Investimentos

Vitreo lança novo fundo de energia limpa

Em meio à crise hídrica, a alocação em energia não poluente chama atenção dos investidores

Vitreo lança novo fundo de energia limpa
Aerogerador responsável por produzir energia eólica (Foto: Evanto Elements)
  • A maior parte da composição do fundo é alocana no fundo de índice (ETF) iShares Global Clean Energy
  • Outros 20% são aplicados em ações de diferentes companhias, entre elas a brasileira Neoenergia (NEOE3)
  • O Vitreo Energia Limpa FIA tem taxa de administração de 0,9% e taxa de performance de 10% sobre o que exceder o MSCI All Country World Index. A aplicação inicial é de R$ 100

A gestora Vitreo lança o fundo Vitreo Energia Limpa FIA nesta terça-feira (17). O produto chega ao mercado como forma de ampliar as oportunidades de investimento em ESG, sigla para o tripé Ambiental, Social e Governança. Em meio à crise hídrica por conta do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, a alocação em outros tipos de energia limpa, ou seja, a energia proveniente de matriz energética não poluente, chama atenção dos investidores.

O produto tem aplicação mínima inicial de R$ 100 e é voltado para todos os perfis de investidores, sendo uma opção relevante para a diversificação da carteira.

A maior parte da composição é alocada no ETF iShares Global Clean Energy, da BlackRock, que reúne empresas dos Estados Unidos, Dinamarca, China e Canadá, entre outros países. Outros 20% são aplicados diretamente em ações de diferentes companhias, entre elas, Plug Power, Cameco e a brasileira Neoenergia (NEOE3).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para George Wachsmann, sócio e chefe da gestão da Vitreo, a relevância do produto é ainda maior após a divulgação do relatório da ONU que chama atenção para o papel dos investimentos ESG no desenvolvimento de alternativas mais enfáticas no combate às mudanças climáticas

“As alterações no clima se tornaram bastante presentes em todo o mundo nos últimos meses e o nosso papel é entregar ao investidor teses diversificadas para aplicação no setor com foco no ganho de capital e totalmente alinhado a essa pauta”, diz Wachsmann.

Segundo o chefe da gestão, a casa não monitora apenas o desempenho das ações das empresas que estão no fundo. O cumprimento dos critérios dos principais índices internacionais de sustentabilidade também é levado em consideração.

“Alguns desses papéis estão presentes em outros fundos da casa, como o Vitreo Urânio e o Vitreo Hidrogênio, por isso já estavam no nosso radar antes do produto ser criado. O rebalanceamento da carteira não leva em consideração apenas a performance dessas companhias”, complementa Wachsmann.

O Vitreo Energia Limpa FIA tem taxa de administração de 0,9% e taxa de performance de 10% sobre o que exceder o MSCI All Country World Index. O fundo está disponível na plataforma da Vitreo e do BTG.

Publicidade

Em conversa com o E-Investidor, Wachsmann defende que a aposta em investimentos ESG é “legítima e esperançosa”. Entretanto, ele afirma que ainda vivemos em uma vitrine. “Existe um longo caminho a ser trilhado para que haja uma transformação efetiva”, diz.

Outras gestoras disponibilizam opções de investimento similares, como o Itaú Index ESG Energia Limpa, da Itaú Asset; e o Trend Energias Renováveis FIM, da XP Investimentos, que acompanha integralmente o iShares Global Clean Energy.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos