- A Taxa Selic é a taxa de juro que remunera 1 dia de aplicação no Tesouro Selic; ela muda a cada 45 dias, na reunião do Copom
- O Título Prefixado tem um período bem maior de vencimento e sua taxa representa a rentabilidade média desse período
Você já deve ter entrado no Tesouro Direto e conferido as taxas oferecidas. Mas já se perguntou de onde essa taxa vem? Como ela é formada? Por que ela é aquele valor? Pois hoje eu vou te explicar!
Leia também
Imagina que eu entrei hoje no Tesouro Direto e o Título Prefixado com vencimento em janeiro de 2025 está 11,53%. Além dessa informação, você sabe também que a taxa Selic está 13,75%, e foi mantida estável na última reunião do Copom. Ou seja, a taxa do prefixado está abaixo da taxa Selic.
A maioria dos investidores, quando percebe essa diferença acaba investindo no Tesouro Selic, achando que vai acabar rendendo mais que os 11,53% do prefixado. Mas isso não funciona bem assim.
Publicidade
A taxa Selic é a taxa de juro que remunera 1 dia de aplicação no Tesouro Selic. Ela muda a cada 45 dias, quando temos a reunião do Copom. Caso o Copom opte por reduzir essa taxa para 13% na próxima reunião, por exemplo, quem comprou um Tesouro Selic passará a render 13% nos próximos 45 dias.
Já o título prefixado com vencimento em 2025 tem um período bem maior de vencimento, e a taxa deste título representa a rentabilidade média de todo esse período. Quando o investidor optar por comprar esse título, ele irá considerar que a taxa justa para todo esse período será a taxa Selic média de hoje até 2025.
Para chegar nessa taxa justa, o investidor irá estimar para onde irá a Selic em cada reunião do Copom. Abaixo temos um gráfico de quanto o mercado estima que estará a Selic em cada um desses períodos:
Publicidade
Tendo essa estimativa, o mercado passa a compor cada um desses rendimentos, como se ele tivesse um Tesouro Selic que rendesse essas taxas por esses períodos, resultando em uma rentabilidade média final.
Essa rentabilidade média final será exatamente a taxa do título prefixado. Ou seja, se o mercado estiver correto na expectativa, e a trajetória da Selic for exatamente igual a trajetória estimada pelo mercado, o retorno de um investidor que carregou o Tesouro Selic até janeiro de 2025 será exatamente igual ao retorno do investidor que comprou o título prefixado a 11,53%.
O retorno desses investidores só será diferente, caso o mercado erre, e a trajetória da Selic seja diferente da estimada. Se a taxa Selic de fato acabar sendo maior que a estimada, quem tiver investido no Tesouro Selic vai acabar rendendo mais.
Se a taxa Selic de fato acabar sendo menor que a estimada, quem tiver investido em prefixados acabará rendendo mais. Ou seja, não faz o menor sentido escolher o Tesouro Selic apenas porque hoje a taxa Selic é maior que a media futura estimada. A taxa do título prefixado ser maior, só nos indica que o mercado está estimando que teremos um ciclo de queda da taxa Selic lá na frente.
Publicidade
Caso você investidor acredite que o ciclo de queda pode inclusive ser bem maior do que o mercado está estimando, é melhor você comprar um prefixado, mesmo que a taxa dele seja menor que a taxa Selic atual. Dessa forma, no final do período você vai ter rendido mais do que quem comprou Tesouro Selic.
Ou seja, a chave para entender quando comprar ou não um prefixado é entender quanto o mercado está precificando de Selic futura, e ponderar se você acha que o mercado está correto, ou se você acha que ela acabará sendo maior ou menor.
Atualmente, o mercado já está precificando uma taxa Selic abaixo de 11% até o final do ano que vem. Mas vejo muita gente querendo comprar prefixados para conseguir “travar” um retorno maior, enquanto as taxas ainda estão altas.
Isso não faz sentido, uma vez que as quedas já estão precificadas. Para você comprar um prefixado hoje, você tem que achar que a Selic vai cair bem abaixo de 10,90% ao longo do ano que vem. Aí sim você seria beneficiado com um prefixado.
Publicidade
A pergunta é, você acha que isso vai acontecer?