Depois do metaverso, a nova palavra em 2023 é inteligência artificial. Essa tecnologia é uma realidade e está mudando a forma de trabalho de diversos setore. Agora, ela está chegando no mercado financeiro e vai ajudar os investidores a terem mais rentabilidade nas suas carteiras e reduzirem o risco.
Leia também
Investir nada mais é que um jogo de equilíbrio entre risco e retorno. A Grana Capital, companhia de inteligência de dados para investidores da B3, acaba de lançar uma ferramenta inédita que interage com o usuário e auxilia na tomada de decisão.
Através do app Grana, o usuário poderá obter informações em tempo real de boas oportunidades e alertas de risco na carteira.
Publicidade
Na prática, a inteligência artificial do app está conectada à B3 e é alimentada por dados da CVM, com fatos relevantes, resultados de balanços de empresas e informações de casas de análise. Qualquer investidor poderá fazer perguntas para a I.A do tipo “como está o balanço da empresa X” ou “quais companhias de determinado setor estão pagando mais dividendos”.
Eu vejo isso como um super facilitador. A Economatia sempre fez um trabalho semelhante e extremamente útil para todo o mercado. Além disso, será possível programar tarefas e alertas como, por exemplo, sempre ser avisado quando determinada empresa soltar um fato relevante.
Esse é apenas o começo de uma revolução. Se essa tecnologia já tivesse disponível no passado, poderia ter evitado o prejuízo de muitos investidores. Sabemos que, no mercado financeiro, os boatos circulam antes dos fatos. Imagine que um determinado fundo de investimento tivesse diversos resgates, de grandes players. Eu gostaria de ser avisado pela inteligência artificial que um comportamento anormal está acontecendo com aquela gestora.
Acredite, estamos observando o começo de uma nova revolução que acontecerá no mundo dos investimentos.
Publicidade