• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Conheça a estratégia que superou em 5 vezes o Ibovespa e em quase 3 vezes a renda fixa

Embora a renda fixa esteja no foco dos investidores, há boas oportunidades em outros ativos pensando longe

Por Ricardo Barbieri

23/04/2025 | 13:01 Atualização: 24/04/2025 | 9:02

Receba esta Coluna no seu e-mail
Mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)
Mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)

Investir sempre envolve escolhas. De um lado, a renda fixa oferece previsibilidade. De outro, a renda variável entrega maior potencial de valorização. Mas historicamente, observamos que há um meio-termo que equilibra segurança e crescimento acima da média: as ações de dividendos.

Leia mais:
  • Títulos prefixados e indexados ao IPCA: onde investir?
  • Selic projetada em 15%: é hora de evitar os prefixados?
  • Onde investir em 2025? Confira oportunidades em um ano repleto de desafios
Cotações
21/04/2026 13h07 (delay 15min)
Câmbio
21/04/2026 13h07 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora a renda fixa continue sendo uma opção sólida para o atual cenário, numa perspectiva de longo prazo as ações de dividendos oferecem crescimento, resiliência frente à inflação e geração de renda— características que as tornam um componente estratégico em qualquer portfólio diversificado.

Empresas que distribuem dividendos costumam ter fluxo de caixa estável, alta geração de lucro e um histórico de resiliência mesmo em períodos de crise. No Brasil, setores como energia, financeiro e telecomunicações lideram entre os maiores pagadores, garantindo retornos consistentes aos acionistas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Abra sua conta na Ágora Investimentos

Mas o grande diferencial das ações de dividendos não está apenas na renda periódica, e sim, no seu efeito multiplicador. O reinvestimento dos proventos gera um efeito multiplicador importante pelos juros compostos, potencializando os retornos no longo prazo.

Números que não deixam dúvidas

Se a tese dos dividendos faz sentido na teoria, os números provam sua força na prática. Desde 2006, o Índice de Dividendos (IDIV) da B3 acumulou mais de 838% de valorização*. No mesmo período, o Ibovespa teve um retorno de 289%, enquanto o CDI, principal referência da renda fixa, subiu 528%*.

Ou seja, investidores que seguiram essa estratégia tiveram um retorno 50% superior ao CDI e três vezes maior do que o Ibovespa. E isso considerando um período que incluiu crises financeiras, mudanças políticas e oscilações nos juros.

Uma abordagem ativa faz a diferença

Para quem busca maximizar os resultados, estratégias ativas como o “stock picking” – que basicamente consiste em escolher aquelas ações pagadoras de dividendos com maior potencial de valorização -, podem levar a ganhos ainda maiores.

Um exemplo é a Carteira de Dividendos da Ágora Investimentos, que reúne mensalmente empresas de fundamentos sólidos e histórico consistente de pagamentos de dividendos. Desde sua criação, em 2006, essa carteira acumulou um retorno expressivo de 1.508%, superando em cinco vezes o próprio Ibovespa da B3 e em quase três vezes a taxa CDI, comprovando a força dessa abordagem.

Dividendos como proteção contra a inflação

Outro ponto que reforça a potência dos dividendos é sua capacidade de preservar o poder de compra. Em tempos de inflação elevada, empresas com boa gestão conseguem repassar custos aos consumidores, protegendo suas margens e garantindo proventos crescentes.

Além disso, a tributação favorece essa estratégia. No Brasil, a tributação de dividendos – caso seja aprovada -, ocorrerá apenas para investidores que excederem R$ 50 mil mensais recebidos de uma mesma empresa. Ou seja, se um investidor recebe dividendos de diversas empresas que não ultrapassem esse valor, ele não terá seus dividendos tributados.

Publicidade

Já em aplicações em renda fixa, a tributação pode chegar a 22,5% sobre os rendimentos, sem que o volume dos ganhos obtidos influencie essa alíquota. Essa diferença faz com que a rentabilidade líquida das ações de dividendos se torne ainda mais atrativa.

Juros em queda: o gatilho para a Bolsa

Embora ainda estejamos em um ciclo de elevações, a expectativa do final do ciclo e um possível início de cortes na taxa Selic adiciona mais um argumento a favor da renda variável lá na frente. Historicamente, a queda dos juros impulsiona o mercado acionário. A cada 1 ponto percentual de redução na Selic, a Bolsa pode valorizar cerca de 10%, segundo estimativas do mercado. Se a taxa de juros de longo prazo voltasse aos patamares de 10%, o Ibovespa poderia alcançar 180 mil a 200 mil pontos.

