Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto tem quase 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, autor do livro “De Endividado a Bilionário”, fundador da Gueratto Press e criador do Canal 1Bilhão, com quase 21 milhões de visualizações no YouTube

Escreve semanalmente às quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

Qual é o melhor investimento para o 13° salário?

É o momento de receber mais de 1% ao mês sem fazer esforço

Investimento diversificado pode ser boa opção para o 13º salário | Foto: Envato Elements
  • Não existe o melhor investimento, o que existe é uma carteira diversificada com renda fixa e renda variável
  • Um CDB que rende 100% do CDI pode render metade do que rende hoje daqui 1 ano, mas um investimento prefixado rende o combinado
  • Diversifique e aproveite as rentabilidades de mais de 1% ao mês e não tente prever o futuro

Saber qual é o melhor investimento para o 13° salário é a dúvida de muitos brasileiros. Mas essa não deve ser a primeira pergunta. Antes de tudo é preciso saber se você está endividado ou não, por um motivo muito simples.

Os juros da dívida sempre serão maiores do que a rentabilidade do investimento. Caso contrário, nenhuma instituição faria empréstimo, apenas aplicaria no mercado financeiro e seria mais rentável.

Taxa Selic x Investimentos

A grande verdade é que o caos também tem o seu lado bom. Enquanto a alta da taxa Selic detona a economia, pois o custo do dinheiro fica mais caro, os empresários investem menos e a população prefere deixar o dinheiro parado rendendo. Em contrapartida, esse é o paraíso do investidor que quer rentabilidade com baixo risco.

E vale dizer que até mesmo a renda variável pode se beneficiar através dos fundos imobiliários. Calma, vou explicar.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Quando você investe em um fundo imobiliário, como de tijolo em que existe um imóvel real por trás, na verdade, você é um dos proprietário. Como todo dono de um imóvel que está locado, recebe aluguel do inquilino.

A novidade é que muitos desses contratos são reajustados pelo IPCA, ou seja, pela inflação oficial medida pelo governo. A taxa Selic sobe justamente porque a inflação está alta e precisa frear o consumo. Entretanto, os fundos imobiliários podem ser beneficiados por tudo isso, mesmo sendo investimentos de renda variável.

Como ter mais de 1% ao mês na renda fixa?

Além disso, os investimentos de renda fixa viraram o paraíso dos rentistas com os prefixados e os pós-fixados rendendo mais de 1% ao mês. Neste momento 10% do CDI significa 13,65% ao ano, mais do que 1%. Eu sei o que você está pensando: a taxa Selic deve cair no futuro. E você pode estar certo. A previsão é esta, sim. Mas, como tudo no Brasil, aqui é a terra da imprevisibilidade. Tudo pode acontecer.

Respondendo a pergunta do título deste artigo. Não existe o melhor investimento. O que existe é uma carteira diversificada com renda fixa e renda variável.

Um CDB que rende 100% do CDI pode render metade do que rende hoje daqui 1 ano. É fato. Uma LCI atrelada a inflação também, se o IPCA desabar.

Mas um investimento prefixado rende o combinado, faça chuva ou faça sol. Embora as previsões mostrem que a taxa Selic e a inflação cairão nos próximos meses, isso não é uma garantia. E se tivermos uma crise aguda global, como uma piora na guerra da Rússia e Ucrânia e causar um desabastecimento de algumas matérias primas e uma disparada do petróleo? Vale a reflexão.

A importância da diversificação

Diversifique e aproveite as rentabilidades acima de 1% ao mês e não tente prever o futuro. Se alguém lhe falasse que em 2020 teríamos uma pandemia e todos ficariam dentro de casa, você chamaria a pessoa de louca. Se em 2022 alguém falasse que o Putin tentaria invadir um país vizinho e ameaçar uma guerra nuclear, a mesma coisa. O mundo é naturalmente instável. Sempre foi. Uma carteira antifrágil precisa resistir a tudo isso e seu 13° salário, também!

Assista aqui ao vídeo exclusivo sobre como ter renda extra investindo no tesouro direto.