Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto tem quase 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, autor do livro “De Endividado a Bilionário”, fundador da Gueratto Press e criador do Canal 1Bilhão, com quase 21 milhões de visualizações no YouTube

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Fabrizio Gueratto

A ação que subiu mais de 60% em 2022 e poucos investidores conhecem

O investidor precisa conhecer a revolução que acontece na Eletromídia

Eduardo Alvarenga, CEO da Elemidia. Foto: Gustavo Scatena/Eletromidia
  • Quando entramos em um elevador e vemos uma tela passando notícias e publicidade, ali provavelmente é um território da Eletromidia, empresa listada na B3 e que poucos investidores conhecem

Quando entramos em um elevador e vemos uma tela passando notícias e publicidade, ali provavelmente é um território da Eletromidia, empresa listada na B3 e que poucos investidores conhecem.

Impactando 22 milhões de pessoas todos os dias, a Eletromídia é uma potência, principalmente pela sua rápida expansão. O anunciante consegue atingir exatamente o público que deseja, ou seja, a mensagem tem um alto impacto e isso tem valor para o cliente.

Confesso que eu mesmo não tinha a exata noção do potencial da empresa. Durante a pandemia, ao invés de enxugarem custos e pararem os investimentos, aproveitaram para fazer a maior aquisição da história.

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Para contar o que está acontecendo, convidei o CEO, Eduardo Alvarenga, para uma entrevista exclusiva para a minha coluna.

O pior já passou? Em 2022 o investidor pode esperar números semelhantes a 2019?

A Companhia não possui projeção financeira pública (guidance). O terceiro trimestre de 2021 mostrou que o nosso resultado já estava próximo do patamar pré-pandêmico. Temos boas sinalizações para o ano de 2022, com o avanço da vacinação e consequentemente com mais pessoas circulando, somado ao crescimento de inventário da Eletromidia no período. Sempre buscamos nos adaptar junto aos consumidores e marcas para oferecer sempre a melhor solução em mídia out-of-home possível.

Temos como missão transformar os ambientes onde estamos, construindo valores e oportunidades de comunicação para clientes do trade publicitário, além de agregar conveniência e informação ao dia a dia das milhões de pessoas. Seguiremos firmes com esses propósitos e ainda mais fortalecidos com as aquisições que fizemos no ano passado.

Mesmo no meio da pandemia a Eletromidia continuou fazendo aquisições. Vocês aumentaram ainda mais a participação no mercado?

As aquisições foram estrategicamente importantes para o crescimento da Eletromidia, ampliando consideravelmente nossa força comercial e qualidade na entrega. Os investimentos foram pertinentes e em linha com a tese que norteou o nosso IPO no começo do ano, de aquisições que completem o catálogo de produtos oferecidos pela empresa.

O Itaú classifica as ações da Eletromidia como uma verdadeira barganha. Por quê?

Os analistas sell-side fazem análises independentes e assumem suas próprias projeções sobre as empresas com cobertura apoiados em informações públicas, conversas para tirar dúvidas com a própria companhia e em comparação com os pares internacionais que já operam em bolsa e possuem longo histórico de resultados disponíveis.

O que podemos ressaltar é o seguinte: nossos fundamentos de longo prazo permanecem sólidos, temos boas sinalizações para 2022 na medida em que os investimentos de expansão feitos em 2021 vão tomar forma.

Muito investidor conhece a Eletromidia mas não investe nas ações da empresa. Na sua opinião, o que ainda falta em relação ao investidor pessoa-física?

A Eletromidia é a primeira empresa do setor a listar na B3. A falta de pares comparáveis no Brasil, muitas vezes, dificulta o entendimento do modelo de negócio. Estamos trabalhando para aproximar o investidor pessoa física, através de comunicações proativas e mais educacionais.

O mais importante para nós é que estamos seguros de nossa estratégia de crescimento, baseada na ampliação de portfólio, novas parcerias, entrada em novos nichos de mercado e expansão qualificada de negócios, além do fortalecimento constante de um dos nossos principais ativos: nossos colaboradores. A marca Eletromidia é extremamente relevante e trabalhamos com muito afinco na consolidação de nossos serviços e possibilidades para os clientes. Sabemos que o longo prazo é feito de bons resultados de curto prazo, e o nosso programa é de médio a longo prazo. O foco predominante é atender aos clientes da melhor maneira. É isso que está pautando o nosso jeito de trabalhar e a nossa governança. Os resultados e a valorização das ações é uma consequência de todo esse trabalho.

Vocês compraram a Ótima, que cuida da publicidade dos pontos de ônibus em São Paulo, uma grande aquisição bem no meio da pandemia. Isso é um sinal que quando o mercado melhorar vocês irão avançar ainda mais ou o cenário econômico pouco importa?

O cenário econômico macro sempre importa, não podemos imaginar o contrário, mas temos uma visão de longo prazo, como já explicamos. Queremos estar sempre bem-posicionados para oferecer o que há de melhor para nossos clientes.

Com a aquisição, cuja conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições precedentes, incluindo a aprovação do CADE, a Eletromidia complementará sua presença na vertical de ruas e inaugura sua entrada no segmento de mobiliário urbano na cidade de São Paulo, principal mercado anunciante brasileiro. Dessa maneira, a empresa pretende entregar soluções completas nas ruas, transportes, elevadores, shoppings e aeroportos, para expandir seu portfólio no País.