Viagem financeira

Formada em jornalismo e com especialização em mídias digitais pela Universidade da Califórnia, Valéria Bretas já passou pelos maiores veículos de comunicação do País e hoje é editora-chefe do E-Investidor. Ao longo de sua carreira, também aperfeiçoou técnicas de planejamento financeiro aplicadas em viagens. Na coluna Viagem Financeira, escreve sobre experiências, organização financeira e notas exclusivas sobre turismo. Instagram: @valeriabretas

Com colaboração do jornalista @andersonfigo

Valéria Bretas

Caso 123milhas ensina muito sobre o planejamento financeiro da sua próxima viagem

A empresa suspendeu as passagens com embarque previsto entre setembro e dezembro deste ano

(Foto: Envato Elements)

Se você gosta de viajar, deve saber que o planejamento financeiro está diretamente relacionado ao sucesso das viagens frequentes. Na última semana, a polêmica envolvendo a agência 123milhas provou isso e vou te explicar o porquê.

A empresa anunciou que vai suspender a emissão de passagens aéreas promocionais com embarque previsto entre setembro e dezembro deste ano. Com a decisão, os consumidores terão os valores devolvidos integralmente em “vouchers acrescidos de correção de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado”. Veja mais detalhes sobre o caso na cobertura do Estadão.

O cliente que já está com a passagem emitida, ou seja, com número do localizador ou e-ticket, é o único que não precisa se preocupar: o trajeto está confirmado.

O fato é que ao optar por uma promoção de passagem aérea com data flexível, ou colocar um ‘pacote milagroso’ no carrinho, estamos assumindo um risco. Em geral, boa parte das empresas que disponibilizam esse tipo de oferta não emitem o bilhete aéreo ou reserva de hotel no ato da compra. Isso significa que a sua viagem não está garantida.

O que elas fazem é gerar caixa com o valor desembolsado pelo cliente e esperam uma oportunidade de compra para emitir as passagens e o voucher da hospedagem quando as tarifas estão em queda. Esse é o caso do Hurb (ex-Hotel Urbano), que utiliza a tecnologia para identificar preços baixos, mas também está cercado de polêmicas e denúncias de viagens desmarcadas.

O problema é que essa conta pode não bater por uma simples questão de oferta e demanda. Imagine a seguinte situação: quando uma empresa aérea tem mais assentos disponíveis em um determinado trecho, a tendência é que o preço caia (de forma que seja possível preencher toda a aeronave). Na outra ponta, quando há mais pessoas buscando uma cadeira no mesmo voo, os valores sobem. Ou seja, não há como prever 100% se os valores vão subir ou descer e aí é que mora o erro dessas promoções.

Em nota, a própria 123milhas informou que a “pressão da demanda por voos e os juros altos” justificam a decisão da suspender as passagens promocionais.

Nas redes sociais, chovem relatos de usuários que já conseguiram viajar e tiveram sucesso com as tarifas promocionais. Eu mesma fui para a Grécia com menos de R$ 3 mil com passagem, hospedagem e transporte inclusos. Sorte? Talvez. Mas aqui trago a reflexão de como ter um bom planejamento financeiro faz toda a diferença.

Quem investe na bolsa de valores, por exemplo, assume riscos maiores em busca de uma rentabilidade mais agressiva. Você pode escolher boas empresas, com bons fundamentos, e ver a sua carteira de investimentos saltar e colher os frutos daquele aporte. Por outro lado, sem conhecer as companhias e entender o seu perfil de risco, o resultado pode ser outro, fazendo com que você fique no vermelho.

Parte dessa lógica pode ser aplicada no conceito de uma viagem. A minha experiência serve de exemplo, afinal, eu colhi os frutos do meu investimento e economizei muito com isso. No entanto, o resultado poderia ter sido outro e eu poderia ter perdido os meus R$ 3 mil em uma tacada só.

Portanto, é importante que ao decidir encarar uma promoção sem data marcada, o viajante tenha clareza sobre o grande risco que está assumindo ao efetuar aquela compra.

No mercado financeiro há diversas ferramentas e indicadores que nos ajudam a determinar se aquela empresa vale o investimento: capacidade de caixa, saúde financeira, preço da ação / lucro por ação, estrutura societária, histórico, entre outros. No turismo, vale o cuidado de estudar o histórico da empresa ou da agência de viagem, mas a principal orientação é: procure companhias que emitem um localizador ou número do seu e-ticket imediatamente após o pagamento. Só assim você terá certeza de que a sua viagem está confirmada.

A minha recomendação é procurar as agências que trabalham dessa forma ou fazer a compra direto no site de uma companhia aérea. Não existe milagre para viajar mais barato, mas é possível executar algumas técnicas, atreladas ao planejamento financeiro, e fazer a sua viagem caber no bolso.

É provável que o valor final que um pouco mais caro, contudo, se você já contava com datas flexíveis para comprar uma passagem promocional em sites como a 123milhas, significa que metade do caminho já foi dado. Com dois ou três dias de flexibilidade na ida ou na volta do seu destino, já é possível economizar na emissão dos tickets.

Se você já sabe o mês que pretende embarcar, pode começar a cortar custos não essenciais, montar uma reserva mensal para a sua viagem e monitorar os preços para pagar menos. Neste texto, te conto como você pode encontrar boas ofertas sem correr o risco de fazer parte da estatística que não vê o retorno do seu investimento e acaba frustrado por perder dinheiro.