Publicidade

Colunista

Ninguém nunca perdeu dinheiro no mercado com essa estratégia

Não fazer nada em alguns cenários é a melhor opção possível

(Foto: Envato)
(Foto: Envato)

Ano de 2023 se encaminhando para o fim, cenário com inflação e juros altos no mundo, dívidas nas alturas e mercado imobiliário nos EUA assustando de novo. Falei, falei, mas não falei nada certo? Errado: este é o cenário atual, confuso hoje e mais ainda quando olhamos o cenário até o fim de ano e principalmente o de 2024.

Um indicador que gosto muito de acompanhar é o CNN Medo & Ganância, compilado de 7 indicadores que tenta mostrar, de 0 a 100, se o mercado está com medo ou eufórico demais. Na prática ele mostra que deveríamos comprar no mercado estressado, vender quando os investidores estariam gananciosos.

Fato é que esse indicador não sai do 50 faz semanas, mostrando que o mercado está tão indeciso sobre os próximos meses que ninguém quer se arriscar nem a zerar nem a sair montando novas posições.

Publicidade

Hoje lá na minha comunidade do WhatsApp coloquei a última atualização desse indicador e deixei a pergunta: “o que fazer quando não conseguimos olhar um palmo à frente?”. (Ah, já deixo o convite aqui pra você entrar lá, só clicar AQUI.)

Nesse cenário incerto e com juros altos em que “caixa é rei”, as vezes não fazer nada é uma ótima estratégia. Não estou aqui para vender a estratégia que vai te deixar rico da noite para o dia, mas sim dizer que não fazer nada em alguns cenários é a melhor opção possível.

Está mais do que provado, inclusive com prêmio Nobel na área de “finanças comportamentais”, que muitas vezes o prejuízo que o investidor tem em operações financeiras vem do fato de ele estar inquieto, ansioso com o sentimento de não querer ficar de fora enquanto todos estão fazendo a festa.

Na psicologia isso se chama “Sentimento de Pertencimento”, que é o sentimento de querer fazer parte da sociedade ou de participar de alguma ação em conjunto com outras pessoas. Uma das principais perguntas que recebo de clientes, amigos, familiares e praticamente todos com quem converso sobre o mercado é “Agora compro o quê?”.

Publicidade

Muitas vezes a pessoa não está pensando no longo prazo, nem se é o momento de entrar ou não. Está apenas preocupada em colocar o dinheiro em algum lugar.

Parte dessa inquietação se dá pela expectativa de que os juros vão começar a cair no mundo inteiro e isso pode trazer uma melhora econômica e também um fluxo positivo para o mercado de ações, o que pode ou não ser concretizado.

Segundo pesquisa da CME (Chicago Mercantile Exchange), há 60% de chance de haver uma recessão nos EUA em 2024. A dúvida é apenas qual seria o tamanho dela.

Poucos param e aproveitam os dois principais ganhos que os juros altos no dá: retorno e tempo remunerado (caixa rendendo). Para que correr riscos desnecessários quando parados estamos rendendo ainda mais de 1% ao mês aqui, enquanto lá fora estão aproveitando juros não vistos em muitos anos?

Publicidade

Ansioso é sinônimo de aflito, agoniado, angustiado, estressado, nervoso, irrequieto, e por aí vai. Você se identificou com algum desses sintomas quando você estava com dinheiro parado em conta para investir?

Ganhando mais de 12% a.a. com dinheiro em caixa torna o custo de oportunidade em investir em outras coisas altíssimo. Deixaríamos de ganhar o certo para tentar ganhar mais no incerto.

Segure a ansiedade, durma tranquilo vendo o dinheiro render parado e quando tiver certeza ou o mercado der sinais claros, aí sim vale sair da calmaria e procurar uma agitação que traga retorno.

Eu? Por enquanto prefiro esperar sentado e aproveitar o tempo remunerado que o mercado me deu para pensar e esperar o cenário ficar mais claro.

Publicidade

Se subir e eu estiver fora, paciência…perder eu sei que não vou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?