• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Por que bons fundos de investimento fecham?

Entenda por que os melhores fundos são oferecidos de forma discreta e alguns nem chegam a ir para a plataforma

Por Luciana Seabra

11/03/2024 | 14:50 Atualização: 11/03/2024 | 14:50

Receba esta Coluna no seu e-mail
Foto: Envato Elements
Foto: Envato Elements

Sabe aquele fundo que o gerente ou assessor oferece a você de forma espontânea? Ou que aparece em destaque no site da corretora? É neles que a maior parte das pessoas investe. Preciso dizer algo importante: muito provavelmente é um produto ruim. E daí vem grande parte do preconceito com os fundos de investimento.

Leia mais:
  • Os melhores fundos taxa zero, segundo Luciana Seabra
  • Luciana Seabra recomenda livros de gestão e estratégia para o investidor
  • Dividendo rápido: 8 ações para ganhar até 30% no curto prazo
  • Prio (PRIO3) anuncia lucro líquido com alta de 71% no 4º tri de 2023
Cotações
16/05/2026 15h55 (delay 15min)
Câmbio
16/05/2026 15h55 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os bons fundos de verdade são oferecidos como aqueles 10 reais que sua avó te dava no Natal: de forma discreta, nos bastidores.

Antes de seguir, o que é um bom fundo de verdade? De forma simplificada, um que tenha excelente histórico quantitativo em horizontes longos e também um bom aspecto qualitativo, com uma equipe de bons profissionais trabalhando juntos há bastante tempo.

Publicidade

E por que os melhores fundos são com frequência oferecidos de forma discreta? Alguns nem chegam a ir para a plataforma, é preciso pedir para o assessor ou gerente. Outros são colocados no aplicativo do banco ou corretora, mas jamais serão o alvo daquela mensagem insistente do assessor. Isso acontece porque eles não têm capacidade infinita. Alguns passam uma boa parte do ano fechados – outros não recebem clientes por muitos anos.

Uma vez meu dentista fez esse protesto: “Por que fundo fecha? Não deveria ser do interesse do gestor colocar mais clientes para dentro e ganhar mais taxa de administração?”. Eu, que tinha passado semanas tentando um horário na agenda dele, devolvi rapidamente: “Por que você não abre mais horários na agenda? Não deveria ser do seu interesse ganhar mais dinheiro com consultas?”.

Meu dentista entendeu na hora. Ele não aceita mais pacientes para não piorar a qualidade do serviço. O mesmo vale para os fundos. Algumas estratégias – como o investimento em empresas de menor capitalização de mercado – são impossíveis de serem replicadas com capital muito grande. O próprio movimento de compra e venda do gestor afetaria os preços, como um elefante se movendo em uma loja de cristais.

Muitos bons fundos têm pelo menos uma estratégia ganhadora sem escala infinita. E, por isso, fecham o produto de tempos em tempos para evitar que o retorno para quem já investe seja prejudicado. Ou seja, um bom fundo é um item escasso.

Publicidade

E por que os melhores fundos não pulam na sua frente quando abrem as portas? Para entender isso, você precisa compreender como é remunerada a corretora ou o banco que distribui o fundo. O gestor, responsável por decidir como alocar o dinheiro, repassa um pedaço da taxa de administração para o distribuidor, é o chamado rebate.

O bom gestor está ciente de que seu produto é escasso. E, por isso, paga menos comissão para ser distribuído – alguns não pagam nada. De forma geral, o gestor menos experiente ou com histórico de longo prazo pior paga mais rebate. Sendo assim, quem atende você tem um conflito claro: ganha menos dinheiro quando indica um fundo bom.

Pelo que vejo dos meus clientes, gerentes e assessores costumam avisar dos melhores fundos para quem tem patrimônio mais alto ou uma relação mais dura com a corretora, em geral pessoas com mais educação financeira. Quando percebe que não vai conseguir segurar o cliente se continuar oferecendo produtos ruins, o assessor ou gerente parte para os mimos – como a lembrança de abertura de um bom fundo – a fim de evitar perdê-lo para a concorrência.

