Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto tem quase 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, autor do livro “De Endividado a Bilionário”, fundador da Gueratto Press e criador do Canal 1Bilhão, com quase 21 milhões de visualizações no YouTube

Escreve semanalmente às quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

Por que privatizar a Petrobras deixaria a gasolina ainda mais cara

Sou a favor da privatização, pelo ganho de eficiência, mas dizer que isso deixaria o combustível mais barato é mentira

Saiba exatamente como é definido o preço da gasolina que você paga e os fatores que recaem sobre essa conta.
  • Diferentemente do que muita gente fala sobre a privatização da Petrobras (PETR3 e PETR4), esse processo levaria entre três e quatro anos para ser concluído
  • Se a Petrobras fosse privatizada hoje, a gasolina, o diesel e o álcool estariam ainda mais caros. Essa é a dura realidade

O presidente da Petrobras (PETR3 e PETR4), José Mauro Coelho, renunciou ao cargo na segunda-feira (20)  e obviamente existem somente dois motivos para isso:  o primeiro pode ser um pedido do presidente Jair Bolsonaro para que ele deixe o cargo de forma honrosa, e o segundo é uma iminente influência do governo federal para reduzir o preço da gasolina e do diesel na marra.

Para acalmar a população, estão propondo uma CPI para investigar a empresa e a possibilidade de privatização. Sinceramente, nunca tinha visto uma CPI ser proposta para investigar uma empresa semiestatal, altamente lucrativa e que segue a mesma política de preços de todas as petrolíferas ao redor do mundo.

O fato é que, ao contrário do que muitos pensam, não é culpa do Bolsonaro o alto preço dos combustíveis, mas em ano de eleição, quando dói no bolso a população precisa culpar alguém e para se reeleger, o presidente por sua vez precisa apresentar uma defesa. Para entender como é composto o preço do combustível, é necessário avaliar três variáveis principais. A primeira é o barril de petróleo, que é o mesmo preço em qualquer lugar do planeta. A segunda é o dólar, pois como toda commodity, o preço é na cotação da moeda americana. A terceira variável são os impostos, tanto os federais, quanto  os estaduais, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

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Petrobras (PETR3 e PETR4) pode ser privatizada?

Diferentemente do que muita gente fala sobre a privatização da Petrobras (PETR3 e PETR4), esse processo levaria entre três e quatro anos para ser concluído. Além disso, o combustível ficaria mais caro do que está hoje por um simples motivo: o preço da gasolina e do óleo diesel estão mais baratos do que deveriam estar. Isso quer dizer que, na prática, já existe uma interferência do governo para segurar os preços.

O aumento mais recente, na semana passada, só ocorreu porque com a subida do barril de petróleo a diferença ficou insustentável. Coincidência ou não, o aumento aconteceu no meio de um feriado, justamente no período em que as pessoas estão emocionalmente mais desligadas das notícias.

Se a Petrobras fosse privatizada hoje, a gasolina, o diesel e o álcool estariam ainda mais caros. Essa é a dura realidade. A única alternativa é a redução do ICMS ou então um ICMS flutuante, que reduz o percentual cobrado quando os preços sobem. Sou a favor da privatização, pelo ganho de eficiência e transparência, mas dizer que isso deixaria o combustível mais barato é uma grande mentira.

Assista ao vídeo exclusivo para saber se a privatização da Petrobras (PETR3 e PETR4) é a melhor opção: