Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto tem quase 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, autor do livro “De Endividado a Bilionário”, fundador da Gueratto Press e criador do Canal 1Bilhão, com quase 21 milhões de visualizações no YouTube

Escreve semanalmente às quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

Ações do Nubank subiram 25% por causa da saída da Anitta?

Anitta saiu do conselho da fintech, mas se tornou embaixadora da conta de pagamentos

Anitta deixa o Conselho do Nubank. Foto: Gary Hershorn/Pool via REUTERS/File Photo
  • Nubank anunciou a saída da Anitta do Conselho de Administração
  • Dar lucro nunca foi um problema para o Nubank, bastava ele rentabilizar a carteira
  • O risco versus o retorno da empresa não compensa

O Nubank anunciou a saída da Anitta do Conselho de Administração, mas explicou que ela vai ficar como embaixadora, ou garota propaganda.

Em um artigo que fiz ano passado critiquei a entrada dela por não ter sido construído uma narrativa (storytelling) relacionando a cantora com a educação financeira, algo que poderia ter sido feito em apenas três meses. Porém, associar a alta das ações do Nubank com a saída da Anitta ou significa pura ignorância do que está acontecendo com a empresa ou fanatismo político.

Dar lucro nunca foi um problema para o Nubank

O Nubank teve uma forte subida em função dos números apresentados. A empresa deu lucro de US$ 17 milhões. Como eu já havia escrito por diversas vezes, dar lucro nunca foi um problema para o Nubank. Bastava ele parar de crescer a sua base de clientes e rentabilizar a carteira que já possui.

O grande desafio, na verdade, está em conseguir entregar lucro suficiente para justificar não somente o preço do papel no IPO (Oferta Inicial de Ações), como também a valorização futura. E isso é um problema difícil de resolver.

O risco versus retorno do Nubank compensa?

O corte na rentabilidade na NuConta nos primeiros 30 dias é apenas um indicativo do que está por vir. Banco foi feito para dar lucro, independente do storytelling. Por enquanto, eu particularmente acho que o risco versus o retorno da empresa não compensa.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Quando a Selic, a taxa básica de juros, está em quase 14% e diversas ações pagando mais de 15% de dividendos, a alocação de dinheiro fica muito mais delicada. Não basta acreditar que uma empresa irá crescer. É preciso analisar o custo de oportunidade e neste momento isso não favorece as empresas de tecnologia.

Sim, o Nubank não é visto como um banco, mas como uma fintech!

Assista ao vídeo exclusivo sobre o novo rendimento da NuConta e veja simulações: