• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Por que a CPI da Petrobras parece palanque eleitoral

A CPI pode servir para para agradar os consumidores e reduzir preços, mas não será boa para a empresa

Por Thiago de Aragão

21/06/2022 | 16:55 Atualização: 22/06/2022 | 9:11

Receba esta Coluna no seu e-mail
CPI da Petrobras é assunto do momento em Brasília, mas pode ser ruim para imagem da empresa – REUTERS/Paulo Whitaker
CPI da Petrobras é assunto do momento em Brasília, mas pode ser ruim para imagem da empresa – REUTERS/Paulo Whitaker

Pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial, enquanto as tensões no continente aumentavam, o general francês Noel de Castelnau avisou aos seus superiores: “Não teremos uma guerra ampla. Nosso exército é muito superior. Me deem 700 mil soldados e, se for necessário, eu conquisto a Europa”.

Leia mais:
  • Instabilidade: os efeitos das trocas no comando da Petrobras
  • ‘Onda progressista’ no Brasil? Veja o que o investidor precisa saber na era Biden
Cotações
20/05/2026 11h22 (delay 15min)
Câmbio
20/05/2026 11h22 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Bem, Castelnau recebeu 8 milhões de soldados e viu a Europa ser dizimada numa guerra onde 40 milhões de pessoas morreram. O exagerado otimismo do general perante uma situação complexa e visivelmente negativa para o continente prejudicou toda a sua capacidade de avaliação, mesmo com toda a expertise que tinha sobre o assunto.

Em graus e situações diferentes, mas com uma lógica similar, o otimismo exagerado de dirigentes na política em relação às suas próprias capacidades de manobra e de ação – quando faz com que deixem de reconhecer os possíveis impactos negativos na Economia, na Geopolítica ou no ambiente social – podem gerar resultados desastrosos.

Publicidade

O presidente Bolsonaro também sofre desse mal. A leitura do ambiente atual nos alerta que existe uma crença fora de propósito em sua própria capacidade de solução. A crise com a Petrobras é um episódio emblemático. A crise dos combustíveis é um problema mundial e de falta de capacidade de refino no Brasil. O País até tentou criar refinarias durante o governo Lula, mas essas acabaram derretendo para a corrupção endêmica que gerou a Operação Lava Jato.

Por mais que a população entenda que o governo é o responsável por encontrar uma solução, o presidente Bolsonaro envia muitos sinais trocados sobre suas visões e pontos de vista. Se em um minuto fala da privatização da Petrobras, no minuto seguinte articula colocar a empresa, da qual o Brasil é o maior acionista, para ser investigada por uma CPI.

Sabemos que a Petrobras é uma das petroleiras globais que mais dá lucro aos seus acionistas, e isso não significa que haja aí corrupção ou conduta equivocada. Uma CPI servirá mais para afugentar qualquer potencial interessado em comprar a empresa e não para demonstrar algo sobre a política de preços. Como sabemos, os preços dos combustíveis são reflexos de um ambiente internacional conturbado, no momento em que inúmeros países passam pela mesma situação. Concordando ou não, o governo agora só possui a arma do subsídio para aliviar o custo para o consumidor.

Todo governante precisa de um pessimista apaixonado por dados e fatos para contrapor aos otimistas amarrados aos desejos. Nesse caso, cabe ao novo presidente da Petrobras e ao Ministério de Minas e Energia expor os dados que geram a alta dos preços e buscar alternativas diferentes a de uma abertura de CPI. Claro que o imposto da gasolina no Brasil é absurdamente alto, mas, num quadro de Estados quebrados fica complicado restringir a busca por soluções apenas no âmbito do antagonismo dos governadores. Ou seja, apelar para que esses cortem a receita oriunda desses impostos.

Publicidade

A CPI parece encomendada como palanque eleitoral. Se a Petrobras não está colocando possíveis soluções na mesa e mantém-se amparada na lei para manter sua política de preços, o governo demonstra um erro gerencial de não buscar soluções que doem nele mesmo, como seria a criação de um subsídio.

A Petrobras só tem uma margem de manobra, os lucros. A empresa poderia diminuir seus lucros para aliviar o preço final? Em tese, sim, mas aí precisamos rever se a empresa é estatal ou privada e se a vontade do governo em privatizar condiz com as ações tomadas até então.

