Este texto foi enviado primeiro para assinantes da newsletter “É Noite no Condado”, disparada todas as noites, de segunda a sexta-feira. Para receber na sua caixa de e-mail o melhor do mercado financeiro com comentários exclusivos do Faria Lima Elevator, cadastre-se gratuitamente.
Leia também
Amanheceu, Condado!
Ainda não dá para entender se a notícia é boa ou ruim. Talvez você consiga interpretar melhor: vacinação no Brasil começaria a partir de março do ano que vem, informou a Fiocruz. Isso significa um primeiro trimestre nas condições iguais às atuais. Já o segundo trimestre serviria para garantir a imunização das 130 milhões de pessoas. Logo, volta ao normal só na segunda metade de 2021 – não quero nem pensar nas escolas… Para a saúde pública, um período bem longo ainda para enfrentar a covid-19. Mas para o mercado financeiro o que importa é o peso da informação para antecipar os movimentos. Ah, rapaz, e com isso dá-lhe Ibovespa pra cima.
Publicidade
Essas são as principais notícias do dia no E-Investidor, com comentários do Faria Lima Elevator:
CEO da Moderna vende mais ações antes de momento-chave da vacina
Logo menos, se alguma teoria conspiratória não impedir, estaremos todos vacinados. Após meses mofando em casa e sem ver a cara da rua, nosso momento está chegando. Para fazer jus a um evento desses, vamos até passar no Iguatemi e comprar roupa nova para ir no postinho tomar vacina.
Publicidade
Metade das empresas do Ibovespa lucrou mais no terceiro trimestre
Aproveitando a temporada de atualização das projeções para 2021, os analistas da FLAM já rodam seus modelos e têm o veredito: o mercado em 2021 certamente irá subir, talvez também possa cair, mas não exatamente nessa ordem. Como teste de robustez, nós jogamos uma moedinha: se der cara, projetamos Ibov acima de 100k.
‘Nos últimos 10 anos, uma coisa que não tivemos no Brasil foi estabilidade’, diz Cosan
10 anos? Temos um otimista. Realmente o cenário Brasil é tudo menos estável, mas na dúvida “always bet against Brazil”. Só existe uma profissão com risco cardíaco maior que gestor de cupom cambial: o importador brasileiro.
Publicidade
Do escambo à criptomoeda: por que dois povos indígenas criaram a OYX
Problemas modernos requerem soluções modernas. O estag já se interessou, disse que seguindo recomendações presidenciais está montando uma carteira patriótica, e nada mais Brasil do que uma criptomoeda indígena. E ainda deve ser classificado como ESG.
Por que 2020 foi uma porcaria para os fundos quantitativos?
Se todos os seus amigos se jogassem de uma ponte, você se jogaria? A resposta do machine learning é “sim”. E isso não quer dizer que nós não gostamos de fundos quantitativos. Muito pelo contrário, eles são o futuro. Mas uma pandemia é evento de cauda o suficiente para estragar a performance de qualquer um.
Tweet do dia:
IPO de funerária. Como fazer valuation nesse mercado?
Publicidade
— Faria Lima Elevator (@FariaLimaElevat) November 23, 2020
Prepare-se para amanhã:
• Brasil: IPCA-15 (novembro), Índice de Confiança do Consumidor;
• Política: Senado pode aprovar projeto de lei que altera a lei de falência;
• Alemanha: PIB do 3º Trimestre, Índice Ifo de clima de negócios (novembro);
• Área do Euro: Discurso de Christine Lagarde (BCE).
Gostou? Cadastre-se e receba “É Noite no Condado” na sua caixa de e-mail.