O que fica claro é que, para quem investe com visão de longo prazo, as ações de dividendos não são apenas uma fonte de renda — são um mecanismo poderoso de crescimento patrimonial.

“Este material é distribuído somente com o objetivo de prover informação e não configura oferta ou recomendação de produto. Consulte os riscos das operações e a compatibilidade com seu perfil antes de investir, evitando operações inadequadas ou que estejam desenquadradas ao seu perfil no momento da adesão. Para maiores informações, acesse o site www.agorainvestimentos.com.br.”

*Levantamento realizado pela equipe de research da Ágora Investimentos

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Dividendos
  • Ibovespa
  • Investimentos
  • Renda fixa
  • Rentabilidade

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje fecha em leve alta com tensão no Oriente Médio e disparada do petróleo; dólar cai ao menor valor em 2 anos

  • 2

    Cresce a compra e a venda de ativos problemáticos no País: maioria busca retorno mínimo de 20%, diz EY

  • 3

    Inflação projetada para 2026 sobe e influencia Tesouro Direto; entenda o impacto dos juros mais altos sobre os títulos públicos

  • 4

    Petróleo hoje dispara e fecha acima de 5% com tensão no Oriente Médio e pressiona cenário global

  • 5

    Risco moral pode ser mais relevante do que o de crédito, diz co-CEO da RB Asset

Publicidade

Quer ler as Colunas de Ricardo Barbieri em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem movimentar a Poupança Social Digital pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem movimentar a Poupança Social Digital pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: 2 benefícios que pessoas com 60 anos ou mais conseguem com o documento
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: 2 benefícios que pessoas com 60 anos ou mais conseguem com o documento
Imagem principal sobre o Gás do Povo: é possível consultar se o vale de recarga está disponível pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: é possível consultar se o vale de recarga está disponível pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: 5 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: 5 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Imagem principal sobre o Idosos têm quantos anos para renegociar suas dívidas e salvar as finanças? Veja o prazo
Logo E-Investidor
Idosos têm quantos anos para renegociar suas dívidas e salvar as finanças? Veja o prazo
Imagem principal sobre o Idosos conseguem renegociar dívidas de cartão de crédito, mas como isso deve ser feito?
Logo E-Investidor
Idosos conseguem renegociar dívidas de cartão de crédito, mas como isso deve ser feito?
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: saiba como emitir o documento e conseguir 50% de desconto em passagens de ônibus
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: saiba como emitir o documento e conseguir 50% de desconto em passagens de ônibus
Imagem principal sobre o Starlink residencial: quanto custa o plano família e o que vem no pacote?
Logo E-Investidor
Starlink residencial: quanto custa o plano família e o que vem no pacote?
Últimas: Colunas
O banco dos aposentados que paga acima da média e quer atrair o investidor de dividendos
Katherine Rivas
O banco dos aposentados que paga acima da média e quer atrair o investidor de dividendos

Banco focado em aposentados combina dividendos acima da média com nova frente de crescimento no consignado privado

21/04/2026 | 06h30 | Por Katherine Rivas
Vale do Silício: por que o novo ativo de 2026 não é a IA
Ana Paula Hornos
Vale do Silício: por que o novo ativo de 2026 não é a IA

O cansaço mental virou um risco para o seu patrimônio, assim como a "sustentabilidade humana" se tornou a estratégia de elite para evitar decisões impulsivas

18/04/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos
De agência a motor de crescimento: a comunicação como verdadeiro ativo de negócio
Carol Paiffer
De agência a motor de crescimento: a comunicação como verdadeiro ativo de negócio

Comunicação estratégica ganha status de alavanca de valor e passa a influenciar crescimento, reputação e valuation das empresas

17/04/2026 | 15h13 | Por Carol Paiffer
Se o governo não fosse o maior sócio das empresas, seria possível dobrar a remuneração dos colaboradores?
Fabrizio Gueratto
Se o governo não fosse o maior sócio das empresas, seria possível dobrar a remuneração dos colaboradores?

Empresas brasileiras gastam mais de 1.500 horas por ano apenas para cumprir obrigações tributárias. É tempo que não gera receita, não melhora produto, não atende cliente

16/04/2026 | 14h53 | Por Fabrizio Gueratto

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador