• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

A “festa” dos 100 mil pontos voltou. Há oportunidade na bolsa agora?

Cenário é oportunidade para investidores, mas é preciso que política econômica no país seja bem executada

Por Marco Saravalle

17/04/2023 | 8:16 Atualização: 17/04/2023 | 8:16

Receba esta Coluna no seu e-mail
Bolsa brasileira tende a melhorar resultados até fim do ano. (Foto: Werther Santana/Estadão)
Bolsa brasileira tende a melhorar resultados até fim do ano. (Foto: Werther Santana/Estadão)

O mês de março não foi fácil para os investidores, principalmente para quem tem ações na carteira. Os problemas bancários nos EUA e na Europa, juntamente com as incertezas no ambiente doméstico, penalizaram o Ibovespa no mês.

Leia mais:
  • Será que o Ibovespa está tão barato assim? Entenda
  • Inflação e quadro fiscal penalizam a Bolsa. Vem mais juros por aí?
Cotações
18/05/2026 17h12 (delay 15min)
Câmbio
18/05/2026 17h12 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As incertezas continuam em relação à execução da política fiscal. Embora o governo tenha apresentado um novo arcabouço fiscal, limitando a elevação da despesa ao aumento de 70% da arrecadação, parte do mercado vê com desconfiança a viabilidade da nova regra para reverter o déficit primário em 2024.

Em parte, a desconfiança decorre do piso de 0,6% acrescido da inflação colocado em relação ao aumento da despesa. Na prática, isso significa que o incremento da despesa em 70% da arrecadação está limitado à faixa de 0,6% a 2,5% acrescido da inflação.

Publicidade

Enquanto a regra anterior limitava o aumento do gasto até a inflação acumulada no ano anterior, a nova permite um crescimento da despesa acima da inflação.

Outro ponto criticado pelo mercado foi o foco na arrecadação em vez no gasto. Para que haja o aumento da arrecadação, é necessário crescimento econômico do país ou maior eficiência na tributação. Como não é possível o governo controlar o crescimento econômico, o mercado teme que o aumento da arrecadação poderá vir na elevação de tributos.

Apesar de todas essas incertezas, o novo arcabouço não foi recebido como uma catástrofe fiscal. Embora não seja tão austero como o Teto de Gastos, há um controle da despesa. Além disso, é melhor ter alguma regra do que nenhuma. A dúvida agora é como o arcabouço sairá do Congresso Nacional.

Enquanto o mercado espera a definição da regra fiscal definitiva, o Banco Central continua seu trabalho no controle da inflação. Provavelmente, a taxa selic deverá permanecer em 13,75% até o início do 2º semestre.

Publicidade

Apesar da desaceleração da inflação corrente, corroborada pelos bons indicadores do IPCA apresentados na semana passada, as expectativas inflacionárias seguem desancoradas. O boletim Focus tem mostrado uma piora nas projeções de inflação para 2023 e 2024, dificultando uma redução mais forte e antecipada dos juros.

Por outro lado, a desaceleração do IPCA de março é um sinal de que a política monetária começou a fazer efeito sobre a inflação. A desaceleração da inflação corrente aliada ao surgimento de uma regra fiscal, mesmo não sendo a ideal, explicou o fechamento da curva pré-recentemente.

Entretanto, os efeitos colaterais da medicação (juros) para combater a doença inflacionária são amargos, implicando em redução da atividade econômica. Prova disso é que a taxa de desemprego, que vinha em trajetória descendente, voltou a subir, atingindo 8,5% em fevereiro.

Além do efeito dos juros altos, a atividade econômica também é penalizada pela retração do crédito bancário (efeito Americanas) e incertezas relativas ao cenário externo e aos rumos da política econômica do governo Lula.

Publicidade

Inflação e taxa de juros elevadas nos EUA, quebra de bancos americanos e problemas financeiros no Credit Suisse na Europa elevaram a aversão ao risco global, resultando em volatilidade para os ativos de renda variável no Brasil.

Todo este cenário levou a bolsa brasileira a apresentar múltiplos excessivamente baixos. É uma oportunidade de compra? Acreditamos que sim, no entanto, cenário ainda muito dependente da condução da política econômica do país.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Banco Central
  • EUA
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Inflação
  • mercado
  • Taxa de juros

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Sem segredo: como a alta renda protege o patrimônio — e o que o investidor pode aprender com isso

  • 2

    O novo comportamento da alta renda: como a concentração de riqueza mudou os gastos dos mais ricos

  • 3

    Stablecoins não são moeda e não deveriam pagar IOF, diz especialista

  • 4

    46 fundos multimercados ignoram crise da categoria e rendem até 388% do CDI

  • 5

    Tokenização sai do discurso e ganha força em teste com debêntures e fundos no Brasil

Publicidade

Quer ler as Colunas de Marco Saravalle em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem investir em outro título do Tesouro Direto, além do Tesouro Selic? Entenda
Imagem principal sobre o Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Logo E-Investidor
Idosos superendividados: entenda como renegociar dívidas com conta de gás
Imagem principal sobre o Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Logo E-Investidor
Idosos devem ter esta idade para receber desconto na conta de água
Imagem principal sobre o Restituição do Imposto de Renda 2026: esta é a data do último lote do pagamento
Logo E-Investidor
Restituição do Imposto de Renda 2026: esta é a data do último lote do pagamento
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como famílias sem internet podem consultar o vale? Veja dicas
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como famílias sem internet podem consultar o vale? Veja dicas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: herdeiros são obrigados a declarar? Entenda a influência do valor da herança
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: herdeiros são obrigados a declarar? Entenda a influência do valor da herança
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: este é o horário limite para enviar a declaração sem atrasos
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: este é o horário limite para enviar a declaração sem atrasos
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 70 anos que investem no exterior devem declarar; entenda como funciona
Últimas: Colunas
Reação do mercado ao caso Flávio levanta debate sobre trade eleitoral
Erich Decat
Reação do mercado ao caso Flávio levanta debate sobre trade eleitoral

Novas notícias envolvendo Flávio podem gerar reações no mercado, assim como pesquisas tendem a ganhar peso crescente na formação de expectativas eleitorais

18/05/2026 | 14h12 | Por Erich Decat
Humanos livres ou pets de luxo? O erro de Elon Musk
Ana Paula Hornos
Humanos livres ou pets de luxo? O erro de Elon Musk

Se máquinas produzirem tudo, o que restará do trabalho, da autonomia e do sentido de existir humano?

16/05/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos
O Brasil que desperta o interesse do mundo dos negócios e da inovação
Carol Paiffer
O Brasil que desperta o interesse do mundo dos negócios e da inovação

Quando investidores internacionais olham para o País, eles enxergam oportunidade financeira, criatividade aplicada aos negócios e inovação cultural

15/05/2026 | 09h30 | Por Carol Paiffer
OPINIÃO: Bets e a economia da dependência: quem lucra com o prejuízo do brasileiro
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO: Bets e a economia da dependência: quem lucra com o prejuízo do brasileiro

Como apostas online viraram fonte de receita para governo, empresas e futebol — e o impacto disso no consumo e no endividamento

14/05/2026 | 12h00 | Por Fabrizio Gueratto

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador