Descomplica, invista!

Vitor Miziara é sócio da Performa Ideias, empresa de análise de mercado. Atua desde 2008 no mercado financeiro com experiência em gestoras, assessoria, análises e mais. Além de empreendedor, atua como investidor ativo em empresas e no ramo imobiliário, sempre em busca de valorização e renda passiva. Entusiasta do mercado, ele discorre sobre cenários e investimentos, sem evitar assuntos polêmicos e críticas abertas.

Escreve quinzenalmente, às terças-feiras.

Vitor Miziara

Não adianta questionar: o boletim Focus está sempre certo

Não é no mercado financeiro que você vai encontrar bola de cristal

É importante saber como a inflação afeta os investimentos para conseguir proteger o seu patrimônio. (Fonte: Shutterstock)
  • É óbvio que todo mundo sabe que não existe bola de cristal e que ninguém trabalha com adivinhações, mas com projeções
  • Porém, não parece tão óbvio como as pessoas leem o relatório, já que usam projeções antigas para números atuais, como foi o caso dos memes do fim de ano

Um dos memes que mais vi neste início de ano foi o das projeções do relatório Focus para os números da economia em 2021. Entre os “erros” estava a inflação abaixo da meta e juros próximos dos 3%. Os resultados do ano passado, a gente sabe bem, ficaram longe dessas previsões…

O Boletim Focus é um relatório divulgado semanalmente, às segundas, pelo Banco Central. Ele resume as projeções médias dos principais indicadores macroeconômicos por players do mercado como bancos, consultorias e corretoras. Ou seja, ele consolida e publica o que seria um “consenso de mercado”.

É óbvio que todo mundo sabe que não existe bola de cristal e que ninguém trabalha com adivinhações, mas com projeções. Porém, não parece tão óbvio como as pessoas leem o relatório, já que usam projeções antigas para números atuais, como foi o caso dos memes do fim de ano.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

No Brasil onde falamos que “nem o passado é certo”, imagina trabalhar no mercado com projeções engessadas, usando dados da primeira semana do ano para projetar um ano inteiro.

Por que eu digo que o relatório está sempre certo? Porque as projeções são sempre feitas com análises diárias, que vão mudando de acordo com o cenário macro e servem apenas para dar um norte em relação aos principais indicadores.

Não há como prever se uma crise fiscal pode piorar muito por uma fala do presidente ou se o mundo entrará em colapso porque os EUA resolveram acelerar a alta de juros. Por esse motivo o relatório é divulgado semanalmente, atualizando as projeções de acordo com o que é sabido naquele momento.

O relatório traz sempre um comparativo com o relatório da semana anterior e de quatro semanas atrás, facilitando a visualização dos indicadores, mas principalmente para trazer uma maior sensibilidade em relação à mudança do cenário.

Esse relatório é tão importante que até o Banco Central faz uso dele para desenhar a política monetária, já que por meio das projeções é possível ver qual a expectativa do mercado e se a instituição está atuando de forma mais lenta ou mais rápida do que o mercado está esperando.

Toda segunda-feira eu publico o relatório Focus no meu Instagram @vmiziara e trago os comentários sobre as principais mudanças em relação à semana passada e, mais do que o indicador em si, a magnitude da mudança, que é o importante para o investidor.

Resumindo, e para evitar polêmicas, o relatório Focus pode não estar sempre certo, mas também não estará errado, pois “persegue” a mudança do cenário. Se você está procurando nele ou em qualquer lugar uma projeção correta ou uma bola de cristal, não é no mercado financeiro que você vai encontrar.