionar a tese e limitar investimentos
Fabrício Tota
Bitcoin no divã: por que o rótulo de “ouro digital” pode aprisionar a tese e limitar investimentos

Após forte alta e correção recente, o Bitcoin volta a levantar dúvidas no mercado sobre seu papel como reserva de valor

27/02/2026 | 14h59 | Por Fabrício Tota

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador