Multiplicando Sonhos

Evandro Mello é CEO e fundador da Multiplicando Sonhos, associação sem fins lucrativos que tem como missão transformar a vida de jovens de escolas públicas através da educação financeira. Nascido na zona leste de São Paulo, é graduando em administração com ênfase em Comércio Exterior e estuda Psicologia Econômica e Tomada de Decisão.

Escreve aos sábados, a cada 15 dias

Evandro Mello

3 fatores importantes para alcançar seus objetivos em 2022

Neste Natal, quero compartilhar com vocês uma lição que aprendi sobre fé e que vai muito além da religião

Reflita sobre quais são seus reais desejos, aqueles que te trarão verdadeira alegria e fazem sentido com quem você é e a vida que quer ter. Foto: Envato
  • É por você ter fé no seu trabalho e acreditar que ele vai te proporcionar um salário no final do mês, por exemplo, que você levanta cedo todos os dias e encara trânsito, ônibus e trem lotados para chegar até o seu trabalho
  • Essa fé pode ser em muitas coisas: na construção de uma família para ter uma vida feliz, no estudo como base de ascensão social, no empreendedorismo

O Natal e o ano novo trazem consigo uma mensagem de transformação importante. Saiba como tirar as metas para 2022 do plano das ideias e trazê-las para a prática.

Neste Natal, quero compartilhar com vocês, meus leitores, uma lição que aprendi sobre fé e que vai muito além da religião: a fé nada mais é do que acreditar em algo que dê sentido às nossas ações e à nossa vida.

Sem fé, não levantamos da cama. É por você ter fé no seu trabalho e acreditar que ele vai te proporcionar um salário no fim do mês, por exemplo, que você levanta cedo todos os dias e encara trânsito, ônibus e trem lotados para chegar até o seu trabalho.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Essa fé pode ser em muitas coisas: na construção de uma família para ter uma vida feliz, no estudo como base de ascensão social, no empreendedorismo… Enfim, tudo o que fazemos, fazemos porque temos fé, porque acreditamos que aquilo tem um propósito e vai nos levar até onde queremos chegar.

A grande questão, no entanto, é que muitas pessoas não sabem ao certo onde querem chegar. Perdidas, elas seguem a fé de outras pessoas e definem objetivos que não são seus.

Essa é a primeira justificativa do porquê apenas 8% das pessoas conseguem concretizar o que idealizaram como metas de ano novo, como apontou um estudo da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (EUA). E também é a primeira coisa que você precisa mudar em si mesmo(a) se quiser fazer diferente em 2022.

Tenho certeza que muita gente está colocando, neste momento, “emagrecer” como meta para 2022. Porém, qual o motivo desse desejo? Uma vontade genuína de ter mais qualidade de vida, se tornar mais ativo fisicamente e consequentemente ter um corpo malhado, elevando a autoestima? Acredito que não.

A maioria das pessoas que colocam “emagrecer” como meta de fim de ano o fazem a partir da pressão estética que existe na nossa sociedade. E pior: se sentem tão mal com seus corpos que sequer se sentem capazes de mudá-los. Na verdade, se culpam. E todo ano, na lista de desejos, está lá: emagrecer.

Ao mesmo tempo, o segundo fator que leva as pessoas a não concretizar suas metas de ano novo é não dividir o objetivo final em metas menores e mais fáceis de concretizar. Voltando ao nosso exemplo: todo mundo sabe que é impossível emagrecer de um dia para o outro. É preciso perder quilo por quilo.

Esse “faseamento” da busca pelo objetivo deve ser considerado em um planejamento é importante não só para a concretização da meta em si, mas também para te dar confiança. É preciso comemorar cada etapa alcançada ou quilo perdido. Isso vai te dar gás para seguir adiante no seu objetivo.

Não menos importante, o terceiro fator que atrapalha as pessoas na hora de concretizar uma meta é a falta de flexibilidade. Explico: é normal ter um objetivo na vida e, ao longo dela, perceber que não é exatamente aquilo que queremos. Isso pode causar frustração e até paralisação, mas não deveria.

Imprevistos sempre acontecerão e se você desistir no primeiro obstáculo, jamais alcançará uma linha de chegada. Na verdade, deveríamos agradecer pelo fato da busca daquele objetivo inicial ter nos ajudado a nos conhecermos melhor. Enquanto estamos vivos, somos capazes de mudar quantas vezes quisermos.

Um exemplo marcante disso é um dos nossos alunos da Multiplicando Sonhos, Ryan Lucas. Quando o conheci, seu maior sonho desde muito cedo era cursar filosofia na USP. Era impactante o ver citando o filósofo Fernando Pessoa como uma música que você tão bem conhece que às vezes se pega cantando. Parecia que aqueles versos estavam impregnados em seu DNA.

Pouco depois de concluir o ensino médio, em 2020, com a sua dedicação e apoio dos seus pais, ele passou em primeiro lugar no vestibular da Fuvest para o curso de filosofia. Que grande sonho realizado!

Porém, dias atrás, voltei a conversar com Ryan e ele me contou que optou por pedir transferência para o curso de Direito em uma universidade privada. Apesar da nova opção também ser uma instituição de renome e um ótimo curso, fiquei um pouco surpreso com a notícia, afinal, o sonho dele sempre foi cursar filosofia na USP.

Foi então que o estudante me deu uma verdadeira aula e me mostrou aquilo que eu mesmo tinha dificuldade em enxergar: não há problema em mudar de sonho ou até mesmo mudar de rota para chegar onde queremos.

Na verdade, ele sempre quis ser professor e esse sonho continua, com seus planos de fazer mestrado e doutorado depois da faculdade. O que aconteceu foi que, durante o curso de filosofia, ele se interessou pela filosofia do Direito e percebeu que seria melhor cursar Direito e depois fazer um mestrado na área de estudo que sempre foi seu desejo.

Por fim, ele, que sempre amou poesias, compartilhou a seguinte comigo:

“Caminhante, são tuas pegadas

o caminho e nada mais;

Caminhante, não há caminho,

se faz caminho ao andar”

– Antonio Machado, poeta espanhol.

Mudança de mentalidade

Agora que você já sabe os principais pontos que levam as pessoas a deixarem suas metas de ano novo de lado, que tal colocar em prática alguns métodos na hora de fazer sua listinha de desejos para 2022?

  1. Esqueça o que os outros pensam a respeito e reflita sobre quais são seus reais desejos, aqueles que te trarão verdadeira alegria e fazem sentido com quem você é e a vida que quer ter;
  2. Coloque no papel as suas metas e as divida em metas menores a serem conquistadas ao longo do ano. Determine possíveis caminhos para chegar até elas e, se possível, tenha um plano B e C;
  3. Tenha foco nas suas metas mas não se deixe cegar por elas. O novo ano te guarda coisas que você não é capaz de prever, por isso, busque trabalhar a sua capacidade de adaptação e não seja tão rígido consigo mesmo.

Neste Natal, além de pedir por transformações na sua vida concreta, foque principalmente em mudar a sua mentalidade e a forma como você executa as coisas. Quando você tiver o controle sobre isso, não tenha dúvidas, nenhuma meta de ano novo será impossível. E bora colocar no papel as tão sonhadas metas financeiras, hein?

Ah, e se lembre do Ryan: durante a jornada podemos recalcular o trajeto e se tiver mudanças de rotas, respeite, não tenha medo de se readequar, mudar e seguir, mas nunca desistir! Fácil nunca vai ser, mas acredite esse vai ser o seu ano!

Boas festas!