- A história envolvendo Rússia e Ucrânia está longe de ser encerrada e a possível entrada da Ucrânia na OTAN pode causar uma 3ª Guerra Mundial
- Assim como em “Game Of Thrones”, série de TV que retrata a batalha entre reinos por territórios e poder, os conflitos para a conquista de territórios na vida real também são sangrentos e com impactos globais
- Os efeitos de uma guerra são sentidos, economicamente, pelo mundo; a Europa é a mais prejudicada nesse quesito
Os confrontos entre nações são repletos de violência, derramamento de sangue e milhares de mortes. A história envolvendo Rússia e Ucrânia não é diferente e está longe de ser encerrada. Alexander Venediktov, vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia, apontou que a possível entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) eventualmente causaria uma Terceira Guerra Mundial.
Leia também
A declaração, divulgada pela Tass (agência russa de notícias) na quinta-feira (13), afirmava que “Kiev está bem ciente de que tal passo significaria uma escalada garantida para uma Terceira Guerra Mundial. Os próprios membros da Otan entendem a natureza suicida deste passo”.
No mesmo dia, a Rússia lançou três drones “kamikazes” contra os arredores de Kiev. O ataque ocorrido foi noticiado pelo presidente russo, Vladimir Putin, após explosões na ponte da Crimeia.
Publicidade
A ponte foi construída em 2018 e é um símbolo de poder que ligava os territórios da Rússia e Crimeia.
Assim como em “Game Of Thrones”, série de TV que retrata a batalha entre reinos por territórios e poder, os conflitos para a conquista de territórios na vida real também são sangrentos e com impactos globais.
Hoje, a Europa é a mais prejudicada nesse quesito: os preços da energia dispararam desde que a guerra entre Rússia e Ucrânia deu início. E olha que o inverno nem começou por lá… Antes da guerra, a Rússia fornecia 40% do seu gás ao continente europeu. Charles Michael, presidente do Conselho da União Europeia, escreveu em seu Twitter que o uso do gás como arma não mudará a determinação da UE. “Vamos acelerar o caminho para a independência energética. Nosso dever é proteger os cidadãos e apoiar a liberdade da Ucrânia”.
De acordo com a Eurostat, a Zona do Euro teve um déficit comercial recorde de € 47,3 bilhões no mês de agosto (dado com ajuste sazonal). No mês anterior, a região sofreu com um déficit de € 40,5 bilhões.
Já com relação às exportações em agosto, houve aumento de 3,5%, enquanto as importações subiram 5,5% no período.
Publicidade
Hoje, um conflito entre as superpotências não é algo distante da realidade. A possibilidade da entrada da Ucrânia à Otan poderá ser um “suicídio” no momento. Para se ter uma noção, juntos, Estados Unidos e Rússia possuem quase 90% de todo o armamento nuclear mundial.
Parece até cena de série, mas estamos vivendo realmente a possibilidade de uma nova guerra mundial, mesmo com todo o conhecimento de guerras passadas que trazem consigo mortes, destruição e fome.