Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto tem quase 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, autor do livro “De Endividado a Bilionário”, fundador da Gueratto Press e criador do Canal 1Bilhão, com quase 21 milhões de visualizações no YouTube

Escreve semanalmente às quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

Crise na Bolsa de Valores: está na hora de comprar ou vender ações?

Enquanto alguns investidores entram em desespero, outros aproveitam o momento para analisar boas oportunidades

Foto: Shutterstock/Immersion Imagery/Reprodução

No mês de setembro, a Bolsa de Valores brasileira (B3) teve a sua pior performance desde março do ano passado, quando se deu início a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). Sendo assim, a mesma encerrou o mês com uma perda acumulada de 6,57%.

Por conta disso, muitos investidores estão preocupados com as suas ações e acham que vão terminar o ano com a carteira no negativo. Enquanto alguns especialistas do mercado afirmam que esse é o momento ideal para comprar novas ações, outras acreditam que o melhor a se fazer agora é esperar. Mas, afinal, o Ibovespa ainda pode retornar das cinzas?

O que está acontecendo com as bolsas mundiais?

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Não é só o Brasil que vem passando por um momento econômico difícil. Essa é uma história que já estava sendo discutida no mercado há um tempo. No entanto, veio tudo de uma vez. A crise imobiliária chinesa, que se iniciou com a notícia de que a Evergrande, uma das maiores empresas do setor no país, iria dar calote no Brasil. Além disso, o país asiático ainda reduziu a compra de commodities, o que afetou o desempenho de nossas mineradoras e empresas exportadoras de matérias-primas.

Por outro lado, enfrentamos também uma crise interna, causada pela falta de energia elétrica e a aproximação das eleições presidenciais de 2022. As quedas surpreendentemente não foram puxadas por fatores internos brasileiros, mas sim um pessimismo com os Estados Unidos, com a alta dos juros e a redução de estímulos econômicos. Então, no geral, o cenário não está muito favorável para o investidor.

Valorização da renda fixa

Aqui no Brasil, estamos vendo a Selic subindo, e muita gente quer voltar para a renda fixa, mas temos de analisar o juro real. Acredito que o investidor deve sim voltar a olhar para a renda fixa com mais atenção, pois existem algumas opções que estão pagando até mais de 15% ao ano, com a rentabilidade bruta. Sendo assim, é possível sim tirar mais de 6% acima da inflação.

A Selic a 2% ao ano é uma coisa,  e a taxa de juros terminando o ano próximo dos 10% é outra. O jogo muda e está correto mudar de estratégia. Agora, falar que esse tipo de investimento é perda de tempo, isso é uma ideia errônea, principalmente se estivermos falando de uma reserva de emergência.

Apesar da Bolsa ter tido essa queda recentemente, os investidores só pegaram o bull market (momento de grande queda, seguido por alta) até agora, por conta da pandemia da covid-19. Vamos supor que um investidor deixe certa quantia de dinheiro aplicada em ações hoje e daqui a 10 anos as mesmas tenham desvalorizado gradualmente. Para segurar essa possibilidade, é importante ter ações de empresas sólidas, com o potencial de crescimento grande. Além do mais, é importante fazer uma diversificação dentro da própria diversificação.

O que fazer com as ações agora?

Algumas ações parecem que não vão render no curto prazo, mas se olhar a parte qualitativa e as possibilidades, tem muita coisa com potencial ficando barata. No momento, o importante é saber analisar boas oportunidades, empresas sólidas e que podem render no futuro.

Assista ao vídeo exclusivo sobre o fim do bil market: https://www.youtube.com/watch?v=lQjPXuogWDY

Leia mais sobre a queda da bolsa de valores.