Descomplicando os investimentos

Luis Cláudio é Diretor Geral da Ágora Investimentos. Pós-graduado em mercado de capitais, ele soma mais de 35 anos de experiência no mercado financeiro. O seu objetivo é ajudar as pessoas que querem investir para concretizarem seus objetivos financeiros por meio da educação, análise e acesso à produtos de maneira acessível e descomplicada.

Escreve na primeira quarta-feira de todo mês.

Luis Cláudio Freitas

Saiba quais investimentos podem trazer uma renda mensal

Diversas alternativas, na Bolsa e na renda fixa, podem ajudar nesse planejamento

A LIG – Letra Imobiliária Garantida pode ser uma boa opção de investimento. Foto: Freepik

Quando falamos em investir com foco no longo prazo, isso significa compor uma reserva financeira para suprir uma determinada necessidade, como uma renda complementar à aposentadoria, ou para o momento em que você parar de exercer sua atividade remunerada.

Aqui, iremos mostrar alternativas que possam viabilizar esse planejamento, considerando também o atual patamar de taxa de juros, na casa dos 13,25% ao ano e que claro, sofrerá mudanças ao longo do tempo.

LIG – Letra Imobiliária Garantida: como já comentei em textos anteriores, a LIG é um título de renda fixa isento de imposto de renda para investidores pessoa física que é bastante flexível, uma vez que permite a escolha entre diversos prazos de investimento e também diferentes opções de remuneração, como taxas atreladas à inflação ou mesmo prefixada.

Outro ponto importante é considerar que essa modalidade pode oferecer fluxos de rendimentos diferentes, como pagamento mensal de juros (complementando a renda mensal) ou pagamento do principal mais rendimentos no vencimento, como ocorre em um CDB pós-fixado, por exemplo.

Ações pagadoras de dividendos: é importante lembrar que investir em ações envolve riscos e é necessário ter uma estratégia bem definida, além de acompanhar de perto o desempenho das empresas que farão parte do seu portfólio.

A regra básica é buscar por empresas que pagam dividendos regularmente, seja de forma mensal ou periódica. Os dividendos são uma parcela dos lucros distribuídos aos acionistas.

Ao investir em ações de empresas que possuem uma política de distribuição de dividendos estável, você pode receber pagamentos regulares e ainda buscar potenciais ganhos da valorização da ação com o crescimento da empresa. É importante ressaltar que a distribuição de dividendos pode variar, pois depende do desempenho financeiro da empresa.

Por isso é fundamental realizar uma análise cuidadosa da empresa, considerando seus fundamentos, histórico de dividendos e perspectivas futuras antes de investir.

Fundo Imobiliário: nesta modalidade os recursos dos investidores são reunidos e aplicados em empreendimentos imobiliários como shoppings, escritórios, galpões logísticos, entre outros, incluindo papéis atrelados ao setor. Uma vez listados, você pode adquirir cotas desses fundos diretamente na B3.

A característica principal dos Fundo Imobiliários é a distribuição mensal dos rendimentos do fundo para o investidor. Essa distribuição é uma das principais atratividades dos fundos imobiliários, pois permite que os investidores obtenham uma renda passiva com os aluguéis dos imóveis.

Além disso, os FIIs oferecem a possibilidade de diversificação do investimento em imóveis, uma vez que o investidor pode ter acesso a diferentes tipos de empreendimentos e regiões geográficas com um único investimento. É importante destacar que esta modalidade também envolve riscos, como a vacâncias dos imóveis ou mesmo a variação do preço de suas cotas. Por isso, é sempre aconselhado fazer uma análise criteriosa dos fundos e respeitar o seu perfil de investidor.

Previdência Privada: como outras modalidades de investimento de longo prazo, a ideia é que o investidor aporte recursos periodicamente e sistematicamente, de forma a constituir uma reserva a ser utilizada em um prazo preestabelecido. O investidor escolhe a forma de recebimento do recurso acumulado que mais combina com a sua necessidade, desde receber o saldo de uma única vez ou optar por renda vitalícia ou temporária.

Essas possibilidades variam de seguradora para seguradora e tanto a forma de recebimento da renda quanto o prazo de investimento podem ser alterados durante a vigência do plano. É uma alternativa bastante versátil para o planejamento financeiro.

Tesouro Renda+: lançado em 2023, é o novo título do Tesouro Direto que garante ganhos acima da inflação e proporciona renda mensal pelo prazo de 20 anos. Funciona assim: você define quando gostaria de começar a receber a renda e seleciona o título mais adequado em relação ao prazo.

O valor da renda a ser recebida dependerá do volume de recursos aportados no título ao longo do tempo. No site do Tesouro você encontra mais detalhes, além de simular diferentes cenários de prazos e montantes de renda.

Talvez você esteja se perguntando sobre outras modalidades como CDBs, LCIs, LCAs, fundos de investimento, entre outras. Elas também podem ser utilizadas, mas aqui temos um importante ponto de atenção: será que o investimento escolhido permite que sejam feitos “resgates” mensais?

O assunto é complexo. Por isso é tão importante estar bem informado para fazer as “correções de rota” necessárias ou, em linguagem mais técnica, analisar e revisar sua carteira e estratégia de investimento periodicamente.

Como essa análise envolve diversos fatores, como perfil e objetivo de cada investidor, o apoio de uma casa de investimentos de sua confiança é de suma importância, já que els serão capazes de traçar uma estratégia adequada com a seleção de boas opções de investimentos para se obter uma renda mensal.