Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto tem quase 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, autor do livro “De Endividado a Bilionário”, fundador da Gueratto Press e criador do Canal 1Bilhão, com quase 21 milhões de visualizações no YouTube

Escreve semanalmente às quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

Se o Putin fosse um investidor, teria quebrado igual ao Eike Batista

A certeza dos acontecimentos futuros faz o mais poderoso dos homens cometer erros amadores

O presidente da Rússia, Vladimir Putin. Foto: AP
  • Ele fez uma análise de risco e sabia que sanções seriam impostas pelo ocidente. Porém, sua avaliação de danos foi muito otimista e se ele fosse um investidor, teria quebrado, assim como Eike Batista
  • Putin errou na sua análise de risco. Não previu que a resistência ucraniana seria tão forte

A guerra entre Rússia e Ucrânia precisa ser analisada além do óbvio. É nítida a insanidade de alguém que pensa em fazer uma guerra logo após o mundo ter passado pela guerra do coronavírus (COVID-19). É totalmente insano.

Porém, precisamos também enxergar que o maior erro que Putin comete é o mesmo que faz os investidores, principalmente da B3 (B3SA3) e do Bitcoin (BTC) e outraa criptomoedas quebrarem: a análise de risco mal feita.

Passado não garante futuro

Primeiramente, devemos entender que o passado não garante o futuro, mas nos fornece uma boa base do que pode acontecer. Putin é neto do cozinheiro particular de Lenin e Stalin, conhecidos ditadores da União Soviética, ou seja, mesmo de uma origem humilde, convivia de perto com o poder e o totalitarismo. Isso, em parte, explica muitas coisas, como o fato de estar 20 anos no poder eleito “democraticamente”. Mas vamos direto ao ponto. A guerra entre Ucrânia e Rússia.

Com receio que a Ucrânia, que já pertenceu a União Soviética, se juntasse à Otan, organização militar nascida justamente para se proteger e atacar o comunismo, Putin resolveu se antecipar e atacar.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Sim, ele fez uma análise de risco e sabia que sanções seriam impostas pelo ocidente. Porém, sua avaliação de danos foi muito otimista e se ele fosse um investidor, teria quebrado, assim como Eike Batista.

Putin errou em sua análise de risco

Putin, na sua soberba, como muitos investidores que têm viés de confirmação, acreditava que teria o plano perfeito. Invadiria a Ucrânia em apenas 4 dias, em função de seu poderio militar muito superior. O ocidente imporia algumas sanções econômicas, mas logo após derrubar o governo ucraniano e implantar um novo pró-Rússia, usaria de ameaças para que as sanções econômicas fossem retiradas. Em uma semana o problema estaria resolvido e mostraria ao mundo que a grande potência da guerra fria estava ressurgindo.

Porém, Putin errou na sua análise de risco. Não previu que a resistência ucraniana seria tão forte a ponto de o exército russo ficar próximo de Kiev, a capital e mesmo assim não conseguir invadi-la. Não analisou que milhares de soldados seus morreriam em combate. Não imaginava que o mundo se uniria contra a guerra, a ponto de ser o homem mais odiado do momento. Putin, apesar de saber que sofreria sanções econômicas, não pensou no tamanho.

Bancos russos sendo banidos da Europa, bens de bilionários bloqueados, exclusão de algumas instituições financeiras do sistema global de transações financeiras. Ataques hackers contra empresas e sites do governo vindos de todas as partes do mundo. Desvalorização da moeda a ponto de valer a mesma coisa que um peso argentino. Além disso, não previa a ajuda militar para a Ucrânia vinda de diversos países.

Até Putin comete erros amadores?

A Rússia não vai quebrar, pois provavelmente Putin será obrigado a recuar e fazer um acordo para acabar com o conflito. Mas se fosse um investidor, Putin já estaria morto. Inteligência e dinheiro desmoronam se o emocional atrapalha a análise de risco. A certeza dos acontecimentos futuros faz o mais poderoso dos homens cometer erros amadores.

Leia mais sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia aqui 

Quer ficar por dentro de todos os impactos da Rússia X Ucrânia nos seus investimentos? Entre agora no meu grupo gratuito de WhatsApp aqui