O que este conteúdo fez por você?
- Grupo Globo recentemente comprou uma fatia da empresa
- A Eletromidia (ELMD3) é famosa por suas telas espalhas por shoppings, prédios, aeroportos e pontos de ônibus
- Os papéis da empresa valorizaram mais de 60% nos últimos meses e estão entre as maiores altas da B3 (B3SA3)
O rally do Ibovespa voltou a animar os investidores. Nos últimos 6 meses o índice subiu pouco mais de 12%, enquanto algumas ações subiram muito mais do que isso. Entre os destaques, estão as empresas do setor financeiro, como BTG (BPAC11) e XP (XPBR31).
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Porém, existe uma ação que valorizou mais de 60% e está entre as maiores altas da B3 (B3SA3) nos últimos meses: a Eletromidia (ELMD3), famosa por suas telas espalhas por shoppings, prédios, aeroportos e pontos de ônibus. A empresa sofreu muito na pandemia, quando a circulação de pessoas simplesmente parou. Agora, parece que o jogo virou.
Diferentemente de outras empresas de mídia, a Eletromidia leva uma vantagem frente aos seus concorrentes que disputam a atenção dos consumidores, por um motivo muito simples. As telas estão instaladas em locais estratégicos, como um elevador, por exemplo, que é um espaço pequeno, geralmente com pessoas que você não conhece e que muitas vezes o celular não funciona.
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É natural que as pessoas olhem para a tela que está passando informações. No aeroporto, a mesma coisa. Ninguém quer perder o voo, que muitas vezes muda por diversas vezes o portão de embarque. É natural olhar a TV com as informações e ali, querendo ou não, mais uma vez, você é impactado pela Eletromidia.
Para entender melhor o que está acontecendo com esta ação e os planos da companhia, fiz uma entrevista exclusiva com o Ricardo Winandy, CFO da Eletromidia. Confira:
1. Por que a ação da Eletromidia subiu mais de 60% em 6 meses enquanto o Ibovespa andou somente 12%?
O mercado de renda variável é influenciado por diversos fatores, não só macroeconômico, e nem sempre relacionado a fundamentos. Qualquer explicação acaba sendo simplificada e com base no que conseguimos observar de forma direta. É impossível atribuir um único fator para esse tipo de movimento no preço de ações.
Podemos pontuar que fechamos o ano de 2022 com um crescimento importante de resultado em relação a 2021: de 79% de Receita Bruta, atingindo R$ 874 milhões, fechando o ano com um Ebitda ajustado em 2,9x o que havíamos feito em 2021, com R$ 252 milhões, e margem de 31%, com uma geração de caixa operacional relevante. E, no primeiro trimestre de 2023 seguimos o ritmo de crescimento, com uma receita 48,5% acima do ano anterior e com Ebitda ajustado de 5,4x o que havíamos feito no mesmo período.
Esse crescimento é resultado dos investimentos realizados ao longo de 2022. Como a aquisição do contrato de abrigo de ônibus em São Paulo, em abril do ano passado, a digitalização dos ativos em ruas, o início da instalação das principais concessões que ganhamos nos últimos meses, levando ao crescimento da nossa presença nacional em mobiliário urbano de três praças antes da abertura de capital para mais de dez principais centros urbanos com alto grau de digitalização.
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Também crescemos significativamente nossa presença em edifícios residenciais ao longo dos dois últimos anos, uma vertical relativamente nova que lançamos em 2016.
Além do crescimento do inventário, podemos citar a retomada da audiência, que era esperada com a queda das restrições de circulação de pessoas, com impacto positivo para o setor, dada a volta dos eventos e da presença de pessoas em ambientes como edifícios comerciais e shoppings.
Todo esse movimento está alinhado com nossa tese de crescimento de relevância da empresa e do setor de OOH (Out Of Home) dentro do mercado publicitário que, junto com as nossas iniciativas de tecnologia, reduzem as fricções de compra, melhorando a experiência dos nossos anunciantes.
2. A aquisição da Otima se confirmou uma estratégia eficaz para aumentar o alcance da Eletromidia nas ruas?
Com a aquisição da Otima, a Eletromidia complementou sua presença na vertical de ruas e inaugurou sua entrada no segmento de mobiliário urbano na cidade de São Paulo, com a empresa que já era umas das principais do segmento no mercado local de OOH (out of home, na sigla em inglês).
Com a aquisição, a Eletromidia teve acesso a novos pontos de mídia, permitindo que a empresa aumentasse seu inventário de painéis publicitários no principal mercado anunciante brasileiro, alcançando um público diversificado e de grande impacto para clientes e parceiros. Isso em uma cidade que conta com a Lei Cidade Limpa e só é possível realizar publicidade via contratos de concessão de longo prazo, como o que foi adicionado à base.
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Vimos também uma oportunidade de modernizar rapidamente a mídia, triplicando a base de ativos digitais do contrato já no primeiro ano, oferecendo um serviço mais moderno, com flexibilidade e maior impacto para o anunciante. Uma estratégia que se mostrou acertada, com a vertical passando a ser a mais representativa no nosso mix de vendas num curto prazo.
3. Está no radar da empresa novas aquisições?
Estamos sempre avaliando possibilidades de expansão do nosso core business, seja por meio de aquisições ou por meio de licitações e concessões, mas também novos contratos. Faz parte do dia a dia do nosso time avaliar oportunidades de expansão do nosso alcance em diferentes perfis de audiência e geografia em todas as verticais, assim como avaliação de novas possíveis verticais de atuação.
Temos no nosso pipeline de oportunidades também negócios que possam agregar nas nossas iniciativas de tecnologia, e avanço na agenda de dados e métricas. Além de ideias que se alavanquem nas nossas vantagens competitivas e relações de parcerias desenvolvidas ao longo dos anos.
4. O grupo Globo agora é um dos sócios da Eletromidia. Como a empresa se encaixa dentro da estratégia deles?
A aquisição de uma parte da Eletromidia pelo Grupo Globo indica um interesse estratégico por parte da Globo em expandir sua presença em outras verticais no mercado de mídia, marcando a sua entrada no segmento de Out Of Home, uma das mídias com previsão de contínuo ganho de representatividade no mercado publicitário para os próximos anos.
A Eletromidia é a empresa líder no mercado de Out Of Home no Brasil, com uma forte presença em todo o mercado nacional e nas quatro verticais do setor. Além de ser, assim como a Globo, uma empresa brasileira, atualmente a única adtech listada na bolsa brasileira. Com a participação que passarão a ter no Conselho e Comitê Estratégico da empresa, sem dúvida vão poder agregar muito para a evolução da empresa e do setor como um todo.
5. Recentemente vocês anunciaram uma parceria estratégica com o TikTok para as comemorações dos 30 anos de carreira da Ivete Sangalo. Vocês pretendem investir mais neste tipo de cross entre mídias?
Hoje o OOH se integra muito bem com diversas mídias, principalmente a digital com foco em mobile. Apesar de o OOH ser um meio próprio, ele colabora de forma complementar aos outros meios. As marcas estão buscando cada vez mais campanhas omnichannel que atinjam os consumidores onde eles estiverem.
Por exemplo, o OOH e o online podem trabalhar em conjunto para apresentar uma mensagem ao consumidor durante sua jornada diária e levá-lo a um site por meio de um QR Code ou para mídias sociais, como é o caso da parceria com o TikTok. O mercado publicitário trabalha de forma inovadora para buscar novos meios de trabalhar em conjunto para oferecer cada vez mais opções de formatos, frequência e criatividade nas entregas.
6. Como você enxerga a Eletromidia daqui 5 anos e por que o investidor precisa ficar de olho nas ações da empresa?
Estamos muito otimistas com o futuro do OOH. A tecnologia tem muito a agregar para a empresa e o setor, seja através de melhores soluções de dados e métricas com o uso de sensores, dados geolocalizados com o target identificado, ou mesmo uso de soluções de inteligência artificial para organizar os dados da melhor forma para os nossos clientes.
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Com a simplificação e automatização do processo de venda, uso de inteligência artificial para desenvolvimento do projeto criativo, poderemos cada vez mais reduzir nosso custo de venda e atender uma gama maior de clientes de forma mais eficiente, ampliando nosso mercado endereçável. Além de poder oferecer um serviço cada vez de maior qualidade para nossos parceiros, a exemplo do lançamento que anunciamos recentemente com o uso de inteligência artificial para simplificar o processo de criação de comunicados para condôminos.
Desde o início de 2022, nós temos avançado na ampliação da nossa atuação em mercados importantes e na vertical de ruas. E com o desenvolvimento da infraestrutura brasileira, cada vez mais poderemos acessar uma audiência maior com uma mídia de qualidade. Só o ano passado ganhamos três concessões relevantes, e já nesse ano anunciamos a entrada em quatro novos mercados.
Atualmente, a Eletromidia impacta cerca de 27 milhões de pessoas diariamente. São quase 65 mil telas, sendo 47 mil digitais, distribuídas em 78 cidades pelo Brasil, o que representa mais de 70% do inventário de OOH do Brasil. E seguiremos investindo em projetos de longo prazo, com maior rentabilidade e ampliando o uso tecnologia no setor.