• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Crise na China: nem tudo está bem para Xi Jinping

Apesar da economia forte, questionamentos contra o presidente estão surgindo dentro do próprio partido

Por Thiago de Aragão

19/01/2022 | 13:19 Atualização: 19/01/2022 | 16:08

Receba esta Coluna no seu e-mail
Xi Jinping, presidente da China (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)
Xi Jinping, presidente da China (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

O ano de 2022 será o ano mais difícil para a China desde 2012, quando Bo Xilai foi preso por tentar orquestrar uma mudança de poder à força dentro do Partido Comunista. Todo mundo já está cansado de saber que Xi Jinping é o líder chinês mais poderoso desde Mao Tse Tung. Mesmo assim, os acontecimentos do ano de 2021 indicam que ele poderia estar perdendo a confiança de diversos membros do partido, justamente por estar ficando poderoso demais.

Leia mais:
  • A crise entre Rússia e Ucrânia e seus efeitos para o mercado
  • China: Revolução 3.0
  • Saiba por que 2022 vai ser o ano do mineral raro
Cotações
15/10/2025 23h02 (delay 15min)
Câmbio
15/10/2025 23h02 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por mais paradoxal que seja, o excesso de poder dentro da estrutura chinesa pode levar a uma perda de status desde que algumas variáveis ocorram.

Xi Jinping tem uma origem muito especial dentro do Partido Comunista Chinês. Ele é filho de um revolucionário de primeira geração, ou seja, um membro de origem comunista “puro”. No entanto, quando assumiu o poder em 2012, teve de sustentar o apoio de diversos membros do partido por meio de nomeações estratégicas e garantias de manutenção do status quo, pelo menos para as lideranças mais importantes do PCC.

Publicidade

À medida que o poder político de Xi se acumulava de uma forma antes vista apenas durante o “reinado” de Mao Tse Tung, a confiança para tomar decisões mais controversas também aumentava. A diplomacia “wolf warrior”, onde a China busca impor sua posição política, comercial e econômica com ênfase, independentemente da posição do país contrário, foi estabelecida durante o governo de Xi Jinping, mirando sua própria conduta dentro do partido para com aliados e opositores.

Com a confiança só aumentando, medidas antes discutidas eternamente por membros do PCC durante os governos de Hu Jintao e Jiang Zemin ganharam vida e passaram a entrar na fila de prioridades iminentes ao invés de “prioridades eventuais”, como a questão de Taiwan, por exemplo.

Xi Jinping iniciou um processo de pressão cumulativa em cima da ilha de Taiwan, com uma expansão invejável das Forças Armadas e iniciou o processo de tomada “à força” do Mar do Sul da China com a criação de ilhas artificiais. Peitou o mundo na área de direitos humanos com ações decisivas e agressivas em Xinjiang e Hong Kong.

Além disso, assumiu o eventual risco de rupturas comerciais com parceiros importantes, apoiando-se na dependência comercial (e nas enormes vantagens geradas por um comércio com a China) de diversos países que fazem parte, ou não, da Rota da Seda. Xi Jinping mostrou ao mundo uma China que o mundo não conhecia, mas também mostrou ao Partido uma China que o Partido não conhecia e nem desejava, necessariamente, tomar conhecimento.

Publicidade

A História nos ensina que à medida que um governante ganha poder, pode, em contrapartida ganhar inimigos. A China atingiu em diversas áreas uma posição de soberania. Seja nas relações comerciais com inúmeros países do mundo, seja na capacidade tecnológica — na fabricação de diversos produtos, em pesquisas, ou até mesmo na produção farmacêutica inigualável. Ao mesmo tempo, fez com que os Estados Unidos declarassem publicamente que a China é um rival (quase se tornando um inimigo) e atribuíssem ao Dragão Chinês muitos problemas existentes no mundo de hoje.

A China vem se tornando próspera porém, independentemente do crescimento econômico robusto dos anos anteriores e do PIB monstruoso, ainda é um país muito desigual. Para muitos membros do PCC, a prosperidade numérica ainda precisa se traduzir em prosperidade prática antes que seu país possa peitar o resto do mundo, correndo risco de perder um embate no qual ainda não está pronto para entrar.

Questionamentos contra Xi Jinping estão surgindo mais do nunca dentro do próprio partido. Em outubro, o evento mais importante do PCC irá ocorrer. A cada 5 anos, o Congresso do Partido elege novos membros para o Politburo e confirma ou elege um novo líder para o Partido e, consequentemente, para o país.

Xi deverá ser reconduzido para mais 5 anos , mas isso não quer dizer que ele estará mais forte do que está hoje. Alguns aliados já questionam o impacto de várias decisões tomadas recentemente por Xi. O confronto com empresas de tecnologia, com portas se fechando no mercado de capital americano para empresas chinesas, acaba por prejudicar muitos dos indivíduos que Xi teve, a duras penas, teve que conquistar para apoia-lo em 2012. A elite econômica chinesa não está gostando nem um pouco das últimas decisões de Xi sobre analisar com escrutínio as ações empresariais de vários poderosos do país.

Publicidade

Ao mesmo tempo, a crise energética em toda a China ainda não está perto de ser solucionada. O uso extensivo do carvão afasta cada vez mais o desejo de vários membros do PCC de ver a China na liderança absoluta no processo de transformação energética em função de uma linha mais sustentável.

