Cofundador e CEO da StartSe, escola de negócios da Nova Economia. É um dos profissionais mais bem conectados do ecossistema brasileiro de startups. Em sua trajetória, já conquistou alguns prêmios, entre eles LinkedIn Top Voices e LinkedIn Top Startups, em 2019; Empresa Mais Inovadora do Brasil na área de educação, em 2018; e Medalha JK de Empresa Empreendedora do Ano, em 2017. É autor do Best-Seller “Organizações Infinitas”.

Escreve mensalmente, às quintas-feiras

Junior Borneli

Como aproveitar o poder do equity

Programas de participação societária são uma poderosa estratégia para crescimento das empresas

Funcionários de empresas podem ser mais que sócios por meio do programa de equity. (REUTERS/Jose Luis Gonzalez/File Photo)
  • Você não precisa ser empreendedor, começar um negócio, abrir um CNPJ para ser sócio de uma empresa e aproveitar o 'poder do equity'
  • Quando você trabalha numa empresa e tem equity dela, o resultado vem em dobro
  • Essa tendência é cada vez maior, principalmente entre os mais jovens: ninguém quer trabalhar para deixar alguém mais rico

Nos últimos anos ficou comum, nas empresas com gestão mais moderna, a criação de programas de distribuição de participação societária. Ou seja, os melhores funcionários viram sócios.

Na StartSe, da qual sou cofundador e CEO, 21% dos nossos colaboradores têm ações da empresa e são sócios de fato. E quero dar um exemplo de como isso pode ser poderoso.

Steve Ballmer foi o funcionário nº 24 da Microsoft. A empresa foi fundada em 1975 e Ballmer foi contratado quatro anos depois. Ou seja, ele não fundou a empresa e não estava lá nos primeiros dias. Contudo, através do sistema de partnership, ele foi conquistando ações pelo seu ótimo trabalho e evoluiu na companhia. E, em 2008, chegou ao cargo de CEO e ocupou essa posição por seis anos.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Pelo seu bom trabalho e pelas ações que conquistou ao longo dos anos, Ballmer acumulou um patrimônio de US$ 84,1 bilhões. Para ter uma referência, Bill Gates tem fortuna de US$ 123,6 bilhões.

Essa tendência é cada vez maior, principalmente entre os mais jovens: ninguém quer trabalhar para deixar alguém mais rico. Todos querem que seu esforço se converta também no seu próprio benefício.

Quando você trabalha numa empresa e tem equity dela, o resultado vem em dobro. Você recebe seu salário, bônus ou PLR para tocar a sua vida, enquanto seu patrimônio cresce junto com o bom desempenho da empresa.

Você não precisa ser empreendedor, começar um negócio, abrir um CNPJ para ser sócio de uma empresa e aproveitar todo o ‘poder do equity’. Basta encontrar um lugar que ofereça isso.

Mas lembre-se: não existe almoço grátis. Só ganha equity quem leva a empresa para outro patamar. Para que você ganhe um pedacinho do negócio você precisa primeiro torná-lo maior e mais forte.