Quem já viajou para Nova York, nos Estados Unidos, sabe que o processo de entrada e saída no aeroporto pode ser desgastante. Já perdi cerca de duas horas somente na fila do Transportation Security Administration (TSA), a agência de segurança governo americano, por exemplo.
Leia também
Nesta semana, a LATAM anuncia uma novidade em primeira mão para a coluna. Os passageiros que embarcarem no terminal 4 de Nova York em voos com destino à Santiago (Chile), Lima (Peru) e Guarulhos (Brasil) poderão utilizar a ‘FilaVirtual’, uma plataforma da empresa de tecnologia CLEAR. O procedimento é gratuito para os clientes da empresa áerea.
Na prática, a ferramenta permite reservar um lugar na fila on-line acordo com a hora prevista para entrar na sala de embarque. A LATAM é a primeira companhia da América do Sul a disponibilizar o serviço – no exterior, a tecnologia já está em operação desde janeiro deste ano.
Publicidade
De acordo com a companhia aérea, o serviço pode reduzir o tempo de espera em até 85%. “Queremos que a jornada do cliente seja cada vez mais rápida, segura e eficiente. É nosso compromisso apoiar para que mais aeroportos também adotem essa mesma funcionalidade em breve”, diz Derick Barboza, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil.
Sobre a fila virtual em Nova York
A plataforma, batizada internacionalmente como ‘Reserve’, já está disponível em 10 aeroportos dos Estados Unidos e Canadá. Na Europa, a fila virtual está liberada em Berlim.
Em outros países, como Argentina, México e Peru, a ferramenta também está disponível, mas em bancos, clínicas e órgãos governamentais.
“A fila virtual devolve aos usuários o tempo que seria desperdiçado em filas e salas de espera, eliminando aglomerações desnecessárias e agilizando processos. É um benefício que em breve o público vai conhecer de perto também no Brasil“, dizLucimar Reis, Diretora de Novos Negócios da CLEAR para a América Latina.
A Clear já tem planos de expansão no radar. Até o fim de setembro, a empresa deve implementar a tecnologia no Aeroporto de Miami.
Publicidade