Renato Vieira é editor-assistente do E-Investidor e trabalha no Grupo Estado desde 2013. É pesquisador musical, autor de dois livros e foi repórter de cultura durante seis anos.

O blog faz indicações semanais de shows, exposições, passeios, restaurantes, eventos e atrações para quem quer gastar pouco.
@ren_vieira

Renato Indica

Como ver duas exposições na Avenida Paulista de graça

Obras de Francis Bacon e sobre Maria Bethânia estão em cartaz na cidade de São Paulo

Maria Bethânia é homenageada em mostra. FOTO: PEDRO KIRILOS / ESTADÃO

A Avenida Paulista é um corredor cultural da cidade de São Paulo. Atualmente, duas exposições badaladas estão em cartaz em espaços que ficam ali: uma sobre o pintor Francis Bacon e outra sobre a cantora Maria Bethânia.

Muita gente, no entanto, não sabe que é possível visitá-las sem pagar nada. Confira os detalhes:

Francis Bacon

O irlandês Francis Bacon (1909-1992) foi um pintor que dedicou sua carreira a retratar a figura humana, incluindo amigos, gente da boêmia e amores.

Em “Francis Bacon: a Beleza da Carne”, primeira exposição individual do artista no Brasil, há 23 pinturas produzidas entre 1947 e 1988 com foco no lado ‘queer’, destacando a influência da homossexualidade em seu trabalho durante um período em que gostar do mesmo sexo era crime no Reino Unido.  A mostra integra a programação anual do MASP dedicada à diversidade LGBTQIA+. O ingresso para a mostra custa R$ 70, mas às terças-feiras a entrada é gratuita.

Masp. Av. Paulista, 1578. Terça-feira, 10h/20h (entrada até 19h); quarta a domingo, 10h/18h (entrada até 17h); fecha segunda-feira. R$ 70 (grátis às terças-feiras). Site oficial: masp.org.br

Maria Bethânia

Maria Bethânia está prestes a completar 60 anos de carreira e tem um lugar de honra nacultura brasileira. Na Ocupação Maria Bethânia, a curadora BiaLessa – que dirige shows da cantora – e a equipe do Itaú Cultural optaram por mostrar o que está em volta do universoartístico de Bethânia, incluindo sua relação com a poesia, afamília e Santo Amaro da Purificação, a cidade do interior da Bahia onde ela nasceu.

Também estão expostos dois bordados feitospela cantora.A exposição ocupa otérreo do Itaú Cultural e o andar superior, em que o visitante podever vídeos de Bethânia cantando e interagindo com amigos efamiliares.

Itaú Cultural. Av. Paulista, 149. Terça-feira a sábado de 11h às 20h; domingos e feriados de 11h às 19h. Fechasegunda-feira. Até 9/6. Grátis.