Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto tem quase 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, autor do livro “De Endividado a Bilionário”, fundador da Gueratto Press e criador do Canal 1Bilhão, com quase 21 milhões de visualizações no YouTube

Escreve semanalmente às quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

A renda fixa morreu e outras falsas verdades do mercado financeiro

A última que ouvi numa live foi que o Ibovespa é coisa de mendigo. Sério

Quem deixou dinheiro rendendo no CDI de janeiro de 2012 até hoje teve uma rentabilidade de 122,50%. Foto: Envato

“Investimento em renda fixa, com liquidez diária não serve para nada”. “Renda fixa é perda fixa”. “Investimento em ações rende muito mais”.

Opa, calma. “Na verdade, o Ibovespa morreu. O que faz uma pessoa ficar rica rápido é o investimento em Bitcoin (BTC), Metaverso e NFTs“.

Não entendeu nada? Eu explico. Estas são algumas ‘falsas verdades’ que são disseminadas no mercado financeiro e que deixam o investidor mais confortável, pelo menos enquanto as coisas estão dando certo. A última que ouvi numa live foi que o Ibovespa é coisa de mendigo. Sério. Quem disse foi um investidor de Bitcoin, quando a moeda digital estava perto do topo histórico. Arrisco dizer que este investidor deve ter um patrimônio pequeno, mas mesmo assim tem certeza que descobriu a fórmula da Coca-Cola. Agora talvez esteja mais humilde após a queda de quase 50% da criptomoeda.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Estou falando tudo isso porque não existe uma única verdade no mundo dos investimentos. Isso se chama viés de confirmação. É quando nos agarramos a uma única coisa que nos dá conforto emocional e só buscamos informações que ressaltem que estamos certos.

No ano passado, o que mais ouvi foi que a renda fixa morreu. Não vou discutir, porque adoro os números. Quem deixou dinheiro rendendo no CDI de janeiro de 2012 até hoje teve uma rentabilidade de 122,50%.

E quem deixou na B3 (B3SA3), num ETF que segue o Ibovespa, teve uma rentabilidade de 75,06%. Isso sem falar no risco que o investidor de ações correu. Os dados são da plataforma Carteira Global.

Ficou em choque que um investimento simples como um fundo DI por exemplo rendeu quase o dobro o investimento em ações que é renda variável?

Bem-vindo ao mercado financeiro raiz. Isso não mostra que a renda fixa é melhor que a renda variável, não. Mas revela que a renda fixa é, foi e sempre será importante na carteira.

Talvez você pense. “Ah, o CDI rendeu mais porque antigamente a taxa Selic era muito alta, muita inflação”. Verdade. Mas se você considerar que até o começo do ano passado era impensável uma inflação beirando os 10% e a taxa Selic idem, você começa a entender que o mundo dos investimentos é completamente imprevisível e a sua carteira precisa estar preparada tanto para o coronavírus e para alguns malucos jogando aviões contra o World Trade Center como também para uma alta dos preços dos produtos no meio de uma das maiores crises globais da história. Isso é o mercado financeiro raiz, e não o contado nas redes sociais.

Por isso, montei um grupo exclusivo no WhatsApp, justamente para informar os investidores em tempo real de tudo o que está acontecendo no mundo dos investimentos. É gratuito. Vou deixar o link aqui.

Leia mais sobre a importância de começar a investir cedo aqui.