Multiplicando Sonhos

Evandro Mello é CEO e fundador da Multiplicando Sonhos, associação sem fins lucrativos que tem como missão transformar a vida de jovens de escolas públicas através da educação financeira. Nascido na zona leste de São Paulo, é graduando em administração com ênfase em Comércio Exterior e estuda Psicologia Econômica e Tomada de Decisão.

Escreve aos sábados, a cada 15 dias

Evandro Mello

Você já fez um raio-X da sua vida financeira?

O Registrato é um sistema do Banco Central que mostra todos os registros financeiros que existem em seu nome

Saber onde buscar informações é, talvez, um dos conhecimentos mais importantes do nosso século. Foto: Envato Elements
  • A maioria das pessoas têm conta aberta em mais de um banco e nem sequer se lembra de todas elas
  • O relatório do Registrato é como um exame de imagem, só que da sua vida financeira. Ele mostra todos os empréstimos e financiamentos que existem no nome de uma pessoa
  • Além de estudar sobre gestão financeira, juros e investimentos, é imprescindível estudar a si mesmo se quer tomar as rédeas do seu dinheiro

Saber onde buscar informações é, talvez, um dos conhecimentos mais importantes do nosso século. A internet tornou as pesquisas muito mais fáceis, mas também aumentou a sua complexidade, já que existe uma infinidade de canais e informações para cada tema que você digita no Google.

Ao mesmo tempo, temos tantos registros em diferentes redes sociais, sites e instituições financeiras, que por vezes perdemos o controle. A maioria das pessoas têm conta aberta em mais de um banco e nem sequer se lembra de todas elas. Isso sem falar das agências de empréstimos, corretoras de investimentos e/ou seguros.

No nosso programa de educação financeira da Multiplicando Sonhos, trabalhamos a ideia de controle e gestão sobre as finanças, o que passa por saber todos os registros, dívidas, financiamentos e contas bancárias que há no nome de uma pessoa.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Neste momento das aulas, para a minha surpresa — ou nem tanto — muita gente não sabe sequer quais as dívidas que possui. E descobrimos isso quando apresentei aos alunos o Registrato, um sistema regulado pelo Banco Central do Brasil onde você pode consultar, de graça, todas as suas informações financeiras.

O relatório do Registrato é como um exame de imagem, só que da sua vida financeira. Ele mostra todos os empréstimos e financiamentos que existem no nome de uma pessoa, bancos em que possui conta, chaves Pix cadastradas, dívidas com órgãos públicos federais, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira.

Informação é poder

É impossível ter o controle sobre qualquer coisa na vida sem informação. Afinal, é o que nos mune para tomar boas decisões e criar estratégias eficientes. No caso das finanças, ela é primordial.

Além de estudar sobre gestão financeira, juros e investimentos, é imprescindível estudar a si mesmo se você quer tomar as rédeas do seu dinheiro. Como dizia a minha avó: antes de querer fazer qualquer coisa, é preciso aprender a arrumar e manter organizado o seu próprio quarto.

Por isso, utilizar informações como as que o Registrato fornece para fazer um Raio-X sobre a sua vida financeira pode ser o primeiro passo para a construção de um planejamento financeiro sólido.

O sistema também guarda registros sobre pessoas jurídicas. Ou seja, na hora em que você estiver pronto para sair do seu quarto, antes de fazer negócio com uma determinada empresa, é possível buscar informações confiáveis sobre ela por meio do sistema.

Para acessar e ver seus relatórios, faça o login no site do Registrato. Depois me conte: você tinha noção de tudo o que consta no seu relatório?

Se não, é hora de pegar o seu caderninho de finanças, registrar tudo e tomar as rédeas da sua vida!

Vamos lá conferir e ver se está tudo bem com sua saúde financeira?