O colapso da Evergrande é visto, não só pelo mercado financeiro internacional e por importantes membros do governo chinês, como um sinal de que todo o setor imobiliário no país poderá colapsar. Para piorar, a política de “Covid Zero”, não está funcionando como o esperado. Após lockdowns em Xi’an e Anyang, a região de Macau é a próxima na fila.

Os anos de crescimento econômico na casa dos 9% acabaram. De agora em diante, a tendência é algo girando na casa dos 5%, fazendo com que o governo precise dar alguns empurrões em alguns setores que já não precisavam mais de sua ajuda.

Talvez Xi Jinping tenha assumido uma postura global de “tolerância zero” cedo demais. A China é enorme, poderosa e caminha para, um dia, tornar-se a grande potência econômica do planeta. Esse processo, no entanto, marca o peso da codependência econômica no mundo moderno. A China depende do bem-estar financeiro de seus clientes (países compradores) e fornecedores (países exportadores).

Publicidade

Depende do comércio com os EUA, assim como da sua cadeia de produção. Depende de um mundo onde os países menos poderosos tenham desejo de navegar economicamente junto a ela. Uma guerra no Mar do Sul da China (por mais remota que seja essa possibilidade no momento), faria a economia chinesa colapsar. Um efeito dominó no setor imobiliário para outras partes da cadeia produtiva e industrial, faria o país estagnar. Um exagero das medidas de controle social, sem apoio unânime do Partido, faria a população se revoltar.

O ano de 2022 não será fácil para Xi Jinping. Caso ele demonstre habilidade pra entrar poderoso e com o país arrumado em 2023, ele durará muitos anos. Caso contrário, o Congresso do Partido poderá ser a celebração atrasada de um auge que passou por pouco.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • China
  • Conteúdo E-Investidor
  • Economia

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Braskem (BRKM5) na mínima em 15 anos: vale a pena investir ou o barato sai caro?

  • 2

    Gol fora da Bolsa: analistas veem prêmio de 23% para investidor; migração para a Azul entra no radar

  • 3

    Herança na mira: cobrança de imposto muda com a reforma tributária; os ricos vão pagar mais?

  • 4

    Adeus à Bolsa: OPAs podem gerar perdas de até 90% para o investidor

  • 5

    Alugar imóvel ou investir em fundos imobiliários: o que rende mais hoje?

Publicidade

Quer ler as Colunas de Thiago de Aragão em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Lote extra do abono salarial: veja calendário dos próximos pagamentos de 2025
Logo E-Investidor
Lote extra do abono salarial: veja calendário dos próximos pagamentos de 2025
Imagem principal sobre o Quanto custa um Nobel da Paz? Veja o valor do prêmio
Logo E-Investidor
Quanto custa um Nobel da Paz? Veja o valor do prêmio
Imagem principal sobre o Quanto custa ir a um dos maiores aquário de água doce do mundo, localizado no Brasil?
Logo E-Investidor
Quanto custa ir a um dos maiores aquário de água doce do mundo, localizado no Brasil?
Imagem principal sobre o Com CNH mais barata, aprovação no exame prático será obrigatória?
Logo E-Investidor
Com CNH mais barata, aprovação no exame prático será obrigatória?
Imagem principal sobre o Lotofácil, Mega-Sena ou Quina: qual delas é realmente mais fácil de ganhar?
Logo E-Investidor
Lotofácil, Mega-Sena ou Quina: qual delas é realmente mais fácil de ganhar?
Imagem principal sobre o 4 itens que ajudam a poupar dinheiro durante a aposentadoria
Logo E-Investidor
4 itens que ajudam a poupar dinheiro durante a aposentadoria
Imagem principal sobre o Auxílio Emergencial: veja o prazo para devolver o benefício
Logo E-Investidor
Auxílio Emergencial: veja o prazo para devolver o benefício
Imagem principal sobre o Bolsa Família: cresce acesso de beneficiários às políticas de saúde
Logo E-Investidor
Bolsa Família: cresce acesso de beneficiários às políticas de saúde
Últimas: Colunas
Como plataformas e fintechs estão redesenhando o sistema financeiro brasileiro
Einar Rivero
Como plataformas e fintechs estão redesenhando o sistema financeiro brasileiro

Plataformas de investimento e FGC justificaram aumento da captação de recursos e democratização dos investimentos

15/10/2025 | 14h05 | Por Einar Rivero
Quem tem medo de 2028? Isa Energia (ISAE4) avisa que está com dividendos bem controlados até lá: “Parecem renda fixa”
Katherine Rivas
Quem tem medo de 2028? Isa Energia (ISAE4) avisa que está com dividendos bem controlados até lá: “Parecem renda fixa”

A coluna participou do Isa Energia Day e conta todas as percepções sobre a empresa com sinceridade

14/10/2025 | 15h30 | Por Katherine Rivas
No Bitcoin, o que importa não é o preço — é o tempo
Vitor Miziara
No Bitcoin, o que importa não é o preço — é o tempo

Não importa para quanto vai o Bitcoin: num cenário de alocação eficiente o “quando” passa a ser mais relevante do que o preço

14/10/2025 | 14h00 | Por Vitor Miziara
Tarifas, expectativa de cortes de juros e incertezas fiscais ditam o ritmo dos mercados em outubro
Marco Saravalle
Tarifas, expectativa de cortes de juros e incertezas fiscais ditam o ritmo dos mercados em outubro

Mercado doméstico recua após ganhos recentes, enquanto bolsas americanas ajustam diante de ruídos comerciais e apostas de flexibilização monetária

13/10/2025 | 14h33 | Por Marco Saravalle

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador