O que este conteúdo fez por você?
- Em breve, a Petrobras será obrigada a subir os valores dos combustíveis, acompanhando os preços internacionais
- Com estrutura de extração de petróleo pronta, a Petrobras não demanda grandes investimentos, podendo gerar altos dividendos
- Risco da empresa está ligado ao novo presidente da república e ao que ele pode fazer em relação a política de preço
O barril de petróleo está subindo e poucos investidores da Petrobras (PETR3 e PETR4) estão atentos. O valor já bateu US$ 90, maior patamar desde junho deste ano. A tendência é que a alta continue.
Leia também
Como sabemos, o preço de qualquer coisa é regulado pela oferta e a demanda. A Opep+, que é a organização dos países exportadores de petróleo, muitas vezes corta parte da produção simplesmente para elevar os preços.
E é exatamente isso o que está acontecendo agora. Estão gradativamente cortando a produção e devem cortar mais de 1 milhão de barris em breve.
Publicidade
Há vantagens e desvantagens nesta decisão e o investidor precisa estar atento. Se os combustíveis voltarem a subir, inevitavelmente a inflação vai voltar. O transporte de produtos no Brasil é feito majoritariamente por via terrestre. Se o preço do diesel sobe, o frete é repassado para o consumidor.
O preço do litro do combustível caiu nos últimos meses e não voltou a subir, mesmo com o reajuste do barril de petróleo. Isso significa, que, em breve, a Petrobras será obrigada a subir os preços. Não vai ter como segurar.
Neste momento, estamos defasados em relação aos preços internacionais e em algum momento isso precisará ser resolvido.
A Petrobras (PETR3 e PETR4) vai continuar pagando bons dividendos?
Publicidade
Na prática, a atual decisão da Opep+ significa que os investidores poderão receber dividendos gordos em relação aos papéis PETR3 e PETR4. Afinal, a demanda por petróleo vai aumentar com a diminuição de produção.
Além disso, a estrutura de extração de petróleo da Petrobras já está pronta. Neste momento, a empresa não demanda grandes investimentos.
O risco da empresa neste momento está ligado a quem será eleito presidente no próximo dia 30 de outubro e ao que ele pode fazer em relação a política de preços ou se tentará mudar o estatuto da companhia, que blinda a Petrobras de interferências governamentais.
Confira as ações que pagam dividendos acima da Taxa Selic neste link.
Publicidade