Geovane Carneiro e Alex Atala.
Foto: Leo Martins/Estadão
Quando se fala em alta gastronomia no Brasil, é difícil não lembrar do D.O.M., o restaurante comandado pelo chef Alex Atala. Localizado no bairro dos Jardins, em São Paulo, ele se tornou um dos maiores símbolos da cozinha brasileira contemporânea. Mas quanto custa viver essa experiência?
O cardápio atual do D.O.M. se inspira no imaginário mítico popular brasileiro: “Quando a onça bebe água”. A expressão, associada a momentos decisivos na vida, serviu de ponto de partida para a criação do menu.
A proposta é apresentada em formato Menu Confiance, uma experiência em que o visitante se entrega à criatividade do chef e descobre os pratos ao longo da refeição. São dez etapas que conduzem o paladar por diferentes sensações:
Amuse bouche (aperitivos)
Entradas frias e quentes
Pratos principais
Uma transição
Sobremesas
Petit fours (pequenas massas doces) / Mignardises (pequenos doces, geralmente consumidos depois da refeição)
O menu degustação regular, com dez etapas, custa R$ 1.100. Já a versão completa, com harmonização de vinhos, composta por nove rótulos selecionados, chega a R$ 1.850 por pessoa.
Atala construiu sua reputação valorizando produtos nativos ainda pouco conhecidos fora de suas regiões de origem, como jambu, tucupi, açaí, priprioca e bacuri. A famosa formiga amazônica, conhecida como tanajura, içá ou saúva, é servida como toque final em uma das etapas e virou símbolo do trabalho autoral do chef e um marco na história da gastronomia brasileira.
Publicidade
O D.O.M. foi o primeiro restaurante do Brasil a conquistar duas estrelas Michelin, em 2015, reconhecimento que mantém até hoje. Também integrou por 12 anos consecutivos no ranking The World’s 50 Best Restaurants (os 50 melhores restaurantes do mundo), cinco deles entre os dez melhores do planeta.
Por trás do cardápio há uma pesquisa intensa. Alex Atala e o chef executivo Geovane Carneiro viajam pelo País em busca de novos ingredientes e produtores locais. O menu, que muda anualmente, nasce de um processo criativo que envolve degustações, testes e um mergulho nas tradições alimentares de diferentes biomas.