Por isso, se quer investir por meio de fundos, você precisa ajustar sua estratégia.

Publicidade

Costumo chamar excelentes fundos de “figurinhas brilhantes”, aquelas que você não acha facilmente na primeira ida à banca. Montar um bom portfólio é como preencher um álbum de figurinhas, algo que não é feito em uma única tacada. Há de se ter um pouco de paciência, aproveitando as aberturas dos produtos escassos e evitando cair nas armadilhas que pulam à sua frente o tempo todo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • dicas de investimentos
  • Fundos
  • Fundos de investimento

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Governo avança na regulamentação da reforma tributária; veja as novidades

  • 2

    Ibovespa hoje sobe após estresse político com Flávio Bolsonaro

  • 3

    Santander passa a financiar até 90% do valor do imóvel

  • 4

    Juros altos e volatilidade política exigem cautela; CEOs apontam como proteger os investimentos

  • 5

    Regulação aperta e blockchain busca espaço no sistema financeiro tradicional: o que vem por aí?

Publicidade

Quer ler as Colunas de Luciana Seabra em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Imagem principal sobre o Mega-Sena 30 anos: o prêmio do sorteio comemorativo pode acumular igual à extração regular?
Logo E-Investidor
Mega-Sena 30 anos: o prêmio do sorteio comemorativo pode acumular igual à extração regular?
Imagem principal sobre o 2º lote da restituição do IR 2026: veja a data exata do pagamento
Logo E-Investidor
2º lote da restituição do IR 2026: veja a data exata do pagamento
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: muitos idosos não sabem desta regra sobre a declaração
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: muitos idosos não sabem desta regra sobre a declaração
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos estão livres da declaração? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos estão livres da declaração? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: esta é a multa que você pode pagar, caso atrase a declaração
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: esta é a multa que você pode pagar, caso atrase a declaração
Imagem principal sobre o Desenrola 2.0: veja em quantas vezes é possível parcelar o contrato
Logo E-Investidor
Desenrola 2.0: veja em quantas vezes é possível parcelar o contrato
Imagem principal sobre o Desenrola Brasil 2.0: o que se sabe sobre o programa para ajudar pessoas endividadas
Logo E-Investidor
Desenrola Brasil 2.0: o que se sabe sobre o programa para ajudar pessoas endividadas
Últimas: Colunas
Humanos livres ou pets de luxo? O erro de Elon Musk
Ana Paula Hornos
Humanos livres ou pets de luxo? O erro de Elon Musk

Se máquinas produzirem tudo, o que restará do trabalho, da autonomia e do sentido de existir humano?

16/05/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos
O Brasil que desperta o interesse do mundo dos negócios e da inovação
Carol Paiffer
O Brasil que desperta o interesse do mundo dos negócios e da inovação

Quando investidores internacionais olham para o País, eles enxergam oportunidade financeira, criatividade aplicada aos negócios e inovação cultural

15/05/2026 | 09h30 | Por Carol Paiffer
OPINIÃO: Bets e a economia da dependência: quem lucra com o prejuízo do brasileiro
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO: Bets e a economia da dependência: quem lucra com o prejuízo do brasileiro

Como apostas online viraram fonte de receita para governo, empresas e futebol — e o impacto disso no consumo e no endividamento

14/05/2026 | 12h00 | Por Fabrizio Gueratto
O próximo grande mercado do Brasil não está no crédito, mas na autonomia financeira das mulheres
Espaço do Especialista
O próximo grande mercado do Brasil não está no crédito, mas na autonomia financeira das mulheres

O desafio não começa na renda, mas em enxergar a mulher como investidora e tomadora de decisão

13/05/2026 | 17h05 | Por Daniella Marques, ex-Presidente da Caixa Econômica Federal

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador