• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

5 medidas que espero ver no plano de governo do próximo presidente

Há 2 meses das eleições, compartilho algumas ideias de políticas públicas voltadas para a educação financeira

Por Evandro Mello

06/08/2022 | 5:30 Atualização: 05/08/2022 | 17:16

Receba esta Coluna no seu e-mail
Palácio do Planalto, onde o presidente da República despacha. Foto: Agência Brasil
Palácio do Planalto, onde o presidente da República despacha. Foto: Agência Brasil

Véspera de eleições é sempre um momento acalorado. Mas se soubermos superar os partidarismos, acredito que há algo de muito valioso nisso: o debate.

Leia mais:
  • As ferramentas para ajudar os jovens a saírem do comodismo financeiro
  • Como a tecnologia e a ciência influenciam as decisões financeiras
Cotações
01/05/2026 0h28 (delay 15min)
Câmbio
01/05/2026 0h28 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ultrapassando as caixinhas da esquerda e da direita, acredito que o que todo cidadão brasileiro quer é um Brasil melhor, com mais educação, saúde, qualidade de vida etc, apesar dos diferentes pontos de vista sobre como alcançar esses objetivos.

Neste artigo, compartilho com vocês algumas políticas públicas que eu gostaria de ver no plano de governo do próximo presidente do nosso País, independentemente de quem ele seja. E, claro, vale também para as propostas dos novos deputados e deputadas.

1. Dar o peixe e ensinar a pescar

Todo mundo já ouviu a famosa frase “não se pode dar o peixe, tem que ensinar a pescar” quando o assunto é políticas assistenciais como o “Auxílio Brasil”, antigo “Bolsa Família”. Eu ouso discordar e concordar ao mesmo tempo.

Publicidade

De acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19, divulgado em junho, 33,1 milhões de pessoas não têm o que comer no Brasil e 58% estão em insegurança alimentar, quando a comida na mesa não é uma certeza.

Dado isso, os auxílios financeiros do governo são extremamente necessários. Uma pessoa que passa fome não tem sequer condições de trabalhar. Porém, isso não quer dizer que, no médio e longo prazo, não se possa fazer nada para que a pessoa mude de fato a sua condição.

Se criássemos uma regra para que, ao receber o auxílio, o beneficiário e sua família passem por um programa de educação financeira e profissionalização, levaríamos autonomia às pessoas e colaboraríamos para pôr fim ao ciclo de pobreza no nosso país.

2. Empreendedorismo também é coisa da periferia

Um dos temas de educação financeira que eu mais gosto de abordar nas aulas da Multiplicando Sonhos é a economia circular.

Quando incentivamos as pessoas a lidarem bem com o dinheiro e a empreender, sonhar mais alto, a economia do nosso País cresce junto.

Publicidade

É um efeito cascata e os grandes empresários já sabem disso há muito tempo. Então, por que não furar a bolha e fazer esse movimento crescer nas periferias?

Precisamos de um projeto de empréstimos a juros baixos para que as pessoas possam começar seus negócios. Mas não só isso: oferecer, junto com os empréstimos, cursos gratuitos sobre administração, finanças e marketing voltados para a realidade das periferias.

É a informação e a capacitação que farão com que as pessoas prosperem e não apenas se endividem.

3. É preciso entrar na casa das pessoas

Um trabalho que eu admiro muito no SUS e que todo mundo que veio da periferia conhece bem é o dos agentes de saúde.

Esses profissionais, atrelados aos postos de saúde, vão até a casa das pessoas, conversam com elas e fazem um acompanhamento minucioso da saúde das famílias brasileiras.

Publicidade

Uma campanha de educação financeira, para dar certo, precisa ter essa mesma lógica. Ela precisa conhecer a realidade das pessoas e fazer atendimentos especializados, afinal, cada caso é um caso.

Sabemos que a saúde financeira está ligada intimamente à saúde física, quem não está bem com suas finanças acaba em algum momento da vida apresentado problemas de saúde como ansiedade, depressão, crises de pânico e outras doenças.

Cuidar do dinheiro e educar financeiramente as pessoas, é cuidar da saúde emocional e fazer com que diminuam as incidências de doenças e idas ao médico. Nesse sentido, propor um programa de educação financeira em parceria com os postos de saúde – e também com conselhos comunitários e outras instâncias locais – poderia ser a solução para levar cursos e consultorias para bairros mais afastados.