A CPI reforça a tese de que o governo acredita que seus erros são apenas fruto das circunstâncias e acontecimentos, enquanto os erros dos outros ficam sempre ligados a competência e caráter. Nesse imbróglio, a Petrobras pode ter culpa, mas o governo existe para buscar soluções acima de justificativas.

Castelnau achava que a solução era simples para um problema que pouco conhecia. A realidade mostrou que nem com 8 milhões de soldados, o sucesso seria fácil. Uma CPI não resolve, mas cai muito bem para a plateia que não consegue encher o tanque.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Brasil
  • Conteúdo E-Investidor
  • empresa
  • Jair Bolsonaro
  • Petrobras
  • preço
  • privatização

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    46 fundos multimercados ignoram crise da categoria e rendem até 388% do CDI

  • 2

    Guia definitivo do Tesouro Direto: compare Tesouro Reserva, Selic, IPCA+ e Prefixado para escolher o melhor título

  • 3

    Fundos multimercados de gestores “estrelas” perdem protagonismo nos últimos três anos

  • 4

    Treasuries no maior nível desde 2007 derrubam Bolsa brasileira junto com pesquisa eleitoral que mostra queda de Flávio Bolsonaro

  • 5

    Deixou o IR para a última hora? Saiba por que isso pode te levar direto para a malha fina

Publicidade

Quer ler as Colunas de Thiago de Aragão em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Desenrola 2.0: participantes devem respeitar o limite para o novo crédito disponibilizado
Logo E-Investidor
Desenrola 2.0: participantes devem respeitar o limite para o novo crédito disponibilizado
Imagem principal sobre o Desenrola 2.0: nem todos os bancos oferecem o novo contrato; entenda o motivo
Logo E-Investidor
Desenrola 2.0: nem todos os bancos oferecem o novo contrato; entenda o motivo
Imagem principal sobre o Desenrola Fies 2026: entenda quais estudantes podem aderir ao programa
Logo E-Investidor
Desenrola Fies 2026: entenda quais estudantes podem aderir ao programa
Imagem principal sobre o Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Logo E-Investidor
Idosos têm prioridade na compra de imóveis, mas em uma situação específica
Imagem principal sobre o Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos precisam receber BPC para conseguir desconto na conta de água? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o 5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Logo E-Investidor
5 dicas de ouro para idosos não caírem em golpes financeiros e perder dinheiro
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: o que é o Tesouro Selic e quais alunos podem investir o dinheiro ganho para render?
Imagem principal sobre o Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Quais idosos têm direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Últimas: Colunas
Lucro das empresas da B3 cresce acima da inflação no 1T26, mas avanço dos juros limita expansão do resultado final
Einar Rivero
Lucro das empresas da B3 cresce acima da inflação no 1T26, mas avanço dos juros limita expansão do resultado final

Empresas listadas na Bolsa ampliam receitas, melhoram margens e entregam crescimento de lucro mesmo sob juros elevados e crédito restrito no início de 2026

19/05/2026 | 16h05 | Por Einar Rivero
O petróleo não é o único problema para a inflação e para o Copom
Marcelo Toledo
O petróleo não é o único problema para a inflação e para o Copom

Choque global da commodity pressiona preços, mas salários aquecidos, alimentos e demanda doméstica também dificultam cortes mais agressivos da Selic

19/05/2026 | 14h13 | Por Marcelo Toledo
Reação do mercado ao caso Flávio levanta debate sobre trade eleitoral
Erich Decat
Reação do mercado ao caso Flávio levanta debate sobre trade eleitoral

Novas notícias envolvendo Flávio podem gerar reações no mercado, assim como pesquisas tendem a ganhar peso crescente na formação de expectativas eleitorais

18/05/2026 | 14h12 | Por Erich Decat
Humanos livres ou pets de luxo? O erro de Elon Musk
Ana Paula Hornos
Humanos livres ou pets de luxo? O erro de Elon Musk

Se máquinas produzirem tudo, o que restará do trabalho, da autonomia e do sentido de existir humano?

16/05/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador