Publicidade

Colunista

A Petrobras vai reduzir os dividendos e o investidor precisa se preparar

Na companhia de petróleo, tudo pode mudar com uma canetada, independente do governo no poder

Petrobras (PETR4) paga 2ª parcela de dividendos bilionários; veja valor por ação. Foto: REUTERS/Sergio Moraes
Petrobras (PETR4) paga 2ª parcela de dividendos bilionários; veja valor por ação. Foto: REUTERS/Sergio Moraes

A Petrobras (PETR3; PETR4) é uma das empresas mais controversas da B3 (B3SA3). Alguns analistas acreditam que o risco de ingerência já está no preço, enquanto outros recomendam a máxima distância dessas ações.

Agora, deve haver alterações na política de dividendos. Para a Petrobras (PETR3 e PETR4) extrair do pré-sal um barril de petróleo, o custo atual é de US$ 2,7. Esse valor caiu nos últimos 10 anos e o Brasil está entre os países com o menor custo de extração do mundo. No total, produzimos cerca de 3,2 milhões de barris por dia, mas podemos ampliar esta capacidade facilmente caso haja demanda.

Estou lembrando disso porque a justificativa para a Petrobras reduzir os dividendos pagos aos acionistas seria o fato de é necessário usar o dinheiro para investir.

Publicidade

Estranho é que, até o ano passado, a direção da empresa conseguiu pagar gordos dividendos e nem por isso parou de investir. Na verdade, grandes empresas como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3 e PETR4) nunca deixam de fazer isso.

O que ocorre é que, quando a estrutura de extração de commodities está bem consolidada, o volume de investimentos diminui. Isso é natural. Se as plataformas de petróleo já estão em operação, não faz sentido investir em novas plataforma de petróleo.

É é preciso entender se existe mesmo uma necessidade de grandes investimentos por parte da Petrobras a ponto de tirar dividendos dos acionistas ou é apenas uma estratégia da empresa para usar os dividendos para colocar dinheiro na economia e assim gerar empregos e impostos.

Quem investe na estatal precisa entender que será praticamente impossível receber o percentual de dividendos de 2022. Arriscaria dizer que isso vale pelo menos até o ano de 2026, ano de eleição presidencial.

Publicidade

Investir nas ações da Petrobras é entender que a análise técnica e a análise fundamentalista tem algum sentido até a página 2, pois uma canetada pode fazer tudo mudar. Até mesmo no governo anterior, que era de direita, existia uma pressão para que o preço dos combustível fossem reduzidos à força. Sempre será desta maneira enquanto a empresa for de economia mista, com o controle governamental.

Para o investidor que não quer correr este tipo de risco, mas gosta do setor de petróleo, vale a pena olhar para PetroReconcavo (RECV3) e Prio (PRIO3).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?