4. O poder de transformação da comunicação

Outro jeito de entrar na casa das pessoas é por meio dos veículos de comunicação. Por isso, fazer campanhas de educação financeira nos canais de TV e rádio abertos pode gerar um impacto imensurável.

Isso pode ser feito de diversas maneiras: com campanhas publicitárias nos horários comerciais, com parceria com novelas para abordar o tema e com regras de programação que estipulem a presença de programas de educação financeira na grade.

5. Escola pública é para multiplicar sonhos

Por fim, mas não menos importante, destaco a escola pública. Na minha opinião, ela é a maior agente transformadora da nossa sociedade – não à toa foi a escolhida como foco do nosso projeto, que leva educação financeira a jovens do ensino médio.

Publicidade

Meu grande sonho é ver um governo que dê atenção total às escolas públicas e as coloque no centro do projeto para um Brasil melhor.

Nesses anos que tenho vivido a sala de aula, pude constatar o quanto nossos jovens têm potencial e estão dispostos a aprender e mudar o mundo.

Eles só precisam de alguém que os incentive e diga que é possível realizar sonhos. É isso que eu espero do nosso próximo presidente. Mas não apenas dele: de cada um de nós.

Seja você também um Multiplicador de Sonhos!

Publicidade

Colaboração: Giovanna Castro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Auxílio Brasil
  • Brasil
  • Conteúdo E-Investidor
  • Economia
  • Educação Financeira
  • Eleições
  • Saúde

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dólar cai ao menor nível desde 2024, mas cenário é frágil; veja o que esperar para maio

  • 2

    Ibovespa hoje tem 6ª queda seguida após Federal Reserve manter juros nos EUA; dólar sobe

  • 3

    Superquarta: mercado vê risco no recado dos bancos centrais; veja o pior cenário para o investidor

  • 4

    Copom confirma Selic a 14,5%: onde investir com segurança agora

  • 5

    Custos pressionam a Vale, mas metais básicos surpreendem; veja análises dos resultados no 1T26

Publicidade

Quer ler as Colunas de Evandro Mello em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Logo E-Investidor
Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Imagem principal sobre o Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Logo E-Investidor
Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: os alunos conseguem solicitar o cartão do programa pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: os alunos conseguem solicitar o cartão do programa pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o IR 2026: este grupo de pessoas tem grandes chances de receber a restituição no 1º lote
Logo E-Investidor
IR 2026: este grupo de pessoas tem grandes chances de receber a restituição no 1º lote
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: é possível consultar se o dinheiro está rendendo pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: é possível consultar se o dinheiro está rendendo pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: como funciona o rendimento do dinheiro de quem decide permanecer na conta poupança?
Últimas: Colunas
Por que só os FIDCs de primeira linha sobreviverão nos próximos 10 anos
Fabrizio Gueratto
Por que só os FIDCs de primeira linha sobreviverão nos próximos 10 anos

O avanço dos FIDCs para R$ 800 bilhões marca o fim do amadorismo e exige tecnologia para enfrentar a alta inadimplência

30/04/2026 | 14h34 | Por Fabrizio Gueratto
ETFs no Brasil: crescimento consistente e uma alternativa eficiente para o investidor
Einar Rivero
ETFs no Brasil: crescimento consistente e uma alternativa eficiente para o investidor

Patrimônio mais que dobra em dois anos, base de investidores avança e diversificação consolida ativo como peça cada vez mais relevante na carteira do brasileiro

29/04/2026 | 14h22 | Por Einar Rivero
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?
Vitor Miziara
Ibovespa sobe no ano com dinheiro de fora — mas o barato já ficou para trás?

Fluxo estrangeiro explica a alta do ano, não os fundamentos. Com o valuation já acima da média, o investidor precisa recalcular o jogo

28/04/2026 | 17h45 | Por Vitor Miziara
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta
Marco Saravalle
A (última?) decepção com o Banco do Brasil reacende o alerta

Após frustrar expectativas, banco lança dúvidas sobre risco político e enfraquece a tese de dividendos

27/04/2026 | 14h18 | Por Marco Saravalle

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador