• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Como aproveitar o poder do equity

Programas de participação societária são uma poderosa estratégia para crescimento das empresas

Por Junior Borneli

16/06/2022 | 6:00 Atualização: 15/06/2022 | 16:51

Receba esta Coluna no seu e-mail
Funcionários de empresas podem ser mais que sócios por meio do programa de equity. (REUTERS/Jose Luis Gonzalez/File Photo)
Funcionários de empresas podem ser mais que sócios por meio do programa de equity. (REUTERS/Jose Luis Gonzalez/File Photo)

Nos últimos anos ficou comum, nas empresas com gestão mais moderna, a criação de programas de distribuição de participação societária. Ou seja, os melhores funcionários viram sócios.

Leia mais:
  • Bancões X ‘neobanks’: os resultados e riscos no radar
  • Com lucros altos no 1T22, em quais empresas investir?
Cotações
27/03/2026 15h36 (delay 15min)
Câmbio
27/03/2026 15h36 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na StartSe, da qual sou cofundador e CEO, 21% dos nossos colaboradores têm ações da empresa e são sócios de fato. E quero dar um exemplo de como isso pode ser poderoso.

Steve Ballmer foi o funcionário nº 24 da Microsoft. A empresa foi fundada em 1975 e Ballmer foi contratado quatro anos depois. Ou seja, ele não fundou a empresa e não estava lá nos primeiros dias. Contudo, através do sistema de partnership, ele foi conquistando ações pelo seu ótimo trabalho e evoluiu na companhia. E, em 2008, chegou ao cargo de CEO e ocupou essa posição por seis anos.

Publicidade

Pelo seu bom trabalho e pelas ações que conquistou ao longo dos anos, Ballmer acumulou um patrimônio de US$ 84,1 bilhões. Para ter uma referência, Bill Gates tem fortuna de US$ 123,6 bilhões.

Essa tendência é cada vez maior, principalmente entre os mais jovens: ninguém quer trabalhar para deixar alguém mais rico. Todos querem que seu esforço se converta também no seu próprio benefício.

Quando você trabalha numa empresa e tem equity dela, o resultado vem em dobro. Você recebe seu salário, bônus ou PLR para tocar a sua vida, enquanto seu patrimônio cresce junto com o bom desempenho da empresa.

Você não precisa ser empreendedor, começar um negócio, abrir um CNPJ para ser sócio de uma empresa e aproveitar todo o ‘poder do equity’. Basta encontrar um lugar que ofereça isso.

Publicidade

Mas lembre-se: não existe almoço grátis. Só ganha equity quem leva a empresa para outro patamar. Para que você ganhe um pedacinho do negócio você precisa primeiro torná-lo maior e mais forte.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • empresa
  • Empresas
  • negócios

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Contribuintes reclamam de erros na declaração pré-preenchida do IR 2026; saiba como revisar os dados

  • 2

    O mês do petróleo: como a alta de quase 40% da commodity pode criar efeito cascata no mercado

  • 3

    Veja como montar uma “carteira de guerra” para proteger seus investimentos

  • 4

    Dividendos acima da Selic: 16 ações superam os 14,75%, mas nem todas inspiram confiança; veja simulações de renda passiva

  • 5

    Conheça Bill Ackman, o bilionário “pão duro” que economiza em tudo apesar de estar com o bolso cheio

Publicidade

Quer ler as Colunas de Junior Borneli em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Aposentados e pensionistas do INSS: qual final do benefício recebe hoje (27)?
Logo E-Investidor
Aposentados e pensionistas do INSS: qual final do benefício recebe hoje (27)?
Imagem principal sobre o Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (27)?
Logo E-Investidor
Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (27)?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como contribuintes com Parkinson podem solicitar a isenção?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como contribuintes com Parkinson podem solicitar a isenção?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (27)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (27)?
Imagem principal sobre o Vai se aposentar? Veja como pedir o saque do seu FGTS
Logo E-Investidor
Vai se aposentar? Veja como pedir o saque do seu FGTS
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: contribuintes com Parkinson têm direito à isenção? Entenda
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: contribuintes com Parkinson têm direito à isenção? Entenda
Imagem principal sobre o Aposentados e pensionistas do INSS: qual final do benefício recebe hoje (26)?
Logo E-Investidor
Aposentados e pensionistas do INSS: qual final do benefício recebe hoje (26)?
Imagem principal sobre o Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (26)?
Logo E-Investidor
Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (26)?
Últimas: Colunas
Nem tanto ao céu, nem tanto à terra: o que o governo Trump realmente entregou para o Bitcoin
Fabrício Tota
Nem tanto ao céu, nem tanto à terra: o que o governo Trump realmente entregou para o Bitcoin

Entre expectativa e realidade, Trump impulsionou o Bitcoin, mas o caminho veio com ruído, custo e volatilidade

27/03/2026 | 14h22 | Por Fabrício Tota
EUA não são o destino — são a porta de entrada para investir no mundo
William Castro
EUA não são o destino — são a porta de entrada para investir no mundo

Mercado americano funciona como hub global e amplia acesso a ativos, moedas e estratégias

26/03/2026 | 17h52 | Por William Castro
OPINIÃO. Alguém é obrigado a trabalhar na escala 6x1?
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO. Alguém é obrigado a trabalhar na escala 6x1?

Você já parou para pensar quem realmente vai arcar com isso? Os números parecem administráveis, mas na prática não existe alívio para quem terá de pagar a conta

26/03/2026 | 15h48 | Por Fabrizio Gueratto
Ormuz expõe fragilidade do Brasil: guerra no Irã vai além do petróleo e ameaça fertilizantes, agro e juros
Thiago de Aragão
Ormuz expõe fragilidade do Brasil: guerra no Irã vai além do petróleo e ameaça fertilizantes, agro e juros

Dependência de insumos do Golfo, pressão sobre o agro e dilema da Petrobras ampliam risco inflacionário e travam decisões do Banco Central

25/03/2026 | 16h18 | Por Thiago de Aragão

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador